UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Biomedicina - Bioquímica II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Sandra Regina de Mello


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Bioquímica II

0-19575

4

80


EMENTA

Métodos e instrumentos gerais de análises bioquímicas. Noções de coleta e conservação de amostras

biológicas para exames bioquímicos. Biossegurança. Controle de qualidade enzimologia.

Interpretação clínico-laboratorial da função renal, hepática, das dislipidemias, carboidratos, proteínas,

compostos nitrogenados não proteico, marcadores do infarto do miocárdio, metabolismo ósseo,

hidroeletrolítico, equilíbrio ácido-básico. Gasometria. Marcadores tumorais. Práticas extensionistas

integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

O acadêmico deverá adquirir conhecimentos teóricos/práticos para manipular amostras biológicas, realizar e interpretar exames bioquímicos dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança, caracterizando patologias que apresentam alterações metabólicas, bem como resolver problemas relacionados com o diagnóstico laboratorial e acompanhamento de doenças humanas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Capacitar os estudantes a uma visão geral sobre as boas práticas e normas de Biossegurança, bem como a percepção dos riscos iminentes do trabalho em ambiente da saúde, orientando-os para que tenham o conhecimento suficiente para desenvolverem suas atividades de forma segura e com qualidade. 2- Reconhecer o sangue como líquido biológico, cujas dosagens bioquímicas (proteínas, eletrólitos, lipídeos, hormônios) permitem diagnosticar patologias. 3- Reconhecer as diferentes etapas de realização de um exame bioquímico laboratorial e os possíveis erros envolvidos em cada uma destas etapas. 4- Compreender o princípio e/ou fundamento das reações utilizadas em cada uma das dosagens bioquímicas. 5- Reconhecer as bases químicas e metabólicas de cada substância analisada (glicose, proteínas, lipídios, etc), relacionando os valores das concentrações plasmáticas com as condições fisiológicas ou patológicas do indivíduo. 6-Interpretar os resultados obtidos a partir dos exames bioquímicos, com base nos respectivos valores de referência e no conhecimento teórico das condições fisiológicas e/ou patológicas, envolvidas em cada caso.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino/ metodologia / Avaliação.

2

2

Introdução à Bioquímica Clínica
Noções básicas de Biossegurança.
Controle de qualidade em Bioquímica Clínica.
Noções de coleta, conservação e processamento de amostras biológicas para realização de exames bioquímicos.
Princípios básicos dos exames bioquímicos: reações colorimétricas, reações cinéticas e reações enzimáticas.
Espectrofotometria

AVALIAÇÃO 1

18

3

Distúrbio do Metabolismo Glicídico- Diabetes Mellitus
Avaliação Laboratorial do perfil glicídico
Marcadores de Dislipidemias.
Avaliação Laboratorial do perfil lipídico

AVALIAÇÃO 2

20

4

Enzimologia Clínica.
Marcadores Bioquímico do IAM.
Sistema Hepatobiliar-Avaliação Bioquímica
da função hepática: marcadores enzimáticos
Proteínas plasmáticas. Proteínas de infecção aguda

AVALIAÇÃO 3

20

5

Avaliação da Função Renal- Biomarcadores Renais
Distúrbio do Equilíbrio Hidroeletrolítico
Distúrbio Ácido -básico. Gasometria
Marcadores do metabolismo ósseo (cálcio, fósforo e magnésio) Marcadores Tumorais
AVALIAÇÃO 4

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido com leitura e interpretação de textos referente as unidades referente aos conteúdos.


Estratégias:Aula expositiva dialogada, Estudo de Caso,Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Exercício de Fixação, Aula em Laboratório


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do desempenho dos acadêmicos será realizada nas atividades proposta, através de avaliações (objetivas e discursivas), Estudo de Caso (Problem-Based Learning - PBL), Estudos Dirigidos, seminários, TBL (Aprendizagem Baseada em Equipes) verificando-se o domínio e compreensão conceitual. Execução das atividades nas aulas práticas.

HABILIDADES

Acadêmico estabelecer correlação entre a teoria e prática. Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes. Participar das discussões e de análise crítica de publicações científicas, na área da disciplina. Desempenho nas devolutivas das atividades encaminhadas pela professora.

ATITUDES

Assiduidade, pontualidade e responsabilidade. Participação do acadêmico na elaboração nos trabalhos dirigidos, seminários e exercícios; e participação ativa durante as aulas teóricas e práticas.

OUTRAS

Resolução nº 619 , de 16 de dezembro de 2024.Normatiza a Justificativa de Falta, a Avaliação Fora de Prazo e a Concessão de Licença no âmbito do Ensino de Graduação da Uniplac. Art. 1º Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. A data da Avaliação Fora de Prazo /2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário segundo os critérios e normas da Universidade. Atenção para as faltas!! Serão justificadas no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento (Resolução nº 619/2024). Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Fiquem atentos para os critérios de arredondamento das notas pelo sistema. Não será realizado qualquer “ajuste” de nota. Média final para aprovação: 7,0. "Em conformidade com as leis de direitos autorais( Lei nº 9.610/98), fica expressamente proibida filmar, fotografar ou captar a voz sem autorização do professor durante a aula."

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 01: (objetiva/discursiva)

2

x

x

x

2.0

14/08/2025

Avaliação 02: (objetiva/discursiva)

3

x

x

x

2.0

25/09/2025

x

A definir

Avaliação 03: (objetiva/discursiva)

4

x

x

x

2.0

30/10/2025

x

A definir

Avaliação 04: (objetiva/discursiva)

5

x

x

x

2.0

27/11/2025

Avaliação 05: Participação aulas de laboratório /relatório das atividades práticas e habilidades/atitudes

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEVLIN, Thomas M. Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 1007 p.:il ISBN 9788521205920

2

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Med-book, 2009. 382 p. ISBN 9788599977354.

3

WALLACH, Jacques. Interpretação de exames laboratoriais. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 1465p. ISBN 9788527715232


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2008. 1114 p. ISBN 9788527713696

2

LIMA, A. Oliveira et al. Métodos de laboratório aplicados à clínica: técnica e interpretação. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 500p. ISBN 9788527706865.

3

RAVEL, Richard. Laboratório clínico: aplicações clínicas dos dados laboratoriais. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. 615 p. ISBN 8527703971.

4

TOY, Eugene C.; PATLAN JR, John T.; CRUSE, S. Elizabeth; FAUSTINELLA, Fabrizia. Casos clínicos em medicina interna. Artmed,

5

SACKHEIM, George I.; LEHMAN, Dennis D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8. ed. São Paulo: Manole, 2001. 644 p. ISBN 8520411193.

obs:

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