UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Desenvolvimento Motor - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenvolvimento Motor

0-19270

4

80


EMENTA

Teorias do desenvolvimento motor. Crescimento e maturação. Aprendizagem Motora. Avaliação

 

motora.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao futuro profissional de Educação Física a compreensão de fundamentos e conceitos teórico-práticos do desenvolvimento motor e a capacidade de relacionar a evolução humana e suas aptidões pelo ensino das habilidades nas práticas de lazer, ludicidade, desenvolvimento e nas habilidades esportivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer as teorias do desenvolvimento humano, estudos e referências para relacioná-las às práticas dentro da área da Educação Física; 2. Distinguir as especificidades do desenvolvimento desde a concepção até a morte; 3. Conhecer os principais modelos teóricos e termos utilizados no desenvolvimento motor; 4. Assimilar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento motor; 5. Identificar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor; 6. Verificar os estágios de aquisição de habilidades motoras; 7. Caracterizar a evolução humana em seus processos de crescimento, desenvolvimento e maturação; 8. Reconhecer as características do crescimento e desenvolvimento; 9. Diferenciar idade biológica e cronológica e a importância deste conhecimento na iniciação esportiva. 10. Identificar padrões de desenvolvimento e seus possíveis desvios e adequar práticas no intuito de corrigi-los; 11. Perceber os componentes da aptidão física em crianças, adolescentes e idosos; 12. Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor na infância e senescência; 13. Atentar-se para o desenvolvimento motor em crianças neuro atípicas ou com algum diagnóstico de transtorno, síndrome ou espectro.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução ao Desenvolvimento Motor
1.1 Termos
1.2 Conceitos

2

2

Desenvolvimento Humano
2.1 Teorias
2.2 Aspectos motores
2.3 Aspectos cognitivos
2.4 Aspectos afetivos
2.5 Aspectos sociais

4

3

Desenvolvimento Motor – Etapa 1
3.1 Período pré-natal
3.2 Primeira Infância
3.3 Segunda Infância
3.4 Adolescência
3.5 Crianças / adolescentes neuro atípicas (os) ou com algum diagnóstico de transtorno, síndrome ou espectro.

20

4

Crescimento, Desenvolvimento e Maturação
4.1 Crescimento
4.2 Desenvolvimento
4.3 Maturação
4.4 Idade Biológica
4.5 Idade Cronológica

10

5

Desenvolvimento Motor – Etapa 2
5.1 Idade Adulta
5.2 Senescência

10

6

Aprendizagem Motora
6.1 Estágios
6.2 Função Motora
6.3 Controle Motor

10

7

Avaliação Motora
7.1 Instrumentos de avaliação
7.2 Avaliações do desenvolvimento motor

4

8

Testes Motores
8.1 Anamnese
8.2 Aplicação de testes / protocolos motores
8.3 Verificação de desempenho
8.4 Parecer

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

As unidades 7 e 8 estão diretamente relacionadas ao cumprimento das horas das práticas extensionistas.


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriar-se dos conhecimento apresentados a partir da explanação dos temas / conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentar ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentar as atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, portando-se com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores/profissionais. Demonstrar capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professora, condizentes com o espaço universitário e com o dever do acadêmico em sala ou ambiente de aula.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa - Avaliação 01

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 02

2

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03

1, 2, 3, 5

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04

4

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 05

7

x

x

x

2.0

A definir

Avliação 06

8

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GALLAHUE, David L.; OSMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2013. 585 p.

2

TANI, Go. Comportamento motor. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online (350 p.). ISBN 9788527730624.

3

HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 416 p. ISBN 978-85-8271-301-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 1 recurso online (579 p.). ISBN 9788536314020.

2

FONSECA, Vítor da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004. 176 p. ISBN 8536303360

3

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: Crn Brasil, 2000. 362 p. 22306

4

PEREIRA, Rachel de Carvalho. Transtorno psicomotor e aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2017. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788554650063.

5

NETO, Francisco R. Manual de avaliação motora para terceira idade. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 1 recurso online (255 p.). ISBN 9788536312101.

6

JÚNIOR, Dante de Rose. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9788536319339.

obs:

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