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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Direito |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
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PROFESSOR |
Vanessa Goulart Branco, André Felipe Ferreira Campos |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Práticas Extensionistas |
0-19649 |
6º |
3 |
60 |
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EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Desenvolver, em conjunto com o(a) acadêmico(a), o conhecimento a respeito dos temas tratados, despertando o senso crítico sobre os temas da disciplina, bem como a compreensão sobre o processo legislativo e a importância do desenvolvimento de um sistema normativo acessível com qualidade de conteúdo e forma. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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1) Estudar o processo legislativo; 2) Estudar a legística como ciência jurídica para elaboração de leis com propósito e qualidade técnica; 3) Examinar as regras gramaticais e de redação legislativa; 4) Instigar a prática da elaboração de textos normativos, de acordo com os temas abordados; 5) Introduzir os acadêmicos na prática da redação e estruturação de atos normativos diversos. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Apresentação da disciplina, do plano de ensino e cronograma do semestre |
2 |
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2 |
Introdução às práticas legislativas |
4 |
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3 |
Processo Legislativo: matéria, competência e espécie |
8 |
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4 |
Processo legislativo: estrutura das normas, parte preliminar, parte normativa e exposição de motivos |
8 |
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5 |
Redação de textos normativos |
8 |
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6 |
Técnicas de revisão e edição de textos normativos |
8 |
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7 |
Alteração e consolidação da legislação |
4 |
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8 |
Prática de elaboração de textos legislativos |
18 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
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Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas; Estudos individualizados, baseados no conteúdo programático; Estudos de casos práticos, quando oportuno. Ainda, poderão ser aplicados trabalhos individuais e/ou em grupo, tudo com vistas ao estímulo dos acadêmicos à participação, indagações, debates doutrinários e jurisprudenciais. Haverá disponibilização de material complementar. Utilização do Google Classroom, para encaminhamento de material e de exercícios. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado através de exercícios, provas e trabalhos orientados realizados com ou sem aviso prévio, em que o acadêmico, através da pesquisa na legislação, doutrina e jurisprudência, irá aplicá-la às situações propostas. Os trabalhos deverão ser manuscritos, sendo proibida a utilização da inteligência artificial e não poderão conter plágio, ou seja, as fontes, quando necessárias, deverão ser indicadas ao final do exercício. |
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HABILIDADES |
Para a disciplina, será considerada habilidade: capacidade de comunicação interpessoal, verbal e escrita; capacidade de argumentação; capacidade de interpretar textos e dispositivos legais; raciocínio lógico e crítico; iniciativa e espírito empreendedor |
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ATITUDES |
Na disciplina, serão valoradas as seguintes atitudes: respeito pelas opiniões dos colegas; assiduidade, atenção e participação nas discussões. |
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OUTRAS |
Serão aplicadas 4 (quatro) avaliações. As avaliações na disciplina chegarão ao peso do conceito numérico 10,0 (dez pontos), A aprovação do aluno, no semestre, será condicionada à obtenção de conceito numérico mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) proveniente do somatório dos resultados das avaliações do semestre/ano, com frequência mínima comprovada de 75% (setenta e cinco por cento). Caso necessário, será realizada uma prova de recuperação da avaliação escrita, em data a ser definida. O conteúdo para as avaliações será cumulativo. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. O formato de cada avaliação será divulgado antecipadamente, em sala de aula, a critério dos professores. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Exercício |
1-4 |
x |
x |
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2 |
A definir |
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Avaliação 02 – Prova escrita |
1-6 |
x |
x |
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3 |
A definir |
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Avaliação 03 – Prática de elaboração de textos normativos |
7-8 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
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Avaliação 04 – Habilidades e atitudes |
1-8 |
|
x |
x |
1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAMILA MORAIS CAJAIBA GARCEZ MARINS, Ieda Maria Ferreira Pires, Maria Nazaré Lins Barbosa. Legística. 1. São Paulo: Almedina, 2020. E-Book. ISBN 9786556270142. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556270142. |
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2 |
TRUBILHANO, Fabio. Linguagem jurídica e argumentação: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 352p. ISBN 9788522460021 |
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3 |
MARIA HELENA DINIZ. Compêndio de introdução à ciência do direito. 28. São Paulo: Saraiva Jur, 2023. E-Book. ISBN 9786553627369. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786553627369. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ALBUQUERQUE, Marcela Domingos de. Curso de técnica legislativa: teoria e prática. Belo Horizonte: Dialética, 2021. E-book. ISBN 9786559563401 |
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2 |
KELSEN, Hans; DUARTE, José Florentino. Teoria geral das normas. 2.ed.rev. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1986. 509 p. 1683 |
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3 |
MARIA JOSE CONSTANTINO PETRI. Manual de linguagem jurídica. 4. São Paulo: Saraiva Jur, 2023. E-Book. ISBN 9786553627451. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786553627451. |
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4 |
BITTAR, Eduardo C. B. Linguagem jurídica: semiótica, discurso e direito. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ISBN 9788502625679. |
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5 |
LENZA, Pedro. Direito constitucional. 29.ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. 1 recurso online (1867 p. ISBN 9788553628100. |
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obs:Qualquer contato para requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional (andre@uniplaclages.edu.br e vanessagb@uniplaclages.edu.br) ou diretamente com a Secretaria Acadêmica e/ou Coordenação do Curso de Direito. Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença na forma da Resolução nº 619, de 16 de dezembro de 2024. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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