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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
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PROFESSOR |
Francine Malinverni Freitas, Kareenn Cristina Zanela Diener |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Projeto Arquitetônico III (Articuladora) |
0-19533 |
4º |
6 |
120 |
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EMENTA |
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Conforto, eficiência energética e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo. Exercício projetual de média escala em nível de anteprojeto em contexto urbano consolidado com foco na arquitetura sustentável. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o pçerfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Desenvolver um projeto arquitetônico, de media escala em nível de anteprojeto, inserido em um contexto urbano consolidado, que integre os princípios de conforto, eficiência energética e sustentabilidade, visando criar um ambiente construído que minimize o impacto ambiental, otimize o uso de recursos naturais e promova o bem-estar dos usuários, alinhando-se com as melhores práticas de Arquitetura e Urbanismo sustentável. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Implementar juntamente com a disciplina de Conforto Ambiental, soluções de design passivo, integrando estratégias que envolvam a ventilação e a iluminação natural no projeto com a finalidade de reduzir a dependência de sistemas mecânicos de climatização e iluminação, melhorando o conforto dos ocupantes e aumentando a eficiência energética do edifício. Promover a compreensão na forma de utilizar materiais sustentáveis. Desenvolvendo, a partir do programa de projeto, estratégias para a seleção de materiais de construção com baixo impacto ambiental, com o objetivo de minimizar a pegada de carbono do edifício e promover a economia circular. Incentivar a criação de espaços verdes e áreas de convivência com a finalidade de contribuir para a biodiversidade urbana, ao mesmo tempo em que, esses espaços oferecem benefícios ambientais e psicossociais, promovendo um ambiente mais saudável e agradável. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
- Apresentações, Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. Exposição do problema projetual e orientação do enfoque de edifícios sustentáveis. |
24 |
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2 |
- Estudos de caso de projetos nacionais e internacionais. Desenvolvimento dos estudos, orientação e definição do partido geral que tem como foco as premissas de sustentabilidade. |
24 |
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3 |
- Lançamento do estudo conceitual de projeto: definição do tema específico, do conceito de projeto, dos sistemas construtivos e da delimitação da área de intervenção, inter-relacionando-os entre si. |
12 |
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4 |
- Desenvolvimento de análise de lugar e contexto de projeto, bem como de condicionantes, dimensionamentos, zoneamentos e funcionamentos da intervenção pautadas na inserção urbana, legislação, histórico, paisagem, ambiente. |
20 |
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5 |
- Análises e respostas para intervenção no lugar. Orientações e elaboração do painel final e apresentação do projeto. Análise crítica, resultados, conclusão. |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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- |
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Estratégias:-- |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Interpretação do problema projetual. Domínio dos usos, das funções e da distribuição dentro da escala do tema adotado. Equacionamento dos condicionantes de conforto e eficiência energética no projeto. Constituição de repertório técnico-construtivo. Leitura do contexto urbano e estabelecimento de relações com o entorno, a cidade e condicionantes ambientais. Projeto fundamentado na sustentabilidade. Expressão da forma combinando conceito, programa, lugar e técnica de construção, e capacidade de síntese formal. |
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HABILIDADES |
Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas. Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório. Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação. Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho, persistência e busca por resultados. Coerência entre intenções, comprometimento e adequação ao contexto, e as soluções. |
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ATITUDES |
Presença, interesse, envolvimento, pesquisa, trabalho contínuo e processual. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades. |
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OUTRAS |
- |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Conjunto Avaliativo 01 |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Conjunto Avaliativo 02 |
2 a 4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
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Conjunto Avaliativo 03 |
1 a 4 |
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1 |
A definir |
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Avaliação 04 – Painel final de anteprojeto preliminar |
4-5 |
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2.5 |
A definir |
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Avaliação 05 – Painel final anteprojeto |
5-6 |
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3 |
A definir |
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Integrativa |
Todas |
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2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010. 353p. ISBN 9788577807109 |
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2 |
PANESI, André R. Quinteros. Fundamentos de eficiência energética: industrial, comercial e residencial. São Paulo: Ensino Profissional Editora, 2006. 185p. ISBN 8599823035 |
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3 |
ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 488p. ISBN 9788577803613 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MARK DEKAY.; G.Z. BROWN. Sol, vento e luz. 2. Porto Alegre: Bookman, 2004. PDF. ISBN 9788577800902. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788577800902. |
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2 |
CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 399p. ISBN 9788533624221. |
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3 |
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 223p. ISBN 8523006524 |
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4 |
BALLANTYNE, Andrew. As mais importantes edificações da pré-história à atualidade: plantas, cortes e elevações. Porto Alegre: Bookman, 2012. 320p. |
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5 |
HUW HEYWOOD. 101 regras básicas para uma arquitetura de baixo consumo energético. 2. Porto Alegre: Bookman, 2023. E-Book. ISBN 9788582605912. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605912. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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