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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Direito |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par041/22 |
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PROFESSOR |
Alexandre Silva Poroski |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Medicina Legal e Criminologia |
0-19695 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Introdução à medicina legal: contexto acadêmico e social. Documentos médicos legais. Perito. Perícias. Traumatologia. Tanatologia. Sexologia, álcool/drogas; Fundamentos básicos da criminologia. As escolas. As teorias. Crime, criminoso e criminalidade. Políticas criminais. Criminologia crítica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Proporcionar aos acadêmicos os conhecimentos teórico-práticos relevantes da Medicina Legal, para a aplicação e auxílio ao entendimento às ciências jurídicas. Proporcionar uma visão da Criminologia, a mais ampla possível, no que concerne como ciência do ser concentrada no crime, criminoso e na criminalidade, na ótica dos principais expoentes, através dos tempos, das ciências e interdisciplinas afins. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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IDENTIFICAR conceitos usados na Medicina, principalmente na Medicina Legal, para seu posterior uso nas ciências jurídicas; INTERPRETAR todas as perícias médicas indispensáveis principalmente nas ações criminais e cíveis; ESTABELECER situações das vivências práticas, apontando os instrumentos científicos que possibilitem o entendimento crítico das peças médico-legais e a valorização desta disciplina nos diversos ramos das ciências jurídicas. DESPERTAR o senso crítico no sentido de assumir uma posição diante de uma conduta criminosa; ORIENTAR no sentido de que, em cada conduta criminosa, deve-se buscar a identificação do nexo etiológico criminal; DIRECIONAR a atenção para o aspecto criminológico nas informações auferidas através dos meios de comunicação(imprensa escrita e falada); PUGNAR (diante do caso concreto) no exercício e defesa da causa criminal, não apenas valendo-se da dogmática penal, sobretudo dos princípios criminológicos, visando a reconstrução da norma jurídica penal, privilegiando a conduta mais como fenômeno social real do que como ente jurídico; INTERESSAR no sentido de que em literatura de obras não científicas (ficcionais literárias) sejam dentre outros aspectos, enfocados, o fazer criminoso e pesquisada a personalidade do agente. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À MEDICINA LEGAL E SUA APLICAÇÃO NO DIREITO: |
6 |
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2 |
UNIDADE 2 - PERITOS E PERÍCIAS: |
6 |
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3 |
UNIDADE 3 - DOCUMENTOS MÉDICOS-LEGAIS: |
6 |
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4 |
UNIDADE 4 - TRAUMATOLOGIA: |
6 |
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5 |
UNIDADE 5 - TANATOLOGIA: |
6 |
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6 |
UNIDADE 6 - CRIMINOLOGIA X DIREITO PENAL |
4 |
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7 |
UNIDADE 7 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CRIMINOLOGIA: Etapa Pré-científica; Etapa Científica; Escola Clássica; Escola Positiva; Escola Clássica x Escola Positiva; Teorias Situacionais da Criminalidade. |
4 |
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8 |
UNIDADE 7 - MODELOS TEÓRICOS EXPLICATIVOS DO DELITO: |
4 |
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9 |
UNIDADE 9 - SOCIOLOGIA CRIMINAL: Introdução; Teorias do Consenso; Teorias do Conflito |
4 |
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10 |
UNIDADE 10 - MOVIMENTOS DA POLÍTICA CRIMINAL: Considerações iniciais; Abolicionismo; Movimentos de Lei e Ordem; Garantismo; Direito Penal do Inimigo. |
6 |
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11 |
UNIDADE 11 - PREVENÇÃO DELITIVA: Conceito; Fatores da Criminalidade; Formas de Prevenção; Prevenção Geral; Prevenção Especial; |
4 |
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12 |
UNIDADE 12 - SISTEMA PENAL E REPRODUÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: Escolar; Penal. |
4 |
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13 |
UNIDADE 13 - TEMAS ATUAIS: Criminologia Cultural; Criminologia Feminista; Criminologia Verde; Criminologia Queer. |
4 |
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14 |
UNIDADE 14 - OUTROS ESTUDOS: Criminalística - noções. Vitimologia - noções. |
8 |
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15 |
AVALIAÇÕES/RECUPERAÇÕES |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX, ARM, EX, ARS-PD - Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aplicação de 2 (duas) avaliações, em datas a serem previamente designadas e comunicadas via os líderes da sala e também via Classroom, sendo que as duas serão cumulativas, ou seja, versarão sobre toda a matéria apresentada até a data de sua aplicação. A 1ª AVALIAÇÃO Conterá no máximo 20 (vinte) questões, podendo serem OBJETIVAS diretas ou de múltipla escolha, com até cinco alternativas cada, ou seja, opções A, B, C, D e E, e/ou, I, II, II ou IV, e/ou SUBJETIVAS. Peso 4,0 (quatro). A 2ª AVALIAÇÃO Conterá no máximo 20 (vinte) questões, podendo serem OBJETIVAS diretas ou de múltipla escolha, com até cinco alternativas cada, ou seja, opções A, B, C, D e E, e/ou, I, II, II ou IV, e/ou SUBJETIVAS. Peso 4,0 (quatro). OBSERVAÇÃO: Cada questão (objetiva e/ou subjetiva) poderá ter peso até 0,4 (zero vírgula quatro). Após cada prova haverá 1 (uma) prova de recuperação, envolvendo o mesmo conteúdo e com o mesmo peso. Porém a forma pode variar, inclusive podendo a prova ser “ORAL”. As provas serão devolvidas na aula posterior a realização das avaliações. Em nenhuma das provas será permitido consulta, ou seja, é expressamente vedada utilização de códigos secos, comentados ou anotados, doutrinas, resumos ou qualquer outro meio de consulta. O TRABALHO Versará sobre quaisquer assuntos constantes neste plano de ensino, a ser previamente definido, onde os acadêmicos individualmente ou reunidos em grupo, desenvolverão o tema e posteriormente realizarão a apresentação perante a turma. Peso 2,0 (dois). OBSERVAÇÃO: NÃO HAVERÁ TRABALHO PARA COMPENSAR OU MELHORAR NOTAS DOS ACADÊMICOS QUE AO FINAL ATINGIREM NOTAS 6,5; 6,6 E 6,7 OU INFERIORES A ESSAS. |
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HABILIDADES |
Deverão ser demonstradas ao responder e analisar as questões das avaliações e, no interesse particular e individual, de corrigir pessoalmente sua prova, verificando o que errou e buscando dirimir suas dúvidas. Também deverão ser demonstradas através do comprometimento, responsabilidade, participação e interesse na pesquisa dos temas em estudo nas aulas e, de jurisprudência correlatas aos temas estudados, que somado ao CRITÉRIO DE ATITUDE, poderão acrescer peso 0,0 (zero) ao máximo 0,5 (zero vírgula cinco); a ser somada a média final, sendo essa avaliação subjetiva pelo professor. A critério do professor o trabalho de pesquisa poderá ser apresentado em sala de aula. OBS.: Atitude e Habilidade somadas podem chegar até 0,5 (zero vírgula cinco). Os acadêmicos que realizarem pesquisas dos temas a serem estudados terão até dia 14/11 para requererem por escrito ao professor apresentação de suas pesquisas, desde que comprovem que nos meses de agosto, setembro e outubro, apresentaram ao professor o desenvolvimento das pesquisas que estavam realizando, pois, AS HABILIDADES DEVEM SER DEMONSTRADAS AO LONGO DO SEMESTRE E NÃO APENAS AO FINAL DO SEMESTRE. No ato do requerimento de apresentação o a de acadêmico e anexar a pesquisa feita, dentro das normas da ABNT, a ser depositado na sala do Classrom. Os alunos que não apresentarem suas pesquisas ao professor nos meses de agosto, setembro e outubro, mesmo assim poderão solicitar apresentação até 14/11 as 22:00h, porém, haverá perda de pontos na avaliação de 0,2. |
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ATITUDES |
Comportamento, comprometimento, responsabilidade, assiduidade (+90% de presença), participação e interesse na pesquisa dos temas estudados nas aulas e que somado com o CRITÉRIO DE HABILIDADE poderão acrescer de 0 (zero) ao máximo 0,5 (zero vírgula cinco), a ser somada a média final, sendo essa avaliação subjetiva pelo professor. OBSERVAÇÃO: Atitude e Habilidade somadas podem chegar até 0,5 (zero vírgula cinco). E mais, apenas comportamento e assiduidade não serão considerados para efeito desta pontuação. AS ATITUDES DEVEM SER DEMONSTRADAS AO LONGO DO SEMESTRE E NÃO APENAS AO FINAL DO SEMESTRE |
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OUTRAS |
Nas aulas presenciais, havendo excesso de conversas paralelas entre os acadêmicos, distorcidas ou dissociadas dos temas que estão sendo estudados, bem como entradas e saídas da sala de aula desnecessárias, as quais causam tumultos e dispersão dos colegas, atrapalhando as aulas, demonstrando total falta de comprometimento e atitude do acadêmico, poderão a critério do professor, no ato destes comportamentos serem feitas indagações e perguntas orais sobre os temas já estudados ou que estão sendo estudados no momento, com atribuição de peso + 0,5 (mais zero vírgula cinco) ou – 0,5 (menos zero vírgula cinco), para cada pergunta feita, sendo que a resposta certa ou errada, será somada ou descontada das avaliações referente as provas de conhecimento ou recuperação que tem peso 4,0. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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AVALIAÇÃO I |
6 - 14 |
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4 |
A definir |
x |
A definir |
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AVALIAÇÃO II |
1 - 5 |
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4 |
A definir |
x |
A definir |
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AVALIAÇÃO INTEGRATIVA - LABORATÓRIO OU TRABALHO |
Todas |
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2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DIOGO BASTOS MEDEIROS.; ANEZIO ROSA DE ANDRADE. Criminologia decifrada. 2. Rio de Janeiro: Método, 2023. E-Book. ISBN 9786559646326. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559646326. |
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2 |
PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio; GIMENES, Eron Veríssimo. Criminologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. Livro digital. ISBN 9788553626007. |
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|
3 |
ANDRÉ LUÍS ALVES UCHÔA. Medicina legal decifrada. 3. Rio de Janeiro: Método, 2023. E-Book. ISBN 9786559646340. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559646340. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GUÉRULA MELLO VIERO.; JULIANA K. MICELLI TEIXEIRA; ELIANE DALLA COLETTA. Psicologia e criminologia. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595024649. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595024649. |
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|
2 |
DELTON CROCE JÚNIOR.; DELSTON CROCE. Manual de medicina legal. 8. São Paulo: Saraiva, 2012. PDF. ISBN 9788502149533. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788502149533. |
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|
3 |
CHRISTIANO GONZAGA. Manual de criminologia. 6. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. E-Book. ISBN 9788553625437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788553625437. |
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|
4 |
GUILHERME DE SOUZA NUCCI. Criminologia. 1. Rio de Janeiro: Forense, 2021. E-Book. ISBN 9786559641437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559641437. |
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5 |
GENIVAL VELOSO DE FRANÇA. Fundamentos de medicina legal. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. E-Book. ISBN 9788527733373. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788527733373. |
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6 |
ANDRÉ ESTEFAM. A paixão no banco dos réus. 10. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. E-Book. ISBN 9786555591323. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555591323. |
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obs:MISSÃO DO CURSO DE DIREITO DA UNIPLAC Promover a formação técnico-jurídica generalista, humanística e ética do profissional do Direito para o exercício da Advocacia, da Magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos da sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE DIREITO DA UNIPLAC O Bacharel em Direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanística e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá, inclusive, ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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