|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
|
PROFESSOR |
Kareenn Cristina Zanela Diener |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Conforto Ambiental |
0-19535 |
4º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Meio ambiente e o conforto térmico na arquitetura e no urbanismo. Sustentabilidade ambiental e bioclimatismo. Ventilação, iluminação natural e artificial. Movimento aparente do sol e o uso de proteções. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Capacitar o aluno na aplicação prática das estratégias para o alcance do conforto ambiental a partir do entendimento das relações das condicionantes naturais e o ambiente construído |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender conceitos e premissas de conforto, bioclimática, sustentabilidade e do ecodesign. Compreender os tipos de clima, as zonas bioclimáticas brasileiras e suas estratégias e adequações arquitetônicas. Compreender o movimento aparente do sol e os efeitos do sol e do vento nas edificações. Criar e aplicar estratégias para conforto ambiental de forma passiva, visando a eficiência energética da edificação. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
PLANO DE ENSINO, CRONOGRAMA E AVALIAÇÕES |
2 |
|
2 |
CONCEITOS E HISTÓRIA DA SUSTENTABILIDADE E DO ECODESIGN |
4 |
|
3 |
BIOCLIMÁTICA E ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO BRASILEIRO |
10 |
|
5 |
GEOMETRIA SOLAR e ARQUITETURA |
10 |
|
6 |
VENTILAÇÃO NATURAL |
6 |
|
7 |
APLICAÇÃO PRÁTICA DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS |
8 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Relação do clima e ambiente construído, bioclimática e suas estratégias, eficiência energética em edificações |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Avaliação das condicionantes climáticas como premissa de projeto, criação de estratégias para o melhoramento do conforto ambiental, avaliação técnica das escolhas de projeto |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Presença Interesse Iniciativa Participação Envolvimento Comunicação |
|||||||||||
|
OUTRAS |
- |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 - insolação |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 02 - Trabalho arquitetura e sustentabilidade |
2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 03 – zonas bioclimáticas |
3 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 04 – Exercícios de geometria/ventilação/brises |
4 |
|
|
|
4 |
A definir |
|
|
||||
|
Integrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico. 8.ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003. 243p. ISBN 9788585445393 |
|||||||||||
|
2 |
BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 2.ed.rev. São Paulo: Blucher, 2011. 377p. ISBN 9788521205814 |
|||||||||||
|
3 |
ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 488p. ISBN 9788577803613 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
VICTOR HUGO DO NASCIMENTO CRUZ.; DARLENE FIGUEIREDO BORGES COELHO. Edifícios inteligentes. 1. São Paulo: Blucher, 2017. PDF. ISBN 9788580392210. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580392210. |
|||||||||||
|
2 |
OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. 261 p. ISBN 858773909-3 |
|||||||||||
|
3 |
ENNIO CRUZ DA COSTA. Arquitetura ecológica. 1. São Paulo: Blucher, 1982. PDF. ISBN 9788521214205. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521214205. |
|||||||||||
|
4 |
MASCARO, Lucia Elvira Alicia Raffo. Ambiência Urbana - Urban Environment. +4 2004 ISBN 8524105178 |
|||||||||||
|
5 |
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 223p. ISBN 8523006524 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |