PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharel Par062/22 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Natação II |
0-20343 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Aprofundamento do ensino/técnica dos nados. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar conhecimentos inerentes a modalidade de natação nos nados peito e borboleta que permitam seu processo de ensino e aprendizado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 - Vivenciar um processo pedagógico que permita o aprendizado dos nados peito e borboleta. 2- Realizar os nados peito e borboleta observando as respectivas técnicas bem como a coordenação geral dos mesmos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - 1 aprofundamento das técnicas dos nados crawl e costas |
04 |
2 |
UNIDADE II - 2 - Nado peito |
18 |
3 |
UNIDADE III - 3 - Nado borboleta |
18 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: - Aula expositiva dialogada; - Trabalho de pesquisa; -Trabalho Integrado e em Grupo; - Trabalho Individual; - Aulas práticas; - Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Prova escrita e prática. |
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HABILIDADES |
- Capacidade de sistematização e análise dos diversos movimentos dos nados; - Domínio das técnicas e da coordenação geral dos nados peito e borboleta. |
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ATITUDES |
- Auxílio aos colegas; - Pontualidade na entrega dos trabalhos; - Participação efetiva nas aulas teórico/práticas. |
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OUTRAS |
- Contribuição a partir de outros referenciais teóricos e/ou experiências. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 - trabalho de pesquisa |
II e III |
x |
x |
x |
2.0 |
16/08/2025 |
|
|
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Avaliação 2 - Prova prática do nado peito |
II |
x |
x |
x |
3.0 |
13/09/2025 |
x |
27/09/2025 |
||||
Avaliação 3 -Prova prática do nado borboleta |
III |
x |
x |
x |
3.0 |
25/10/2025 |
x |
08/11/2025 |
||||
Avaliação 4 - Avaliação Integrativa |
TODAS |
|
|
|
2.0 |
28/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
COSTA, Paula Hentschel Lobo da. Natação e atividades aquáticas: subsídios para o ensino. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 163p. ISBN 9788520429396 |
|||||||||||
2 |
IAN MCLEOD. Anatomia da natação. 1. Barueri: Manole, 2010. PDF. ISBN 9788520447628. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520447628. |
|||||||||||
3 |
SCOTT A. RIEWALD.; DAVE SALO. Condicionamento físico para natação. 1. Barueri: Manole, 2011. PDF. ISBN 9788520443736. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520443736. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AQUATIC EXERCISE ASSOCIATION. Fitness aquático um guia completo para profissionais. 6. São Paulo: Manole, 2014. (Recurso online) |
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2 |
GUZMAN, R. Natação: exercício de técnica para melhoria do nado. São Paulo: Manole, 2008. |
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3 |
KRUG, D. F.; MAGRI, P. E. F. Natação: aprendendo para ensinar. São Paulo: All Print, 2012. |
|||||||||||
4 |
MAGLISCHO, E. Nadando o mais rápido possível. 3.ed. São Paulo: Manole, 2010. Paulo: Manole, 2010. (Recurso online) |
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5 |
MONTGOMERY, J. Nadando com perfeição o guia de condicionamento físico, treinamento e competição para nadadores masters. São Paulo: Manole, 2013. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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