UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Biomedicina - Bioética e Legislação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Bruna Andersen Pereira de Jesus


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Bioética e Legislação

0-19573

2

40


EMENTA

Fundamentos teóricos de ética e moral. Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida,

manipulação genética, embrionária e fetal. Moralidade no fim da vida: eutanásia, morte,

prolongamento da vida. Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. Código de

Ética. Legislação Sanitária Federal.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar a conscientização e o aprofundamento das questões éticas e bioéticas nos níveis filosófico, científico e político-social, comprometidos com uma ação que leve em conta o pluralismo e a diferença das culturas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. -Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional nos aspectos da ética. -Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da Biomedicina -Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de Biomedicina.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação plano de Ensino. Fundamentos teóricos de Ética, Moral e Bioética.

6

2

Moralidade no início da vida: aborto, reprodução assistida, manipulação/engenharia genética, embrionária e fetal.
Aborto – Discussão sobre o momento em que a vida começa e os direitos da gestante vs. os do feto.
Reprodução assistida – Fertilização in vitro, barriga de aluguel, seleção genética de embriões.
Manipulação genética – Edição genética (como o CRISPR), clonagem, e questões sobre eugenia.

6

3

Moralidade no fim da vida: eutanásia, o conceito de morte, prolongamento da vida.
Eutanásia e suicídio assistido – Discussões sobre o direito de morrer com dignidade.
Cuidados paliativos – Alívio do sofrimento em pacientes terminais.
Ortotanásia vs. Distanásia – Respeitar o tempo natural da morte vs. prolongar artificialmente a vida.

4

4

Pandemia e vacinação obrigatória, Diagnósticos de morte encefálica e doação de órgãos.
Uso de animais e humanos em pesquisa.

4

5

Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico.

6

6

Lei do exercício profissional.

6

7

Código de Ética de Biomedicina.

4

8

Habilitações do Biomédico.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. Participação nos debates em sala de aula e apresentação de seminários.

HABILIDADES

-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; -Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade;

ATITUDES

Iniciativa; Cooperação; Assiduidade; Responsabilidade; Interesse; Participação; Criatividade; Respeito com as opiniões contrárias dos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Não é permitido gravações das aulas.

OUTRAS

Postura ética e profissional. Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

1.0

A definir

Discussão em sala de aula (participação nas atividades, postura, interesse, assiduidade, respeito com o professor e colegas)

Todas

1.0

A definir

Avaliação 1

2, 3 e 4

3.0

A definir

Avaliação 2

2, 3 e 4

3.0

A definir

Atividades em sala

Todas

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PESSINI, L et. Al. Problemas atuais de bioética. São Paulo Centro Universitário São Camilo 2007 ISBN ISBN: 851500321x

2

PALÁCIOS, Marisa; MARTINS, André; PEGORARO, Olinto A. Ética, ciência e saúde: desafios da bioética. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 183 p. ISBN 8532626297

3

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. Brasília: O Conselho, 2009. 71 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DWORKIN, Ronald; CAMARGO, Jefferson Luiz. Domínio da vida: aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003

2

VALLE, Silvio; TELLES, José Luiz. Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2003.

3

WIDER, Roberto. Reprodução assistida: aspectos do biodireito e da bioética. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007

4

3. DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008.

5

DURANT, Guy. A bioética: natureza, princípios e objetivos. São Paulo: Paulus, 2008.

obs:Ao final do semestre não será feito qualquer ajuste de nota. Média final para aprovação: 7,0. Em caso de dúvida relacionado a matéria ou conteúdo específico da aula entrar em contato com a professora via e-mail ou classroom. Evite faltar, pois isso compromete o desenvolvimento no decorrer do semestre e dificulta o entendimento do conteúdo.

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