PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Miguel Achylles Nucci |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Biofísica |
0-19250 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução ao estudo da Biofísica. Estruturas orgânicas especializadas. Dispersões. Biofísica da água e colóides. Fenômenos de superfície. Soluções tampão e pH. Transporte ativo e propriedades elétricas. Radiações eletromagnéticas. |
OBJETIVO GERAL |
- Compreender os conceitos e princípios básicos da disciplina - Embasar-se teoricamente para as disciplinas das fases posteriores. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- A disciplina fornecerá ao aluno conhecimento sobre os princípios e conceitos físicos envolvidos em sistemas biológicos, de forma a compreender e explicar o funcionamento de estruturas do corpo humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à Biofísica |
02 |
2 |
Estruturas orgânicas especializadas |
04 |
3 |
Dispersões |
04 |
4 |
Biofísica da água e coloides |
04 |
5 |
Fenômenos de superfície |
04 |
6 |
Soluções tampão e pH |
04 |
7 |
Transporte ativo e propriedades elétricas |
04 |
8 |
Radiações eletromagnéticas |
04 |
9 |
Avaliações e trabalhos |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada; auxílio de projetor multimídia; trabalhos individuais ou em grupos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas teóricas e trabalhos realizados em sala de aula |
|||||||||||
HABILIDADES |
Instigar o aluno para o conteúdo do estudo de Biofísica, através da sua atenção, dedicação, assimilação e interpretação dos conceitos, para que haja um entendimento da importância da disciplina, necessária à sua formação profissional |
|||||||||||
ATITUDES |
Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
|
x |
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
|
x |
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
|
x |
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalhos em sala |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica Básica. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. 391p. ISBN 97888573791225 |
|||||||||||
2 |
OKUNO, Emico; CALDAS, Iberê Luiz; CHOW, Cecil. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986. 490 p. |
|||||||||||
3 |
GARCIA, Eduardo Alfonso Cadavid. Biofísica. São Paulo: Sarvier, 2002. 382 p. ISBN 8573780819 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1973. 1050 ISBN 85-216-0298-7 |
|||||||||||
2 |
TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros: física moderna, mecânica quântica, relatividade e a estrutura da matéria. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 651 p. ISBN 852161214-1 |
|||||||||||
3 |
GUYTON, Arthur C. Fisiologia humana. 6.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1988. 564 p.:il 2419 ISBN 85-201-0230-1 |
|||||||||||
4 |
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. 795 p. ISBN 852770208-8. |
|||||||||||
5 |
PRANDO, Adilson. Fundamentos de radiologia e diagnóstico por imagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 809p. ISBN 9788535224368 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |