|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Educação Física |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
|
PROFESSOR |
Andreia Munalli Pereira Borssatto |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Desenvolvimento Motor |
0-19270 |
2º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Teorias do desenvolvimento motor. Crescimento e maturação. Aprendizagem Motora. Avaliação motora. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar ao futuro profissional de Educação Física a compreensão de fundamentos e conceitos teórico-práticos do desenvolvimento motor e a capacidade de relacionar a evolução humana e suas aptidões pelo ensino das habilidades nas práticas de lazer, ludicidade, desenvolvimento e nas habilidades esportivas. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Conhecer as teorias do desenvolvimento humano, estudos e referências para relacioná-las às práticas dentro da área da Educação Física; 2. Distinguir as especificidades do desenvolvimento desde a concepção até a morte; 3. Conhecer os principais modelos teóricos e termos utilizados no desenvolvimento motor; 4. Assimilar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento motor; 5. Identificar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor; 6. Verificar os estágios de aquisição de habilidades motoras; 7. Caracterizar a evolução humana em seus processos de crescimento, desenvolvimento e maturação; 8. Reconhecer as características do crescimento e desenvolvimento; 9. Diferenciar idade biológica e cronológica e a importância deste conhecimento na iniciação esportiva. 10. Identificar padrões de desenvolvimento e seus possíveis desvios e adequar práticas no intuito de corrigi-los; 11. Perceber os componentes da aptidão física em crianças, adolescentes e idosos; 12. Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor na infância e senescência; 13. Atentar-se para o desenvolvimento motor em crianças neuro atípicas ou com algum diagnóstico de transtorno, síndrome ou espectro. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Introdução ao Desenvolvimento Motor |
2 |
|
2 |
Desenvolvimento Humano |
4 |
|
3 |
Desenvolvimento Motor – Etapa 1 |
20 |
|
4 |
Crescimento, Desenvolvimento e Maturação |
10 |
|
5 |
Desenvolvimento Motor – Etapa 2 |
10 |
|
6 |
Aprendizagem Motora |
10 |
|
7 |
Avaliação Motora |
4 |
|
8 |
Testes Motores |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
As unidades 7 e 8 estão diretamente relacionadas ao cumprimento das horas das práticas extensionistas. |
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Apropriar-se dos conhecimento apresentados a partir da explanação dos temas / conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Apresentar ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentar as atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, portando-se com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores/profissionais. Demonstrar capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professora, condizentes com o espaço universitário e com o dever do acadêmico em sala ou ambiente de aula. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa - Avaliação 01 |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 02 |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 03 |
1, 2, 3, 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 04 |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 05 |
7 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avliação 06 |
8 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GALLAHUE, David L.; OSMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2013. 585 p. |
|||||||||||
|
2 |
TANI, Go. Comportamento motor. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online (350 p.). ISBN 9788527730624. |
|||||||||||
|
3 |
HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 416 p. ISBN 978-85-8271-301-3. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 1 recurso online (579 p.). ISBN 9788536314020. |
|||||||||||
|
2 |
FONSECA, Vítor da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004. 176 p. ISBN 8536303360 |
|||||||||||
|
3 |
GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: Crn Brasil, 2000. 362 p. 22306 |
|||||||||||
|
4 |
PEREIRA, Rachel de Carvalho. Transtorno psicomotor e aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2017. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788554650063. |
|||||||||||
|
5 |
NETO, Francisco R. Manual de avaliação motora para terceira idade. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 1 recurso online (255 p.). ISBN 9788536312101. |
|||||||||||
|
6 |
JÚNIOR, Dante de Rose. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788536319339. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |