UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Seminário de Trabalho Integrativo I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminário de Trabalho Integrativo I

0-19275

2

40


EMENTA

Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura e apresentação de trabalhos

 

científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as práticas esportivas realizadas na Serra Catarinense em seus diferentes contextos, a fim de aproximar os (as) acadêmicos (as) aos possíveis campos de atuação do profissional de Educação Física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer levantamento de dados acerca das práticas esportivas realizadas na Serra Catarinense; - Ressaltar as práticas esportivas realizadas em escolas da Serra Catarinense; - Destacar as práticas esportivas realizadas em academias, clubes e outros espaços na Serra Catarinense; - Possibilitar conhecimentos teórico/metodológicos inerentes a elaboração de trabalhos científicos; - Utilizar as normas básicas da ABNT nas diversas atividades acadêmicas; - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - 1. Práticas esportivas no contexto da Serra
Catarinense. Estrutura
1.1 Conceitos de esporte;
1.2 Classificação dos esportes;
1.3 Práticas esportivas desenvolvidas nas
escolas/clubes/academias da Região Serrana de Santa Catarina;
1.4 Atribuições/funções desempenhadas por profissionais de
Educação Física nas práticas esportivas.

16

2

UNIDADE II - 2. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional
2.1 - Roteiro de observação;
2.2 - Problematização das observações realizadas.

10

3

UNIDADE III - 3. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos.
3.1 Tipos e estrutura de trabalhos didáticos e científicos;
3.2 Estrutura do relatório descritivo.

10

4

UNIDADE IV – 4 - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

04

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Saída a campo; - Produção de texto.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do relatório descritivo.

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.

OUTRAS

- Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Prova escrita

I

x

x

x

2.0

22/08/2025

Avaliação 02 - Elaboração dos instrumentos de coleta de dados

II

x

x

x

2.0

29/08/2025

x

05/09/2025

Avaliação 03 - Elaboração do relatório descritivo

III

x

x

x

3.0

24/10/2025

x

31/10/2025

Avaliação 04 – Seminário (saída a campo)

III E IV

x

x

x

1.0

14/11/2025

Avaliação 05 – Avaliação Integrativa

TODAS

x

x

x

2.0

21/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6.

2

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 419 p. ISBN 8573079444

3

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamento da Metodologia Cientifica. 7. São Paulo Atlas 2011


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AÇÃO & MOVIMENTO: educação física e desportos. São Paulo: atlântica, 2010

2

MATTAR, J. metodologia científica na era da informática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008

3

SANTOS, T.C. Dos espetáculos de massa às torcidas organizadas: paixão, rito e magia no futebol. São Paulo: Anna Blume , 2004

4

TANI, Go. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. (recurso on line)

5

MATTAR, J. metodologia científica na era da informática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática