UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Tópicos Especiais em Atividade Física e Saúde - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Luiz Alberto Correa Fraga


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tópicos Especiais em Atividade Física e Saúde

0-18063

4

80


EMENTA

Prevenção, gerenciamento, reabilitação e programas de exercícios físicos. Avaliação e prescrição de exercícios.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a epidemiologia e fisiopatologias das DCNTs, fatores de risco e dominar procedimentos teórico-práticos metodológicos relacionados à prevenção, gerenciamento e reabilitação destas disfunções na terceira idade e em grupos especiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer a epidemiologia das DCNTs em grupos especiais com ênfase na terceira idade. 2. Saber desenvolver ações de cunho teórico-prático para a prevenção, gerenciamento e reabilitação dos processos degenerativos da terceira idade. 3. Saber prescrever exercícios para indivíduos pertencentes a grupos especiais e terceira idade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conhecimento da epidemiologia das DCNTs em grupos especiais;

15

2

Conhecimento da fisiopatologia das DCNTs em grupos especiais

25

3

Prescrição de exercícios para grupos especiais

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio de conceitos e princípios básicos da área.

HABILIDADES

Proficiência verbal, produção de textos, capacidade de análise e síntese.

ATITUDES

Dinamismo, assiduidade, pró-atividade, participação efetiva.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1

2

25/08/2025

x

01/09/2025

Avaliação 2

2

2

22/09/2025

x

29/09/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HERMÓGENES. Saúde na terceira idade. 14.ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Gráfica Nova Era Ltda, 2006. 410 p. ISBN 8577011496

2

ANDRIGUETTI, Mariana Scopel; BOEIRA, Priscila Godinho; SCHWEITZER, Pamela Branco. Flexibilidade na terceira infância. Lages: Ed. do Autor, 2006. 60 p.

3

BROWN, Lee E.; WEIR, Joseph P. Recomendação de procedimentos da Sociedade Americana de Fisiologia do Exercício (ASEP) I: avaliação precisa da força e p. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.95-100.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROBERGS, Robert A.; ROBERTS, Scott A. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte Editora Ltda

2

ROBERGS, Robert A.; ROBERTS, Scott A. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte Editora Ltda

3

COELHO, Ednilson; SOARES, Terezinha Maria. A importância do exercício físico -musculação- para a melhoria da qualidade de vida do idoso. Lages, 2008. 46 p.

4

PEREIRA, Alexsander; FRAGA, Luis Alberto. Exercícios físicos na recuperação de cardiopatas. Lages, 2009. 47 p.

5

JR., Antonio Herbert Lancha; LANCHA, Luciana Oquendo Pereira. Avaliação e prescrição de exercícios físicos: normas e diretrizes. 1. ed. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online (320 p.). ISBN 9788520451656.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática