PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par766/17 |
PROFESSOR |
Nara Regina de Lima Araujo |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Auditoria Contábil |
0-17689 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Origem e desenvolvimento de auditoria. Conceito e âmbito da auditoria. Auditoria interna e externa e suas funções. Organização dos auditores externos e internos. Normas e procedimentos de auditoria. Controles internos. Papéis de trabalho. Demonstrações contábeis a serem auditadas. Planejamento da auditoria. Programas de auditoria para contas do ativo, do passivo e patrimônio líquido, de receitas, custos e despesas. Auditoria das demonstrações contábeis do período. Relatório e parecer do auditor. |
OBJETIVO GERAL |
Viabilizar a possibilidade dos acadêmicos desenvolverem raciocínio e atividades práticas de Auditoria Contábil, a partir do embasamento teórico-prático e de situação no contexto, estudados nesta disciplina. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
01. Conhecer sobre a auditioria contábil e suas caracteristicas; 02. Utilizar métodos e técnicas de amostragem para exame das operações nas diversas áreas da organização; 03. Aplicar técnicas de auditagem nas diversas áreas gerenciais e contábeis das organizações; 04. Identificar a existência de erros nas áreas examinadas, sugerindo procedimentos para ajuste e correção; 05. Verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis apresentados pelas demonstrações contábeis; 06. Apontar fraquezas de procedimentos de controles mantidos pela organização |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Origem e desenvolvimento de auditoria, Auditoria Contábil, objeto da auditoria, objetivo, aplicabilidade da auditoria, obrigatoriedade da auditoria |
2 |
2 |
Conceito e âmbito da auditoria: distinção com a perícia contábil, gêneros de auditoria, auditoria interna e externa |
2 |
3 |
Principais formas de aplicação dos trabalhos de auditoria externa: auditoria operacional contábil, auditoria de gestão, auditoria de riscos, auditoria integral, auditoria em sistemas eletrônicos, auditoria forense, fraudologia |
2 |
4 |
Processo da Auditoria: programas de auditoria, papeis de trabalho, relatório sobre os trabalhos de auditoria, demonstrações financeiras/contábeis a serem auditadas, Relatório do auditor independente de acordo com normas de auditoria padrão IFAC, Diagrama da logística da auditoria |
2 |
5 |
Perfil do Auditor contábil, Normas e procedimentos de auditoria: normas Brasileiras de Auditoria, normas internacionais de auditoria(ISA |
2 |
6 |
Normas profissionais do auditor independente: revisão pelos pares, competência técnico-profissional, independência, responsabilidade do auditor, honorários, guarda de documentação, sigilo, informação ao CRC, educação continuada, exame de competência profissional |
4 |
7 |
Controle Interno: conceito, abrangência, classificação, avaliação do controle interno, tipos de controles, Papéis de trabalho: forma e conteúdo dos papeis de trabalho |
4 |
8 |
Erros. Origem dos erros, tipos de erros, correção dos erros |
2 |
9 |
Planejamento da auditoria: Conceito, objetivos, conteúdo do planejamento, saldos de abertura, procedimentos contábeis adotados, uniforme dos procedimentos contábeis, planos de auditoria, meios de prova e planejamento da auditoria, programa de auditoria |
4 |
10 |
Programas de auditoria para contas do ativo: Caixa e bancos, contas a receber, de estoques, do imobilizado, de investimentos, do ativo intangível |
2 |
11 |
Programas de auditoria para contas do passivo: fornecedores, contas a pagar, obrigações, passivo circulante e não circulante, do patrimônio líquido |
2 |
12 |
Programa de auditoria para contas de resultado |
2 |
13 |
Conclusão da auditoria : programa de auditoria para eventos subsequentes, Relatórios e Parecer do Auditor |
4 |
14 |
Estudo de casos, questionários e exercícios |
6 |
undefined |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada, ARM – Aula com Recursos Multimídia, EX Exercicios fixação,EC – Estudo de Caso,PAL – Palestra |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
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OUTRAS |
mmmm |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.00 |
A definir |
|
|
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Avaliação 2 |
6,7,8,9,10 |
x |
x |
x |
3.00 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3(trabalho) |
11,12,13,14 |
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
|
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Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contabil: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000. 477 p. ISBN 85-224-2463-2. |
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2 |
PEREIRA, Alexandre Demetrius. Auditoria de demonstrações contábeis: uma abordagem contábil e jurídica. 2. ed. Saraiva: Editora Atlas Ltda, 2018. 440 p. ISBN 9788547233150. |
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3 |
INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTADORES. Princípios contábeis, normas e procedimentos de auditoria. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1988. 563 p. 7446 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AUDITORIA INDEPENDENTE |
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2 |
FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 607 p. ISBN 85-224-2986-3. |
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3 |
SILVA, Alexandre Alcantara da; CERQUEIRA, Anderson Freitas de. Fraudes contábeis: repercussões tributárias, enfoque no ICMS. Curitiba: Juruá, 2018. 211 p. ISBN 978-85-362-7940-4. |
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4 |
GUILHERME SIMÕES CREPALDI.; SILVIO APARECIDO CREPALDI. Auditoria contábil. 12. São Paulo: Atlas, 2023. E-Book. ISBN 9786559775002. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559775002. |
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5 |
MARRA, Ernesto. Auditoria contábil: Normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria, relatórios de auditoria. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2001. 607 p. ISBN 8524429863 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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