UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Ginástica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Luiz Alberto Correa Fraga


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Ginástica

0-20331

4

80


EMENTA

Aspectos técnicos e metodológicos. Capacidades físicas. Sobrecarga. Implementos.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar o domínio de conteúdos e técnicas referentes ao desenvolvimento da ginástica em seus vários contextos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Viabilizar conhecimentos relativos aos diversos aspectos da metodologia do ensino em ginástica 2. Oportunizar o aprendizado de técnicas e princípios da ginástica 3. Conhecer as diversas formas de utilização de aparelhos e implementos com e sem sobrecarga


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Metodologia do ensino em ginástica

18

2

Exercícios com e sem aparelhos e implementos

12

3

Exercícios com sobrecarga

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Metodologias, técnicas e princípios científicos inerentes a esta área do conhecimento

HABILIDADES

Dinamismo, proficiência verbal, domínio de turma

ATITUDES

Interesse, pró-atividade, ética, assiduidade, participação efetiva

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1

2

01/09/2025

x

08/09/2025

Avaliação 2

2

2

13/10/2025

x

13/10/2025

Avaliação 3

3

3

17/11/2025

Avaliação 4

1,2,3

20/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BLOISE, Danielli Mazziotti. Ginástica localizada: 1000 exercícios com acessórios. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2001. 227 p. ISBN 8573320745

2

LOPES, João Altamiro Moraes; SANTOS, Iran Nazareno Steinke. Possibilidade do conteúdo da musculação nas aulas de educação física. Lages: Ed. do Autor, 2003. 57 p.

3

SILVA, Vanessa Salgado; MASCARENHAS, Joana Cardoso; SÁ, Aline Mendonça de; SÁ, Cloud Kennedy Couto de. Efeito de um programa de exercícios baseado no método Pilates sobre a postura de crianças: um estudo piloto. Fisioterapia Brasil, São Paulo, v.16, n.4 , p. 312-317, jul. 2015.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GANONG, William F. Fisiologia médica. 17.ed. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 1998. 578 p. (Um Livro Médico Lange) 10218

2

BROWN, Lee E.; WEIR, Joseph P. Recomendação de procedimentos da Sociedade Americana de Fisiologia do Exercício (ASEP) I: avaliação precisa da força e p. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.95-100.

3

SOUZA, Mariela Leobet Farias de; FERNANDES, Sônia Regina. Educação física a partir da metodologia da problematização: a fisiologia do exercício em questão. Lages, 2009. 51 p.

4

SANTOS, Miguel Angelo Alves dos. Manual de ginástica de academia. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1994. 141 p.

5

BLOISE, Danielli Mazziotti. Ginástica localizada: 1000 exercícios com acessórios. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2001. 227 p. ISBN 8573320745

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática