PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Bioética e Legislação |
0-19573 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Fundamentos teóricos de ética e moral. Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação genética, embrionária e fetal. Moralidade no fim da vida: eutanásia, morte, prolongamento da vida. Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. Código de Ética. Legislação Sanitária Federal. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a conscientização e o aprofundamento das questões éticas e bioéticas nos níveis filosófico, científico e político-social, comprometidos com uma ação que leve em conta o pluralismo e a diferença das culturas |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. -Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional nos aspectos da ética. -Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da Biomedicina -Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de Biomedicina. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação plano de Ensino. Fundamentos teóricos de Ética, Moral e Bioética. |
6 |
2 |
Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação/engenharia genética, embrionária e fetal. |
6 |
3 |
Moralidade no fim da vida: eutanásia, o conceito de morte, prolongamento da vida. |
4 |
4 |
Pandemia e vacinação obrigatória, Diagnósticos de morte encefálica e doação de órgãos. |
4 |
5 |
Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. |
6 |
6 |
Lei do exercício profissional. |
6 |
7 |
Código de Ética de Biomedicina. |
4 |
8 |
Habilitações do Biomédico. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. Participação nos debates em sala de aula e apresentação de seminários. |
|||||||||||
HABILIDADES |
-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; -Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade; |
|||||||||||
ATITUDES |
Iniciativa; Cooperação; Assiduidade; Responsabilidade; Interesse; Participação; Criatividade; Respeito com as opiniões contrárias dos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Não é permitido gravações das aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Postura ética e profissional. Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Discussão em sala de aula (participação nas atividades, postura, interesse, assiduidade, respeito com o professor e colegas) |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
2, 3 e 4 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 |
2, 3 e 4 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividades em sala |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PESSINI, L et. Al. Problemas atuais de bioética. São Paulo Centro Universitário São Camilo 2007 ISBN ISBN: 851500321x |
|||||||||||
2 |
PALÁCIOS, Marisa; MARTINS, André; PEGORARO, Olinto A. Ética, ciência e saúde: desafios da bioética. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 183 p. ISBN 8532626297 |
|||||||||||
3 |
CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. Brasília: O Conselho, 2009. 71 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DWORKIN, Ronald; CAMARGO, Jefferson Luiz. Domínio da vida: aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003 |
|||||||||||
2 |
VALLE, Silvio; TELLES, José Luiz. Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2003. |
|||||||||||
3 |
WIDER, Roberto. Reprodução assistida: aspectos do biodireito e da bioética. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007 |
|||||||||||
4 |
3. DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008. |
|||||||||||
5 |
DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008. |
|||||||||||
obs:Ao final do semestre não será feito qualquer ajuste de nota. Média final para aprovação: 7,0. Em caso de dúvida relacionado a matéria ou conteúdo específico da aula entrar em contato com a professora via e-mail ou classroom. Evite faltar, pois isso compromete o desenvolvimento no decorrer do semestre e dificulta o entendimento do conteúdo. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |