|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Direito |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par768/17 |
|
PROFESSOR |
Eduardo Cavalca Andrade |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Direito Processual Tributário |
0-17991 |
10 |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Processo Administrativo. Processo Judicial. Ações propostas pela Fazenda Pública. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Propiciar ao acadêmico habilidades teórico-práticas da disciplina para boa compreensão do objeto e finalidade da matéria, especificamente das definições, conceitos, institutos e princípios do Direito Processual Tributário, além de introduzir o aluno no estudo do processo tributário administrativo e judicial. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Analisar dogmática e criticamente o conteúdo da disciplina e seus aspectos teóricos, formais e práticos; Introduzir o aluno no estudo e prática do processo tributário, mediante a formalização de conceitos doutrinários e jurisprudenciais; Proporcionar ao aluno o conhecimento da dogmática jurídica relativa à relação jurídico-tributária voltada ao processo tributário, de modo à capacitá-lo a proceder uma análise crítica da matéria e sua aplicação prática; Disponibilizar ao acadêmico condições de interpretar e utilizar o instrumental legislativo pertinente a matéria tributária e processual tributária; Delimitar o alcance da disciplina e sua relação com os outros ramos do Direito; Habilitar profissionais para atuarem no campo do Direito Processual Tributário. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Apresentação do PLANO DE ENSINO. |
2 |
|
2 |
2. PRINCÍPIOS DO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO |
6 |
|
3 |
3. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO |
12 |
|
4 |
PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO |
12 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
32 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio de conteúdo |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de integração na disciplina e de aplicação do conteúdo em estudo. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação, frequência, pontualidade, intervenções durante a aula, interesse, cumprimento de prazos, postura crítica, respeito aos colegas e dedicação aos conteúdos repassados. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
prova |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
prova |
4 e 5 |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
CLEUCIO SANTOS NUNES. Curso completo de direito processual tributário. 6. São Paulo: Saraiva Jur, 2024. E-Book. ISBN 9788553621491. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788553621491. |
|||||||||||
|
2 |
HUGO DE BRITO MACHADO SEGUNDO. Processo tributário. 17. Rio de Janeiro: Atlas, 2025. E-Book. ISBN 9786559776948. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559776948. |
|||||||||||
|
3 |
CARNEIRO, Claudio. Processo tributário: administrativo e judicial. 6.ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2019. 1 recurso online (218 p. ISBN 9788553612390. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
CAVALCANTI, Eduardo Muniz Machado. Processo tributário: Administrativo e Judicial. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2025. Livro digital. ISBN 9788530995454. |
|||||||||||
|
2 |
PAULSEN, Leandro. Curso de direito tributário completo. 16. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. Livro digital. ISBN 9788553625901. |
|||||||||||
|
3 |
LUCIANO AMARO. Direito Tributário Brasileiro. 26. São Paulo: Saraiva Jur, 2025. E-Book. ISBN 9788553625635. |
|||||||||||
|
4 |
REGINA HELENA COSTA. Curso de direito tributário. 13. São Paulo: Saraiva Jur, 2023. E-Book. ISBN 9786553627499. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786553627499. |
|||||||||||
|
5 |
COÊLHO, Sacha Calmon N. Curso de Direito Tributário Brasileiro - 18ª Edição 2022. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022. E-book. p.1. ISBN 9788530993900. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788530993900/. Acesso em: 15 jul. 2025. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |