|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Direito |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
|
PROFESSOR |
Jose Batista da Rosa |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Sociologia Jurídica |
0-19269 |
2º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Contexto histórico da Sociologia Jurídica. Direito e Sociedade. Abordagens durkheimiana, weberiana, marxista e sistêmica. Monismo e pluralismo jurídico. A democratização do Judiciário brasileiro. Quadro sociológico do Direito brasileiro na atualidade. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Compreender o Direito como fato social. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Contextualizar o social como processo dinâmico resultante de ações humanas. Apresentar pedagogicamente as teorias do fenômeno social. Socializar as interpretações da sociedade industrial. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Apresentação da Ementa. Metodologia avaliativa e contrato de trabalho. |
2 |
|
2 |
Tipos de conheimentos. Idealismo e Empirismo as bases do conhecimento. |
2 |
|
3 |
Construção social do sujeito. |
2 |
|
4 |
Paradigmas sociais da Antiguidade à Modernidade. |
2 |
|
5 |
Antecedentes significativos para compreender a Sociologia Científica. |
2 |
|
6 |
Clássicos da Sociologia Científica. |
10 |
|
7 |
Avaliação 1 |
2 |
|
8 |
Introdução à Sociologia Jurídica. |
2 |
|
9 |
Recuperação da Avaliação 1 |
2 |
|
10 |
Direito como Fato Social. |
2 |
|
11 |
Evolução do Estado Moderno. |
6 |
|
12 |
Ideoloiga da Instituições Sociais. |
4 |
|
13 |
Avaliação 2 e Recuperação da Avaliação 2 |
2 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX E.D. T.G. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Capacidade de compreender o conhecimento jurídico como produto das relações sociais. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Analisar o contexto social como desenvolvimento histórico. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Análise e síntese dos processos sociais. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Interação com o tema estudado. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Sociologia Clássica |
6 |
x |
x |
x |
5.0 |
9/25/2025 |
x |
10/9/2025 |
||||
|
Sociologia Jurídica |
8 10 11 12 |
x |
x |
x |
5.0 |
12/4/2025 |
x |
12/4/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
SERGIO CAVALIERI FILHO. Programa de sociologia jurídica. 15. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597022322. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597022322. |
|||||||||||
|
2 |
JOSÉ MANUEL DE SACADURA ROCHA. Sociologia jurídica. 7. Rio de Janeiro: Forense, 2022. E-Book. ISBN 9786559644605. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559644605. |
|||||||||||
|
3 |
PEDRO DEMO. Introdução à sociologia : complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. 1. São Paulo: Atlas, 2002. PDF. ISBN 9788522466047. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522466047. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
REINALDO DIAS. Sociologia do direito: a abordagem do fenômeno jurídico como fato social. 2. São Paulo: Atlas, 2014. PDF. ISBN 9788522485123. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522485123. |
|||||||||||
|
2 |
JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ.; FELIPE GONÇALVES SILVA. Manual de sociologia jurídica. 4. São Paulo: Saraiva Jur, 2023. E-Book. ISBN 9786555599503. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555599503. |
|||||||||||
|
3 |
REINHOLD ZIPPELIUS. Linha de direito comparado. 1. São Paulo: Saraiva Jur, 2016. PDF. ISBN 9788502617995. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788502617995. |
|||||||||||
|
4 |
BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. O direito dos oprimidos: sociologia crítica do direito v.1. (Coleção sociologia crítica do direito). 1. São Paulo: Cortez, 2014. PDF. ISBN 9788524924088. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524924088. |
|||||||||||
|
5 |
DIAS, Reinaldo. Sociologia do direito - 2ª Edição 2014. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. recursos online. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |