PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Odila Maria Waldrich |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Saúde Coletiva |
0-19574 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Conceito de saúde. Histórico do processo saúde doença. Educação em saúde. Histórico das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde(SUS). Planejamento e gerência em saúde coletiva. Indicadores de desenvolvimento. Níveis de atenção à saúde. Conceitos e noções básicas de Epidemiologia aplicada: endemias, epidemias, pandemias, doenças infecciosas de interesse da saúde coletiva. Estratégia saúde da família. |
OBJETIVO GERAL |
Adquirir noções sobre o campo da Saúde Coletiva, da Epidemiologia, das Políticas Públicas de Saúde no Brasil e, em especial o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), bem como a inserção do profissional biomédico nestes campos do saber e de atuação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender Sistema de Saúde Brasileiro; • Despertar o senso crítico acerca das ações desenvolvidas no contexto do SUS e das Redes de Atenção em Saúde; • Reconhecer o perfil epidemiológico da população da região serrana; • Ampliar conhecimentos acerca da integralidade da assistência e interdisciplinaridade nas ações em saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceito de saúde. Histórico do processo saúde doença. Educação em Saúde. Histórico das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS). |
10 |
2 |
Planejamento e gerência em saúde coletiva. Trabalho em saúde. Organização e gestão do cuidado em saúde coletiva. Indicadores de desenvolvimento. Níveis de atenção à saúde. Integralidade das ações e integralidade da assistência: desafios para ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Indicadores de desenvolvimento. Educação em Saúde Coletiva. Educação continuada e educação permanente. Violência: um problema de saúde coletiva. Saúde ambiental: uma questão de saúde coletiva. Saúde coletiva e questões emergentes |
20 |
3 |
Conceitos e noções básicas de Epidemiologia aplicada: Endemias, epidemias, pandemias, doenças infecciosas de interesse da saúde coletiva. Segurança do profissional e segurança do paciente. Estratégia saúde da família. Vivências e experiências do profissional Biomédico em saúde coletiva |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada; Debates e rodas de conversa; Leituras e reflexões individuais e em grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliar as aptidões cognitivas nas discussões dos conteúdos apresentados. A avaliação do aproveitamento escolar do estudante será realizada de acordo com o disposto Regimento Geral da Uniplac. Ela compreenderá o conjunto da frequência e o alcance das competências expresso em notas. Esta avaliação deverá ser um processo contínuo e sistemático visando a formação do estudante, para assegurar a apropriação dos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos exigidos para a formação crítica, reflexiva e criativa, conforme estabelecido no Projeto Político Pedagógico do Curso. |
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HABILIDADES |
Capacidade de realizar as diferentes tarefas de forma eficiente. Valorizar as atividades propostas no processo ensino e aprendizagem. |
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ATITUDES |
Atitudes Responsabilidade na realização das diferentes tarefas. Contribuições, pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, ética. |
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OUTRAS |
A avaliação desta disciplina será composta por quatro provas escritas. A participação do acadêmico nestas e outras atividades também será objeto de avaliação, conforme critérios estabelecidos em sala de aula pelo professor, em comum acordo com os acadêmicos. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Itegrativa |
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1.0 |
06/11/2025 |
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Prova escrita |
1 |
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3.0 |
08/09/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PELICIONE, Maria Cecilia Focesi; PHILIPPI, Jr, Arlindo. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2. São Paulo Manole 2013 ISBN 9788520432006 |
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2 |
CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Saúde: paidéia. 2.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2005. 185 p. (Saúde em Debate) ISBN 8527106085 |
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3 |
PAIM, Jairnilson Silva; TEIXEIRA, Carmen Fontes. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço do estado da arte.. Revista de Saúde Pública, São Paulo, p.73-78. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CARVALHO, Herbert. Tabuleiro da vida: o xadrez na história : histórias do xadrez. São Paulo: Editora Senac, 2004. 122 p. ISBN 857359350-4 |
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2 |
HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde & doença. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 408 p. ISBN 85-7307-890-1. |
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3 |
Arruda. marina |
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4 |
BORGES JÚNIOR, Maurício Pereira. Aplicativos móveis: aplicativos para dispositivos móveis, usando C#.net com a ferramenta visual studio.net e com banco de dados MySQL e S. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005. 130 p. ISBN 8573934603 |
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5 |
SECCHI, Kenny; CREPALDI, Maria Aparecida. Funcionamento familiar e esquizofrenia. Florianópolis, 2005. 76 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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