|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Educação Física |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
|
PROFESSOR |
Andreia Munalli Pereira Borssatto |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Recreação II |
0-20333 |
4º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Elaboração de projetos e organização de eventos recreativos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Aplicar conhecimentos teóricos/práticos sobre recreação nos diferentes campos de atuação do bacharel em Educação Física., incentivando a visão crítica e postura atuante dos acadêmicos ao elaborar e desenvolver projetos na área, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física. 2. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação. 3. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de uma atividade com jogos e brincadeiras que envolva a comunidade acadêmica, coadunando com o processo de formação humana na perspectiva dialética que envolve o fazer o pensar sobre o fazer. 4. Identificar os contextos de intervenção profissional; 5. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação; 6. Adquirir conhecimentos referentes a organização de eventos e projetos recreativos; 7. Demonstrar atitudes positivas em relação ao meio escolhido para a execução do projeto de atividades recreativas. 8. Participar ativamente nas atividades das práticas extensionistas. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação profissional |
14 |
|
2 |
Recreação e lazer e populações especiais |
6 |
|
3 |
Empreendedorismo em Recreação |
10 |
|
4 |
Administração e Organização de Eventos |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
As unidades 3 e 4 estão diretamente relacionadas ao cumprimento das horas das práticas extensionistas. |
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários). |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75% |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa - Avaliação 01 |
1,2,3,4 |
x |
x |
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 02 |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 03 |
3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 04 |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788536513317. |
|||||||||||
|
2 |
RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788536521848. |
|||||||||||
|
3 |
TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online (352 p.). ISBN 9788522122486. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BRUSTOLIN, Gisela Maria; GONTIJO, Lopes Carolina. Técnicas e práticas de lazer. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788536521893. |
|||||||||||
|
2 |
CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone Editora, 2011. ISBN 9788527408723. |
|||||||||||
|
3 |
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2000. 164 p. (Coleção Fazer/lazer) 20383 ISBN 853080351-5 |
|||||||||||
|
4 |
FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2010. 80 p. ISBN 8573322322. |
|||||||||||
|
5 |
WAICHMAN, Pablo; GALLARDO, Jorge Peres. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. 4. ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 158 p. (Coleção Fazer/lazer) ISBN 853080482-1 |
|||||||||||
|
6 |
MATIAS, Marlene. Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos: culturais, sociais e esportivos. 1. ed. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788520449035. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |