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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Ciências Contábeis |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
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PROFESSOR |
Nara Regina de Lima Araujo |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Práticas Extensionistas |
0-20376 |
6º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Atendimento do Público. ITR. MEI. Entidades sem fins lucrativos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Promover a eficiência, transparência e conformidade tributária por meio do fornecimento de suporte técnico e orientação a contribuintes hipossuficientes, visando facilitar o cumprimento das obrigações tributárias e fortalecer a relação entre contribuintes, órgão fiscalizador e comunidade acadêmica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Proporcionar aos acadêmicos promover atividades de educação fiscal, prover conhecimento sobre a função econômica e social dos tributos e sobre os direitos e deveres associados à tributação. Oportunizar vivência prática do conhecimento obtido em sala de aula à aplicação profissional do aprendizado. Prestar assistência contábil à população de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Prestar assistência fiscal e contábil a comunidade através dos conhecimentos obtidos nas disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
APLICAÇÃO DIRECIONADA |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A capacidade de aprendizado, posicionamento e retenção do conteúdo serão objetos de análise para construção da avaliação do aluno. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado pela habilidade de síntese, posicionamento perante a todos além da comunicação verbal e escrita e poder de interpretar e dialogar. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela participação ativa em sala de aula, assiduidade, interesse e comprometimento com as atividades designadas (individuais e grupo). A conduta no relacionamento interpessoal, ética e pontualidade contribuirão positivamente. |
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OUTRAS |
AVALIAÇÃO DE FORMA INDIVIDUAL |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 |
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 1 (prova +Partic.) |
1 |
x |
x |
x |
4.00 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2(prova+Partic.) |
1 |
x |
x |
x |
4.00 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GUILHERME SIMÕES CREPALDI.; SÍLVIO APARECIDO CREPALDI. Contabilidade fiscal e tributária. 2. São Paulo: Saraiva Uni, 2019. PDF. ISBN 9788553131983. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788553131983. |
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2 |
PAULO HENRIQUE PÊGAS. Manual de contabilidade tributária. 10. São Paulo: Atlas, 2022. E-Book. ISBN 9786559772087. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559772087. |
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3 |
LUIZ CLÁUDIO CARDONA PEREIRA.; FABRICIO ALVES QUIRINO. A reforma da tributação das empresas. 1. São Paulo: Almedina, 2021. E-Book. ISBN 9786556273921. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556273921. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MARCELO COLETTO POHLMANN. Contabilidade tributária. 2. São Paulo: Atlas, 2024. E-Book. ISBN 9786559775873. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559775873. |
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2 |
AMORIM, Valdir de Oliveira. Manual prático da contabilidade: fisco-tributária e ajustes contábeis e fiscais por meio de subcontas. 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2018. 360 p. ISBN 9788579873133. |
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3 |
CLAUDIO CARNEIRO. Impostos federais, estaduais e municipais. 7. São Paulo: Saraiva Jur, 2019. PDF. ISBN 9788553612123. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788553612123. |
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4 |
PINTO, João Roberto Domingues. Imposto de renda, contribuições administradas pela Secretaria da Receita Federal e Sistema simples. 15. ed., rev., atual. e ampl. Porto Alegre: Conselho Regional do Rio Grande do Sul, 2007. 742 p. |
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5 |
TAVARES, Alexandre Macedo. Fundamentos de direito tributário. Florianópolis: Momento atual, 2003. 152 p. |
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obs:E PESQUISAS EM SITES E ORGÃO OFICIAIS COMO A RECEITA FEDERAL |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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