|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Educação Física |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
|
PROFESSOR |
Angela Juvinete Ribeiro Rossi |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Ginástica Rítmica |
0-18057 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Fundamentos e classificações. Ritmo e estrutura. Composições coreográficas. Aparelhos oficiais e alternativos. Regras e Código de pontuação. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Possibilitar ao acadêmico o conhecimento dos fundamentos teóricos e práticos da Ginástica Rítmica. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1- Desenvolver o aprendizado dos fundamentos psicomotores, técnicos e específicos necessários à prática da GR; 2- Apresentar os elementos básicos do desenvolvimento sócio-histórico da GR; 3- Instrumentalizar o acadêmico sobre a Iniciação da modalidade 4- Dissertar sobre a inserção histórica da modalidade no contexto social(artigos) |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
|
4 |
|
2 |
História da Ginástica Rítmica, Conceitos, Objetivos, Fundamentos. |
4 |
|
3 |
Equipamentos ou aparelhos; Reconhecimento de material. |
4 |
|
4 |
Criação dos movimentos; Percepção do grau de dificuldades e complexidade da execução dos Saltos; Rolamentos; Giros; Lançamentos; Musicalidade e expressão corporal. |
8 |
|
5 |
Diálogo com os equipamentos; Improvisação na Ginástica com a música. |
8 |
|
6 |
Modalidades da Ginástica Rítmica: Conjunto e individual; Composição e apresentação coreográfica final (aula). |
8 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas; Trabalhos teóricos e práticos em grupo durante as aulas; Aulas de laboratório: pesquisa de campo, bibliográfica, observação sistemática e participante das aulas e apresentações de dança fora do espaço formal das aulas; leitura, interpretação e análise crítica de trabalhos desenvolvidos na área, filmes. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio Conceitual. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo crítica. Reflexão crítica diante das realidades investigada. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Assiduidade, pontualidade, responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção do conhecimento. Participação efetiva. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Processual e contínua, durante aulas e seminários. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Integrativa |
|
|
|
2 |
13/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 1 -Pesquisa e Estudo Referências Bibliográficas |
1, 2, 3 e 4 |
|
|
|
3 |
13/08/2025 |
x |
21/08/2025 |
||||
|
Avaliação 2- Corda, Arco, Bola, Maças e Fitas |
5 |
|
|
|
3 |
11/09/2025 |
x |
18/09/2025 |
||||
|
Avaliação 3 – Seminário e Apresentação Artística Evento Projeto. |
6 |
|
|
|
2 |
23/10/2025 |
x |
30/10/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
VIEIRA, Ester de Azevedo. Ginástica - rítmica desportiva. 4.ed. São Paulo: Editora IBRASA, 1999. 123 p. 22297 |
|||||||||||
|
2 |
MANARANCHE, André. Existe uma ética social cristã@p0. São Paulo: Loyola editora, 1973. 232 p 17798 |
|||||||||||
|
3 |
UNIPLAC. ; OLIVEIRA, Cristiane de; OLIVEIRA, Daniela Maria Pietro; COSER, Nádia Aparecida Lima; PEREIRA, Rita de Cássia Rosa; ALVES, Sebastiana Prestes. O lúdico nas disciplinas pedagógicas e a interação da família na instituição familiar. Lages: Ed. do Autor, 2000. 48 p. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
MARTINS, Sissi. Ginástica - rítmica desportiva: aprendendo passo a passo. Rio de Janeiro: Shape, 2000. 225 p. |
|||||||||||
|
2 |
MARTINS, Sissi. Ginástica - rítmica desportiva: aprendendo passo a passo. Rio de Janeiro: Shape, 2000. 225 p. 22310 ISBN 858525320-7 |
|||||||||||
|
3 |
PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana de. Possibilidades da ginástica rítmica. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2010. 440p. ISBN 97885552475 |
|||||||||||
|
4 |
LAFFRANCHI, Bárbara. Treinamento desportivo aplicado à ginástica rítmica. Londrina: Universidade Norte do Paraná, 2001. 157 p. 22765 ISBN 8587686046 |
|||||||||||
|
5 |
SAUR, Erica. Ginástica rítmica escolar. São Paulo: Editora Tecnoprint S/a, 19--. 196 p. |
|||||||||||
|
6 |
LAFFRANCHI, Bárbara. Treinamento desportivo aplicado à ginástica rítmica. Londrina: Universidade Norte do Paraná, 2001. 157 p. 22765 ISBN 8587686046 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |