|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
|
PROFESSOR |
Gessica Coelho Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Arquitetura Brasileira |
0-19548 |
6º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Panorama descritivo analítico da arquitetura brasileira desde o descobrimento até a metade do século XX. Estudo da produção arquitetônica na formação das cidades e ocupação do território brasileiro. Conhecimento da linguagem arquitetônica, tipologia, programa de necessidades, relações com entorno, tecnologias disponíveis e materiais construtivos. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar ao aluno o conhecimento do processo histórico e da evolução da construção das edificações e cidades brasileiras do século XVI, com o descobrimento do Brasil, até meados do século XX com o advento do modernismo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender a produção arquitetônica que contribuiu para a formação das cidades e ocupação do território brasileiro em confronto com o contexto cultural, econômico e social. Conhecer as fases da arquitetura no Brasil de maneira a identificá-las através da linguagem arquitetônica, tipologia, programa de necessidades, relações com entorno, tecnologias disponíveis e materiais construtivos. Analisar de maneira crítica qual a contribuição que a produção existente da arquitetura brasileira pode dar para a concepção dos edifícios e cidades na contemporaneidade. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Arquitetura Indígena: Sistemas Ancestrais de Habitação |
4 |
|
2 |
Habitações da Diáspora Negra: Resistência e Produção do Espaço |
2 |
|
3 |
Ciclo do Açúcar: Casa Grande e Senzala |
6 |
|
4 |
Formação Urbana brasileira: Freguesias, vilas e cidades |
2 |
|
5 |
Ciclo do Ouro: Arquitetura e Urbanismo do Período Minerador |
8 |
|
6 |
Ciclo do Café: Modernização e Ecletismo |
8 |
|
7 |
Arquitetura Brasileira no Século XX: A Busca pela Identidade Nacional |
10 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Conhecimento das manifestações arquitetônicas e urbanas do Brasil, desde a ocupação até a produção do século XX. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Análise crítica e contextualizada da produção arquitetônica brasileira. Coerência, conteúdo apreendido e embasamento teórico nas argumentações orais. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
HABITAÇÕES DOS POVOS ORIGINÁRIOS |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
||||
|
CADERNO DE CROQUIS DA DISCIPLINA |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
CAÇA AO TESOURO – ELEMENTOS DAS LINGUAGENS ARQUITETONICAS LAGEANAS |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
SEMINÁRIO - ARQUITETURA LUSO-BRASILEIRA |
|
|
|
|
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BICCA, Briane Elisabeth Panitz; BICCA, Paulo Renato Silveira (org.). Arquitetura na formação do Brasil. Brasília: UNESCO, 2008. 368 p. ISBN 9788576520801. |
|||||||||||
|
2 |
SANTOS, Fabiano Teixeira dos. A casa do Planalto catarinense: arquitetura rural e urbana nos campos de Lages, séculos XVIII e XIX. Lages: Super Nova, 2015. 220 p. ISBN 978-85-69501-00-8. |
|||||||||||
|
3 |
DIENER, Kareen Cristina Zanela. Lages em detalhes: arquitetura e arte. Lages: Ed. da Uniplac, 2018. 326p. ISBN 9788589237253. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
WEIMER,G. Arquitetura Popular Brasileira. Porto Alegre: Ed.Universidade/UFRGS,1992. |
|||||||||||
|
2 |
REIS FILHO, Nestor G. Quadro da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1997 |
|||||||||||
|
3 |
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998. |
|||||||||||
|
4 |
LEMOS, C. Moradas do Brasil. DBA, 2008 1. Ed. |
|||||||||||
|
5 |
SANTOS, Paulo. Formação de cidades no Brasil Colonial. UFRJ, 2001. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |