UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Políticas Públicas - Saúde, Desporto, Cultura e Lazer - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharel Par062/22

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Políticas Públicas - Saúde, Desporto, Cultura e Lazer

0-20344

2

40


EMENTA

Estudo das políticas públicas de saúde, Desporto, cultura e lazer e suas implicações para as

 

práticas corporais na sociedade contemporânea.


OBJETIVO GERAL

Compreender e analisar criticamente as políticas públicas voltadas à saúde, ao desporto, à cultura e ao lazer, relacionando-as com as práticas corporais e os direitos sociais no contexto brasileiro contemporâneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os principais marcos legais e históricos das políticas públicas nas áreas abordadas. - Analisar o papel do Estado e das instituições nas políticas intersetoriais. - Relacionar as políticas públicas às práticas corporais, à cidadania e aos direitos sociais. - Desenvolver propostas e reflexões aplicadas à realidade local e nacional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina. Políticas públicas: conceitos e fundamentos.

2

2

Políticas públicas de Saúde: princípios e articulação com a Educação Física.

4

3

Políticas públicas de Desporto: estrutura, legislação e desafios.

4

4

Políticas públicas de Cultura e Lazer: direito social e práticas corporais.

4

5

Leis de incentivo ao esporte e cultura: Lei Pelé, Lei de Incentivo ao Esporte, Rouanet.

2

6

Intersetorialidade e articulação entre Saúde, Desporto, Cultura e Lazer.

2

7

Análise crítica de políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal.

4

8

Estudo de caso: elaboração e apresentação de propostas intersetoriais.

6

9

Projeto integrador: práticas corporais e políticas públicas no território.

6

10

Apresentação dos projetos e avaliação final integradora.

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio dos conceitos teóricos e legislações analisadas; Participação em debates e seminários com base em leitura crítica; Elaboração de resumos analíticos e mapas conceituais.

HABILIDADES

Capacidade de analisar criticamente políticas públicas e suas implicações sociais; Aplicação dos conteúdos em propostas de intervenção e estudos de caso; Elaboração e apresentação de projetos intersetoriais que integrem saúde, cultura, esporte e lazer.

ATITUDES

Postura ética, colaborativa e participativa nas aulas e atividades; Comprometimento com prazos e tarefas propostas; Respeito às diferentes opiniões e escuta ativa em debates.

OUTRAS

Participação ativa nos debates e construções coletivas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Apresentação de estudo de caso

x

x

x

2.0

A definir

Prova Teórica I

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Seminário de propostas e ideias intersetoriais

x

x

x

2.0

A definir

Prova Teórica II

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRUHNS, Heloísa Turini; GUTIERREZ, Luiz Eduardo. O corpo e o lúdico: ciclo de debates lazer e motricidade. Campinas: Editora Autores Associados, 2000. 112 p. ISBN 8574960055

2

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Juventude, cidadania e meio ambiente: subsídios para a elaboração de políticas públicas. Brasília: Min. da Educação, 2006. 201 p.

3

OLIVEIRA, Teresinha Rodrigues de; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; SANTOS, Marlene Dária de Lima. Diálogos sobre políticas públicas. Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2008. 120 p. ISBN 97858562279003


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

OLIVEIRA, Rogério Cruz de; DAOLIO, Jocimar. Na "periferia" da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola. Pro-Posições: revista quadrimestral da Faculdade de Educação - Unicamp, São Paulo, v.25, n.2 , p. 237-254, maio 2014.

2

SHIESTL, Carmem Elena; SILVA, Luciane das Graças. Políticas públicas em educação especial. Lages: Ed. do Autor, 2001. 45 p.

3

CAVALCANTI, Bianor Scelza; RUEDIGER, Marco Aurélio; SOBREIRA, Rogério. Desenvolvimento e construção nacional: políticas públicas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008. 200 p. ISBN 8522505144

4

AÇÃO & MOVIMENTO: educação física e desportos. São Paulo: Editora Atlântica,.

5

TAMAYO, Alvaro. Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004. 255 p. ISBN 853630415-4

obs:

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