PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR | Juliana Aparecida Piccoli Branco |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Inteligência de Dados e Tomada de Decisão | 0-19516 | 6º | 2 | 40 |
EMENTA |
Introdução à ciência de dados. Fundamentos básicos de big data, analytics e inteligência artificial. Ferramentas e metodologias para a visualização e análise de dados e informações. Alinhamento entre inteligência de dados e objetivos organizacionais. A evolução do processo decisório no contexto da análise de dados. |
OBJETIVO GERAL |
Ao término da disciplina o aluno deverá compreender a transformação digital e o valor dos dados na formulação de estratégias e na tomada de decisões. Também deverá estar apto a propor ações voltadas a organizações data driven. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender os conceitos principais de inteligência de dados, incluindo coleta, limpeza e transformação de dados. - Entender a importância da análise exploratória de dados para identificar padrões, tendências e insights relevantes. - Desenvolver habilidades para avaliar a qualidade e a confiabilidade dos dados. - Aplicar ferramentas de visualização de dados para comunicar resultados de forma clara e eficaz. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL | 06 |
2 | UNIDADE 2 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E SEUS DESDOBRAMENTOS | 06 |
3 | UNIDADE 3 – INTELIGENCIA DE DADOS | 06 |
4 | UNIDADE 5 – FERRAMENTA POWER BI | 10 |
5 | UNIDADE 6 – PROJETO DE INTELIGENCIA DE DADOS | 12 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
| |
Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AFE – Atividades Ferramentas Educacionais; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O egresso da disciplina Fundamentos de Sistemas de Informação deverá adquirir ou ampliar conhecimento quanto sua capacidade de escolha ou de gerenciamento da infraestrutura de tecnologia da informação objetivando vantagem competitiva, ou ainda, na solução de problemas que envolvam a gestão de dados, informações e conhecimento. | ||||||||
HABILIDADES | Habilidade de atenção e concentração. Clareza de ideias na produção escrita. Clareza e coerência na colocação oral. | ||||||||
ATITUDES | Pontualidade, assiduidade. Habilidade de atenção e concentração. Clareza de ideias na produção escrita. Clareza e coerência nas colocações oral. | ||||||||
OUTRAS |
| ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
| 2 | A definir |
|
| |
Avaliação bimestral 1 |
|
|
|
| 2 | A definir |
|
| |
Avaliação bimestral 2 |
|
|
|
| 3 | A definir |
|
| |
Trabalhos |
|
|
|
| 2 | A definir |
|
| |
Comportamental |
|
|
|
| 1 | A definir |
|
| |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FABIANE BRAGA.; ELISABETH GOMES. Inteligencia competitiva tempos big data. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. E-Book. ISBN 9788550804101. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550804101. |
2 | ERICO VERAS MARQUES.; JOCILDO FIGUEIREDO CERREIA NETO. Tomada de decisões gerenciais com analítica de dados. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. E-Book. ISBN 9788550817101. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550817101. |
3 | DURSUN DELEN.; EFRAIM TURBAN; RAMESH SHARDA. Business intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. Porto Alegre: Bookman, 2019. PDF. ISBN 9788582605202. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605202. |
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |