UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Natação II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharel Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Natação II

0-20343

2

40


EMENTA

Aprofundamento do ensino/técnica dos nados.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar conhecimentos inerentes a modalidade de natação nos nados peito e borboleta que permitam seu processo de ensino e aprendizado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Vivenciar um processo pedagógico que permita o aprendizado dos nados peito e borboleta. 2- Realizar os nados peito e borboleta observando as respectivas técnicas bem como a coordenação geral dos mesmos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - 1 aprofundamento das técnicas dos nados crawl e costas
1.1 Trabalho de pernas;
1.2 Trabalho de braços;
1.3. Respiração;
1.4 Coordenação geral;
1.5 Saída, viradas e chegada.

04

2

UNIDADE II - 2 - Nado peito
2.1 Histórico;
2.2 Posição do corpo;
2.3. Trabalho de pernas;
2.4 Trabalho de braços;
2.5 Respiração;
2.6 Coordenação geral;
2.7 Saída, viradas e chegada.

18

3

UNIDADE III - 3 - Nado borboleta
3.1 Histórico;
3.2 Posição do corpo;
3.3. Trabalho de pernas;
3.4 Trabalho de braços;
3.5 Respiração;
3.6 Coordenação geral;
3.7 Saída, viradas e chegada.

18

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias: - Aula expositiva dialogada; - Trabalho de pesquisa; -Trabalho Integrado e em Grupo; - Trabalho Individual; - Aulas práticas; - Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Prova escrita e prática.

HABILIDADES

- Capacidade de sistematização e análise dos diversos movimentos dos nados; - Domínio das técnicas e da coordenação geral dos nados peito e borboleta.

ATITUDES

- Auxílio aos colegas; - Pontualidade na entrega dos trabalhos; - Participação efetiva nas aulas teórico/práticas.

OUTRAS

- Contribuição a partir de outros referenciais teóricos e/ou experiências.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 - trabalho de pesquisa

II e III

x

x

x

2.0

16/08/2025

Avaliação 2 - Prova prática do nado peito

II

x

x

x

3.0

13/09/2025

x

27/09/2025

Avaliação 3 -Prova prática do nado borboleta

III

x

x

x

3.0

25/10/2025

x

08/11/2025

Avaliação 4 - Avaliação Integrativa

TODAS

2.0

28/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COSTA, Paula Hentschel Lobo da. Natação e atividades aquáticas: subsídios para o ensino. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 163p. ISBN 9788520429396

2

IAN MCLEOD. Anatomia da natação. 1. Barueri: Manole, 2010. PDF. ISBN 9788520447628. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520447628.

3

SCOTT A. RIEWALD.; DAVE SALO. Condicionamento físico para natação. 1. Barueri: Manole, 2011. PDF. ISBN 9788520443736. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520443736.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AQUATIC EXERCISE ASSOCIATION. Fitness aquático um guia completo para profissionais. 6. São Paulo: Manole, 2014. (Recurso online)

2

GUZMAN, R. Natação: exercício de técnica para melhoria do nado. São Paulo: Manole, 2008.

3

KRUG, D. F.; MAGRI, P. E. F. Natação: aprendendo para ensinar. São Paulo: All Print, 2012.

4

MAGLISCHO, E. Nadando o mais rápido possível. 3.ed. São Paulo: Manole, 2010. Paulo: Manole, 2010. (Recurso online)

5

MONTGOMERY, J. Nadando com perfeição o guia de condicionamento físico, treinamento e competição para nadadores masters. São Paulo: Manole, 2013.

obs:

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