PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharel Par062/22 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Políticas Públicas - Saúde, Desporto, Cultura e Lazer |
0-20344 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Estudo das políticas públicas de saúde, Desporto, cultura e lazer e suas implicações para as práticas corporais na sociedade contemporânea. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender e analisar criticamente as políticas públicas voltadas à saúde, ao desporto, à cultura e ao lazer, relacionando-as com as práticas corporais e os direitos sociais no contexto brasileiro contemporâneo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar os principais marcos legais e históricos das políticas públicas nas áreas abordadas. - Analisar o papel do Estado e das instituições nas políticas intersetoriais. - Relacionar as políticas públicas às práticas corporais, à cidadania e aos direitos sociais. - Desenvolver propostas e reflexões aplicadas à realidade local e nacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina. Políticas públicas: conceitos e fundamentos. |
2 |
2 |
Políticas públicas de Saúde: princípios e articulação com a Educação Física. |
4 |
3 |
Políticas públicas de Desporto: estrutura, legislação e desafios. |
4 |
4 |
Políticas públicas de Cultura e Lazer: direito social e práticas corporais. |
4 |
5 |
Leis de incentivo ao esporte e cultura: Lei Pelé, Lei de Incentivo ao Esporte, Rouanet. |
2 |
6 |
Intersetorialidade e articulação entre Saúde, Desporto, Cultura e Lazer. |
2 |
7 |
Análise crítica de políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal. |
4 |
8 |
Estudo de caso: elaboração e apresentação de propostas intersetoriais. |
6 |
9 |
Projeto integrador: práticas corporais e políticas públicas no território. |
6 |
10 |
Apresentação dos projetos e avaliação final integradora. |
6 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio dos conceitos teóricos e legislações analisadas; Participação em debates e seminários com base em leitura crítica; Elaboração de resumos analíticos e mapas conceituais. |
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HABILIDADES |
Capacidade de analisar criticamente políticas públicas e suas implicações sociais; Aplicação dos conteúdos em propostas de intervenção e estudos de caso; Elaboração e apresentação de projetos intersetoriais que integrem saúde, cultura, esporte e lazer. |
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ATITUDES |
Postura ética, colaborativa e participativa nas aulas e atividades; Comprometimento com prazos e tarefas propostas; Respeito às diferentes opiniões e escuta ativa em debates. |
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OUTRAS |
Participação ativa nos debates e construções coletivas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Apresentação de estudo de caso |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Teórica I |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário de propostas e ideias intersetoriais |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Teórica II |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRUHNS, Heloísa Turini; GUTIERREZ, Luiz Eduardo. O corpo e o lúdico: ciclo de debates lazer e motricidade. Campinas: Editora Autores Associados, 2000. 112 p. ISBN 8574960055 |
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2 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Juventude, cidadania e meio ambiente: subsídios para a elaboração de políticas públicas. Brasília: Min. da Educação, 2006. 201 p. |
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3 |
OLIVEIRA, Teresinha Rodrigues de; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; SANTOS, Marlene Dária de Lima. Diálogos sobre políticas públicas. Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2008. 120 p. ISBN 97858562279003 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
OLIVEIRA, Rogério Cruz de; DAOLIO, Jocimar. Na "periferia" da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola. Pro-Posições: revista quadrimestral da Faculdade de Educação - Unicamp, São Paulo, v.25, n.2 , p. 237-254, maio 2014. |
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2 |
SHIESTL, Carmem Elena; SILVA, Luciane das Graças. Políticas públicas em educação especial. Lages: Ed. do Autor, 2001. 45 p. |
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3 |
CAVALCANTI, Bianor Scelza; RUEDIGER, Marco Aurélio; SOBREIRA, Rogério. Desenvolvimento e construção nacional: políticas públicas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008. 200 p. ISBN 8522505144 |
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4 |
AÇÃO & MOVIMENTO: educação física e desportos. São Paulo: Editora Atlântica,. |
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5 |
TAMAYO, Alvaro. Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004. 255 p. ISBN 853630415-4 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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