PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Licenciatura Par062/22 |
PROFESSOR |
Mara Shirley Rossi, Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação Física no Ensino Médio e no EJA |
0-20364 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no Ensino Médio e no Ensino para Jovens e Adultos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de Educação Física trabalhar as especificidades e conteúdos da Educação Física no Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) inter-relacionado com os outros componentes curriculares do curso, tendo como princípio o movimento humano - o corpo na sua totalidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer os conceitos, a história e a evolução da Educação Física Escolar; e da EJA - Conhecer e interpretar os documentos regulatórios da Educação Física Escolar; e na EJA-(Educação de Jovens e Adultos) Conhecer, interpretar e aplicar os diferentes conceitos e conteúdos da Educação Física Escolar (Ensino Médio e EJA); - Compreender e aplicar as tendências da Educação Física no Espaço Escolar; - Compreender e vivenciar diferentes processos de inclusão nos/dos conteúdos da Educação Física Escolar; - Vivenciar processos de interação (práticas interacionistas) com as escolas e demais espaços de atuação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- UNIDADE I - Apresentação da Disciplina |
12 |
2 |
UNIDADE II - Propostas curriculares para a Educação Física no Ensino Médio e na EJA ( Educação de Jovens e Adultos nos âmbitos nacional, estadual e municipal. |
12 |
3 |
UNIDADE III - Conteúdos e propostas de vivências nos espaços da Educação Física no Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) Diretrizes. |
12 |
4 |
UNIDADE IV - Práticas extensionistas integradoras |
80 |
|
TOTAL DE HORAS |
116 h |
|
Estratégias:Estratégias: - Aula Expositiva Dialogada; - Estudo Dirigido; - Atividades Práticas; - Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio dos conhecimentos apropriados da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência dos conteúdos trabalhados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento das atividades; Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos; Utilização das normas da ABNT, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no desenvolvimento da disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Trabalho e pesquisa |
I e II |
|
|
|
2 |
12/08/2025 |
|
|
||||
Práticas de extensão |
II, III,IV |
|
|
|
4 |
18/11/2025 |
|
|
||||
Prova |
I, II, III e IV. |
|
|
|
2 |
25/11/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
Integrativa |
I, II, III e IV |
|
|
|
2 |
27/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PASINATTO, Idalisa da Silva; ALVES, Jeferson Minuzzo; ALVES, Quelen Fogaça; CAMARGO, Arleide Wolff. desafios e possibilidades da educação física escolar numa visão interdisciplinar no ensino médio no turno. Lages: Ed. do Autor, 2007. 64 p. |
|||||||||||
2 |
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens, adultos e idosos na diversidade: processos de intervenção na realidade escolar e social. Florianópolis: Apoio, 2014. 377p. ISBN 978856609200 |
|||||||||||
3 |
ANA PAULA MAURILIA DOS SANTOS.; BEATRIZ PAULO BIEDRZYCKI; FLÁVIA MARTINELLI FERREIRA. Educação física na educação de jovens e adultos. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2021. PDF. ISBN 9786556901404. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556901404. |
|||||||||||
4 |
JULIANO DANIEL BOSCATTO.; IVAN CARLOS BAGNARA. Educação física no ensino médio integrado. 1. Ijuí: Unijuí, 2022. PDF. ISBN 9788541903240. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788541903240. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
UNIPLAC. ; DUARTE, Arthur Leonardo; PEREIRA, Dyane Paes Pereira; LOURENCI, Giane Elís de; LOURENZI, Mariangela de; ROSSI, Mara Shirley. Possibilidades de transformação didático-pedagógica do esporte nas aulas de educação física do ensino médio. Lages: Ed. do Autor, 2006. 98 p. |
|||||||||||
2 |
MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; MARTINS, ida Carneiro. Aulas de educação física no ensino médio. São Paulo: Papirus editora, 2012. 144p. ISBN 9788530809201 |
|||||||||||
3 |
ERIK MENGER SILVEIRA.; FERNANDO GUILHERME PRIESS; BRUNA PAZ. Educação física no ensino médio. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2021. PDF. ISBN 9786556901237. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556901237. |
|||||||||||
4 |
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos: e educação na diversidade. Florianópolis: Núcleo de Publicações do Ced, 2011. 329p. ISBN 9788587103642` |
|||||||||||
5 |
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 6.ed. São Paulo: Cortez Editora, Instituto Paulo Freire, 2003. 136 p. (Guia da Escola Cidadã) ISBN 8524906022 |
|||||||||||
obs:Serão utilizados documentos regulatórios e propostas curriculares.. - Serão utilizadas como fontes de pesquisas digitais: Portal de Periódicos da CAPES; Scielo; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |