|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Ciências Contábeis |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
|
PROFESSOR |
Rudivalter Girotto Vialli |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Contabilidade Avançada I |
0-19610 |
6º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Equivalência patrimonial. Consolidações das demonstrações contábeis. Incorporação. Fusão. Cisão. Liquidação. Partes relacionadas. Reavaliação de bens. Juros sobre o capital próprio. Balanço social. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos necessários, com objetivo de prepará-lo à vida profissional do Contabilista, por meio do conhecimento da legislação e doutrina, inerentes aos conteúdos ministrados, através de exemplos práticos e lançamentos contábeis. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Oportunizar ao aluno conhecimento teórico e prático dos diversos cálculos e lançamentos contábeis relativos a equivalência patrimonial, consolidações das demonstrações financeiras, incorporação, fusão, cisão, liquidação reavaliação de bens, partes relacionadas, abertura de capital, contabilidade social e dos juros do capital próprio, com exercícios práticos, para que possa entender, analisar e mensurar a evolução do patrimônio das sociedades, bem como, o impacto do desempenho social das sociedades no mundo globalizado. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
01. EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL |
80 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Considerando que o perfil do contador, trabalhar-se-á a organização/operacionalização das operações de fusão, cisão, liquidação, incorporação, juros sobre capital próprio/P.L, com a devida contabilização e cálculos, inclusive procedimentos próprios a cada uma das operações. Também aplicação da legislação e doutrinas de Contabilidade Avançada inerentes às operações |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Participação, ética, cortesia nas relações com os colegas e professor, pontualidade e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Espírito de colaboração com o grupo. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
PRIMEIRA AVALIAÇÃO |
1,2,3,4 |
|
|
|
4.0 |
04/09/2025 |
x |
11/09/2025 |
||||
|
SEGUNDA AVALIAÇÃO |
5,6,7,8, |
|
|
|
4.0 |
30/10/2025 |
x |
06/11/2025 |
||||
|
INTEGRATIVA |
TODAS |
|
|
|
2.0 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras. 7.ed. São Paulo: Frase, 1998. 572 p 11705 |
|||||||||||
|
2 |
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Consolidação de demonstrações financeiras: equivalência patrimonial, conversão de demonstrações financeiras em moedas estrangeira. São Paulo: Atlas, 1991. 198 p. ISBN 85-224-0053-53. |
|||||||||||
|
3 |
VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez; NEVES, Silvério das. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 656 p |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
SILVA, Lourival Lopes da. Contabilidade avançada e tributária. 3ª. 2011 |
|||||||||||
|
2 |
MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio; CORDEIRO, Cláudio Marcelo Rodrigues. Contabilidade avançada e internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2019. 188 p. ISBN 9788571440111. |
|||||||||||
|
3 |
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade avançada. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 438 p. ISBN 978-85-02-12520-9. |
|||||||||||
|
4 |
SILVIO SANDE. Contabilidade geral e avançada. 1. Rio de Janeiro: Método, 2020. E-Book. ISBN 9788530982300. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788530982300. |
|||||||||||
|
5 |
SILVIO SANDE. Contabilidade geral e avançada. 1. Rio de Janeiro: Método, 2020. E-Book. ISBN 9788530982300. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788530982300. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |