UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Biomedicina - Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Dhebora Mozena Dall Igna


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade

0-19251

2

40


EMENTA

Gestão da qualidade pré-analítica, analítica e pós-analítica. Controle de qualidade interno e externo. Tendência analítica e tipos de erros. Precisão e exatidão de resultados. Sensibilidade, especificidade e cut off. Indicadores de desempenho. Legislações aplicadas. Gestão de recursos humanos. Gestão financeira. Gestão de Biossegurança. Construção de mapas de riscos. Gestão de estoques laboratoriais. Gerenciamento de descarte de resíduos laboratoriais. Empreendedorismo aplicado ao laboratório.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as principais normas de Controle e Gestão de Qualidade bem como de Gestão de Biossegurança aplicáveis aos laboratórios de análises clínicas de forma a nortear a prática do biomédico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os fundamentos e os princípios de Controle e Gestão da Qualidade. Conhecer os princípios de Controle de Qualidade, bem como rever os princípios de Gestão em laboratórios. Identificar e interpretar fatores interferentes na qualidade dos resultados de exames laboratoriais. Compreender atitudes proativas que visam manter os princípios de qualidade no dia a dia dos laboratórios. Identificar itens necessários à construção de Procedimentos Operacionais Padrão e Manuais de Boas Práticas. Compreender os princípios de atuação do profissional biomédico frente às gestões de biossegurança, recursos humanos e financeiros e gestão de estoques e descartes de resíduos. Resolução de problemas diante de não-conformidades.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino. Contrato Pedagógico. Princípios de Controle de Qualidade e de Gestão laboratorial.

2

2

Ferramentas da Qualidade I.

2

3

Ferramentas da Qualidade II.

2

4

Noções de Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padrão e Manual de Excelência em Gestão. Atividade avaliativa I. Evento científico (prof).

2

5

Avaliação II (teórica).

2

6

Gestão da fase pré-analítica do Laboratório I.

2

7

Gestão da fase pré-analítica do Laboratório II.

2

8

Gestão da fase analítica do Laboratório.

2

9

Gestão da fase pós-analítica do Laboratório.

2

10

Avaliação III (teórica). Temas Projeto Integrador

2

11

Avaliação Recuperativa I (teórica).

2

12

Avaliação IV (projeto) parte I.

2

13

Avaliação IV (projeto) parte II.

2

14

Erros, sensibilidade, especificidade, cut off.

2

15

XXVIII Mostra Científica.

2

16

Controle de qualidade interno I.

2

17

Controle de qualidade interno II.

2

18

Controle de qualidade externo.

2

19

Avaliação V (teórica).

2

20

Avaliação Recuperativa II (teórica). Encerramento da disciplina.

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Princípios gerais de Gestão da Qualidade, Controle de Qualidade e Gestão da Biossegurança aplicáveis aos laboratórios clínicos e outros espaços de saúde.

HABILIDADES

Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar.

ATITUDES

Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, pró-atividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização.

OUTRAS

Participação na Avaliação Institucional. Consulta das bibliografias sugeridas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

1.0

23/10/2025

Atividade avaliativa I

2,3,4

x

x

x

1.0

07/08/2025

Avaliação II (teórica)

2,3,4

x

x

x

1.5

14/08/2025

Avaliação III (teórica)

6,7,8,9

x

x

x

2.5

18/09/2025

x

25/09/2025

Avaliação IV (Projeto)

Todas

x

x

x

1.5

09/10/2025

Avaliação V (teórica)

14,16,17,18

x

x

x

2.5

27/11/2025

x

04/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HARMENING, Denise M. Administração de laboratórios: princípios e processos. 2. ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009. 487p. ISBN 9788599305393

2

MASTROENI, Marco Fabio. Biossegurança: aplicada a laboratórios e serviços de saúde. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2006. 334 p. ISBN 8573797533.

3

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2011. 314 p. ISBN 9788522433384.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GIL, Antônio de Loureiro. Auditoria operacional e de gestão: qualidade da auditoria, técnicas da auditoria. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 171 p. ISBN 852242650-3.

2

EDSON PACHECO PALADINI. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 5. São Paulo: Atlas, 2024. E-Book. ISBN 9786559776436. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559776436.

3

CRISTIANE FERNANDEZ VELOSO.; JULIANA ALVES GARCIA. Gestão de serviços de saúde e de controle de qualidade. 1. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. E-Book. ISBN 9788527734813. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788527734813.

4

VERA LUCIA DE SOUZA ALVES. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTAS UTILIZADAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DA SAÚDE. 2ª Ed. MARTINARI 2012 ISBN 8589788970

5

SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: InterSaberes, 2012. 180p. ISBN 9788573387181.

obs:? As bibliografias acima são sugestões. Explorem a biblioteca online para mais literaturas. ? As devolutivas/correção das avaliações ocorrerão no mesmo dia da data prevista para aplicação das mesmas. É fundamental a presença do aluno nas devolutivas para discussão das dúvidas e encaminhamentos para as avaliações recuperativas que ocorrerão em 07 dias após as devolutivas. São duas recuperativas. Caso não dê tempo, serão feitas pelo classroom. ? Durante as avaliações teóricas, os celulares ficarão sob a posse da professora, retirados quando as avaliações forem entregues. Em caso de questões com rasura, as mesmas não serão consideradas. ? Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. Avaliações fora do prazo serão realizadas em 10 dias úteis. Dúvidas sobre abonos e/ou justificativas, consultar Resolução nº 619, de 16 de dezembro de 2024. ? Link de sala no classroom exclusivamente via e-mail institucional: h6xtsaik. Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. ? O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e/ou e-mail institucional, canais oficiais de comunicação. Mensagens via Whatsapp serão só respondidas através dos líderes de turma. ? Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! ? É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos!

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