UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Projeto Arquitetônico III (Articuladora) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Francine Malinverni Freitas, Kareenn Cristina Zanela Diener


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Arquitetônico III (Articuladora)

0-19533

6

120


EMENTA

Conforto, eficiência energética e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo. Exercício projetual

de média escala em nível de anteprojeto em contexto urbano consolidado com foco na arquitetura

sustentável. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o pçerfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver um projeto arquitetônico, de media escala em nível de anteprojeto, inserido em um contexto urbano consolidado, que integre os princípios de conforto, eficiência energética e sustentabilidade, visando criar um ambiente construído que minimize o impacto ambiental, otimize o uso de recursos naturais e promova o bem-estar dos usuários, alinhando-se com as melhores práticas de Arquitetura e Urbanismo sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Implementar juntamente com a disciplina de Conforto Ambiental, soluções de design passivo, integrando estratégias que envolvam a ventilação e a iluminação natural no projeto com a finalidade de reduzir a dependência de sistemas mecânicos de climatização e iluminação, melhorando o conforto dos ocupantes e aumentando a eficiência energética do edifício. Promover a compreensão na forma de utilizar materiais sustentáveis. Desenvolvendo, a partir do programa de projeto, estratégias para a seleção de materiais de construção com baixo impacto ambiental, com o objetivo de minimizar a pegada de carbono do edifício e promover a economia circular. Incentivar a criação de espaços verdes e áreas de convivência com a finalidade de contribuir para a biodiversidade urbana, ao mesmo tempo em que, esses espaços oferecem benefícios ambientais e psicossociais, promovendo um ambiente mais saudável e agradável.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentações, Plano de Ensino, Cronograma e Avaliações. Exposição do problema projetual e orientação do enfoque de edifícios sustentáveis.
- Lançamento de demanda e de análise por meio de leituras de projeto.

24

2

- Estudos de caso de projetos nacionais e internacionais. Desenvolvimento dos estudos, orientação e definição do partido geral que tem como foco as premissas de sustentabilidade.

24

3

- Lançamento do estudo conceitual de projeto: definição do tema específico, do conceito de projeto, dos sistemas construtivos e da delimitação da área de intervenção, inter-relacionando-os entre si.
- Apresentação de programas de necessidades de diagramas, organogramas, fluxogramas, levantamentos. Desenvolvimento dos estudos e definição do partido geral. Articulação individual / grupo.

12

4

- Desenvolvimento de análise de lugar e contexto de projeto, bem como de condicionantes, dimensionamentos, zoneamentos e funcionamentos da intervenção pautadas na inserção urbana, legislação, histórico, paisagem, ambiente.
- Apresentações dos Estudos preliminares de projeto: levantamento de dados, base cartográfica, legislação, registros gráficos e fotográficos, definição de diretrizes dos locais de intervenção. Elaboração de mapas, painéis, desenhos e maquetes do terreno.

20

5

- Análises e respostas para intervenção no lugar. Orientações e elaboração do painel final e apresentação do projeto. Análise crítica, resultados, conclusão.

40

 

TOTAL DE HORAS

120 h

-


Estratégias:--


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Interpretação do problema projetual. Domínio dos usos, das funções e da distribuição dentro da escala do tema adotado. Equacionamento dos condicionantes de conforto e eficiência energética no projeto. Constituição de repertório técnico-construtivo. Leitura do contexto urbano e estabelecimento de relações com o entorno, a cidade e condicionantes ambientais. Projeto fundamentado na sustentabilidade. Expressão da forma combinando conceito, programa, lugar e técnica de construção, e capacidade de síntese formal.

HABILIDADES

Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas. Pesquisa, seleção e definições para constituição de repertório. Comunicação gráfica e oral, vocabulário próprio da disciplina. Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico e sua aplicação. Evolução, desenvolvimento e qualificação do trabalho, persistência e busca por resultados. Coerência entre intenções, comprometimento e adequação ao contexto, e as soluções.

ATITUDES

Presença, interesse, envolvimento, pesquisa, trabalho contínuo e processual. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades.

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Conjunto Avaliativo 01

1

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Conjunto Avaliativo 02

2 a 4

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Conjunto Avaliativo 03

1 a 4

1

A definir

Avaliação 04 – Painel final de anteprojeto preliminar

4-5

2.5

A definir

Avaliação 05 – Painel final anteprojeto

5-6

3

A definir

Integrativa

Todas

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010. 353p. ISBN 9788577807109

2

PANESI, André R. Quinteros. Fundamentos de eficiência energética: industrial, comercial e residencial. São Paulo: Ensino Profissional Editora, 2006. 185p. ISBN 8599823035

3

ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 488p. ISBN 9788577803613


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARK DEKAY.; G.Z. BROWN. Sol, vento e luz. 2. Porto Alegre: Bookman, 2004. PDF. ISBN 9788577800902. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788577800902.

2

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 399p. ISBN 9788533624221.

3

ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 223p. ISBN 8523006524

4

BALLANTYNE, Andrew. As mais importantes edificações da pré-história à atualidade: plantas, cortes e elevações. Porto Alegre: Bookman, 2012. 320p.

5

HUW HEYWOOD. 101 regras básicas para uma arquitetura de baixo consumo energético. 2. Porto Alegre: Bookman, 2023. E-Book. ISBN 9788582605912. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605912.

obs:

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