UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Educação Física no Ensino Médio e no EJA - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Licenciatura Par062/22

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi, Oliveira Machado Fernandes Junior


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação Física no Ensino Médio e no EJA

0-20364

4

80


EMENTA

Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no

Ensino Médio e no Ensino para Jovens e Adultos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas

de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos de Educação Física trabalhar as especificidades e conteúdos da Educação Física no Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) inter-relacionado com os outros componentes curriculares do curso, tendo como princípio o movimento humano - o corpo na sua totalidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os conceitos, a história e a evolução da Educação Física Escolar; e da EJA - Conhecer e interpretar os documentos regulatórios da Educação Física Escolar; e na EJA-(Educação de Jovens e Adultos) Conhecer, interpretar e aplicar os diferentes conceitos e conteúdos da Educação Física Escolar (Ensino Médio e EJA); - Compreender e aplicar as tendências da Educação Física no Espaço Escolar; - Compreender e vivenciar diferentes processos de inclusão nos/dos conteúdos da Educação Física Escolar; - Vivenciar processos de interação (práticas interacionistas) com as escolas e demais espaços de atuação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- UNIDADE I - Apresentação da Disciplina
Concepções e tendências Educação Física Escolar no Ensino Médio e na EJA( Educação de Jovens e Adultos.

12

2

UNIDADE II - Propostas curriculares para a Educação Física no Ensino Médio e na EJA ( Educação de Jovens e Adultos nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

12

3

UNIDADE III - Conteúdos e propostas de vivências nos espaços da Educação Física no Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) Diretrizes.

12

4

UNIDADE IV - Práticas extensionistas integradoras
Organizar e aplicar projetos de extensão em conjunto com as escolas e Unidades de ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

80

 

TOTAL DE HORAS

116 h


Estratégias:Estratégias: - Aula Expositiva Dialogada; - Estudo Dirigido; - Atividades Práticas; - Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio dos conhecimentos apropriados da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência dos conteúdos trabalhados.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento das atividades; Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos; Utilização das normas da ABNT, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no desenvolvimento da disciplina.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Trabalho e pesquisa

I e II

2

12/08/2025

Práticas de extensão

II, III,IV

4

18/11/2025

Prova

I, II, III e IV.

2

25/11/2025

x

02/12/2025

Integrativa

I, II, III e IV

2

27/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PASINATTO, Idalisa da Silva; ALVES, Jeferson Minuzzo; ALVES, Quelen Fogaça; CAMARGO, Arleide Wolff. desafios e possibilidades da educação física escolar numa visão interdisciplinar no ensino médio no turno. Lages: Ed. do Autor, 2007. 64 p.

2

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens, adultos e idosos na diversidade: processos de intervenção na realidade escolar e social. Florianópolis: Apoio, 2014. 377p. ISBN 978856609200

3

ANA PAULA MAURILIA DOS SANTOS.; BEATRIZ PAULO BIEDRZYCKI; FLÁVIA MARTINELLI FERREIRA. Educação física na educação de jovens e adultos. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2021. PDF. ISBN 9786556901404. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556901404.

4

JULIANO DANIEL BOSCATTO.; IVAN CARLOS BAGNARA. Educação física no ensino médio integrado. 1. Ijuí: Unijuí, 2022. PDF. ISBN 9788541903240. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788541903240.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

UNIPLAC. ; DUARTE, Arthur Leonardo; PEREIRA, Dyane Paes Pereira; LOURENCI, Giane Elís de; LOURENZI, Mariangela de; ROSSI, Mara Shirley. Possibilidades de transformação didático-pedagógica do esporte nas aulas de educação física do ensino médio. Lages: Ed. do Autor, 2006. 98 p.

2

MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; MARTINS, ida Carneiro. Aulas de educação física no ensino médio. São Paulo: Papirus editora, 2012. 144p. ISBN 9788530809201

3

ERIK MENGER SILVEIRA.; FERNANDO GUILHERME PRIESS; BRUNA PAZ. Educação física no ensino médio. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2021. PDF. ISBN 9786556901237. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556901237.

4

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos: e educação na diversidade. Florianópolis: Núcleo de Publicações do Ced, 2011. 329p. ISBN 9788587103642`

5

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 6.ed. São Paulo: Cortez Editora, Instituto Paulo Freire, 2003. 136 p. (Guia da Escola Cidadã) ISBN 8524906022

obs:Serão utilizados documentos regulatórios e propostas curriculares.. - Serão utilizadas como fontes de pesquisas digitais: Portal de Periódicos da CAPES; Scielo; Google Acadêmico dentre outros.

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