|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Direito |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par041/22 |
|
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva, Altamir Guilherme Wagner, Edgar Jose Galilheti |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Práticas Extensionistas |
0-19685 |
4º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Formar bacharéis em direito com habilidades na produção de podcasts como ferramenta de comunicação jurídica, extensão universitária e engajamento social, fomentando a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a criatividade, o senso crítico e a disseminação do conhecimento jurídico de forma acessível e inovadora |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
• Introduzir conceitos sobre Extensão Universitária e Produção de Podcasts • Capacitar os alunos na produção de podcasts, desde a concepção da ideia até a publicação e divulgação; • Incentivar a utilização do podcast como ferramenta de comunicação e divulgação do conhecimento; • Promover a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe; • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação oral e escrita, e edição de áudio; • Estimular a criatividade, a autonomia e o senso crítico dos alunos. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
ORATÓRIA E TEORIA DA COMUNICAÇÃO |
20 |
|
2 |
PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PodCast |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Análise crítica de podcasts jurídicos: Avaliação da qualidade do conteúdo, da estrutura narrativa, da clareza da comunicação e da relevância do tema para a extensão universitária em direito. Técnicas de escrita, edição e avaliação de textos multimodais. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Desenvolvimento do roteiro do podcast: Avaliação da criatividade, da organização das ideias, da coerência interna e da adequação ao público-alvo. Edição e finalização do podcast: Avaliação da qualidade do áudio, da fluidez da edição, da utilização de recursos sonoros e da adequação à linguagem radiofônica. Apresentação do podcast para a turma: Avaliação da clareza da comunicação, da argumentação, da capacidade de responder perguntas e da interação com o público. Desenvolvimento da coesão e da coerência na produção escrita e oral |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação nas atividades em equipe: Avaliação do interesse, da proatividade, da colaboração, do respeito à opinião dos colegas e da capacidade de resolução de conflitos. Responsabilidade e compromisso: Avaliação do cumprimento de prazos, da entrega de trabalhos dentro do prazo e da qualidade do material finalizado. Ética: Avaliação da postura ética na produção e divulgação do podcast, incluindo a utilização de fontes confiáveis, a verificação de informações e o respeito aos direitos autorais. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Engajamento na proposta da disciplina: Avaliação do interesse demonstrado na temática da extensão universitária e na produção de podcasts como ferramenta de comunicação jurídica. Criatividade e inovação na produção do podcast: Avaliação da originalidade da ideia, da utilização de recursos inovadores e da capacidade de apresentar o conteúdo jurídico de forma atraente e acessível. Leitura e fichamento de obras selecionadas, indicadas pelo professor da disciplina. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
AV1 - Texto de Si |
1 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
AV2 - Tema e Justificativa |
1 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
AV3 - Apresentação oral do texto voltado à oratória |
1 e 2 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
AV4 - Projeto com roteiro para gravação |
1 e 2 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
AV5 - Gravação e Edição do Podcast |
1 e 2 |
|
|
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 7.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 224 p. 20851 ISBN 8502028863 |
|||||||||||
|
2 |
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 3.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1986. 206 p. 13273 |
|||||||||||
|
3 |
KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 109 p. (Série Trabalho Eficaz) 22907 ISBN 853520539-X |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
FRAZÃO, César; JÚNIOR, Franco. Sem sufoco. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online (0 p.). ISBN 9786555202823. |
|||||||||||
|
2 |
GONÇALVES NETO, João Francisco. A importância do falar bem: A expressividade do corpo. São Paulo: Lovise, 2000. 132p 20745 ISBN 8585274581 |
|||||||||||
|
3 |
a influência da emoção do falar bem |
|||||||||||
|
4 |
REINALDO POLITO. Oratória para advogados e estudantes de Direito. |
|||||||||||
|
5 |
SILVA, Benjamin. Você na vitrine(a): a responsabilidade pela linguagem para quem lida com o público. Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2002. 79 p. ISBN 857474132-9 |
|||||||||||
|
6 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Ed. Parábola, 2011. 203p. ISBN 9788588456747 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |