|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Educação Física |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
|
PROFESSOR |
Luiz Alberto Correa Fraga |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Ginástica |
0-20331 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Aspectos técnicos e metodológicos. Capacidades físicas. Sobrecarga. Implementos. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Oportunizar o domínio de conteúdos e técnicas referentes ao desenvolvimento da ginástica em seus vários contextos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Viabilizar conhecimentos relativos aos diversos aspectos da metodologia do ensino em ginástica 2. Oportunizar o aprendizado de técnicas e princípios da ginástica 3. Conhecer as diversas formas de utilização de aparelhos e implementos com e sem sobrecarga |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Metodologia do ensino em ginástica |
18 |
|
2 |
Exercícios com e sem aparelhos e implementos |
12 |
|
3 |
Exercícios com sobrecarga |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Metodologias, técnicas e princípios científicos inerentes a esta área do conhecimento |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Dinamismo, proficiência verbal, domínio de turma |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, pró-atividade, ética, assiduidade, participação efetiva |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 1 |
1 |
|
|
|
2 |
01/09/2025 |
x |
08/09/2025 |
||||
|
Avaliação 2 |
2 |
|
|
|
2 |
13/10/2025 |
x |
13/10/2025 |
||||
|
Avaliação 3 |
3 |
|
|
|
3 |
17/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 4 |
1,2,3 |
|
|
|
|
20/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BLOISE, Danielli Mazziotti. Ginástica localizada: 1000 exercícios com acessórios. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2001. 227 p. ISBN 8573320745 |
|||||||||||
|
2 |
LOPES, João Altamiro Moraes; SANTOS, Iran Nazareno Steinke. Possibilidade do conteúdo da musculação nas aulas de educação física. Lages: Ed. do Autor, 2003. 57 p. |
|||||||||||
|
3 |
SILVA, Vanessa Salgado; MASCARENHAS, Joana Cardoso; SÁ, Aline Mendonça de; SÁ, Cloud Kennedy Couto de. Efeito de um programa de exercícios baseado no método Pilates sobre a postura de crianças: um estudo piloto. Fisioterapia Brasil, São Paulo, v.16, n.4 , p. 312-317, jul. 2015. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
GANONG, William F. Fisiologia médica. 17.ed. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 1998. 578 p. (Um Livro Médico Lange) 10218 |
|||||||||||
|
2 |
BROWN, Lee E.; WEIR, Joseph P. Recomendação de procedimentos da Sociedade Americana de Fisiologia do Exercício (ASEP) I: avaliação precisa da força e p. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.95-100. |
|||||||||||
|
3 |
SOUZA, Mariela Leobet Farias de; FERNANDES, Sônia Regina. Educação física a partir da metodologia da problematização: a fisiologia do exercício em questão. Lages, 2009. 51 p. |
|||||||||||
|
4 |
SANTOS, Miguel Angelo Alves dos. Manual de ginástica de academia. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1994. 141 p. |
|||||||||||
|
5 |
BLOISE, Danielli Mazziotti. Ginástica localizada: 1000 exercícios com acessórios. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2001. 227 p. ISBN 8573320745 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |