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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Administração |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
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PROFESSOR |
Kelli Aparecida Gotardo Armiliato |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Gestão de Custos |
0-19514 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Conceitos e classificação de custos. Sistemas e métodos de custeio. Implantação de sistemas de custo. Cálculo de custos dos serviços, comerciais e industriais e ambientais. Aspectos e práticos de análise de custo, volume e lucro. Análise de custos para a formação de preço. Sistema de informação de custos para apoio à tomada de decisão. |
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OBJETIVO GERAL |
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Apresentar os fundamentos teóricos de Custos, tanto para o ensino como para a prática empresarial, evidenciando o conjunto mínimo de ferramentas para a efetivação de Custos dentro de uma organização. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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-Caracterizar todos os aspectos que envolvem a conceituação da matéria proposta para estudos, tendo uma visão clara do que vem a ser Custos; - Informar os sistemas de informação na tomada de decisão; - Explicar as diferenças entre Administração Financeira e Administração de Custos; - Conhecer a estrutura dos métodos para a gestão de custos e preços, bem como suas inter-relações. - Aplicação dos métodos de custeio; - Conhecer dos sistemas de informações de custos para a tomada de decisões. Análise do custo/lucro/volume; - Propiciar aos alunos a análise de custos na formação de preços; - Possibilitar ao aluno, o exercício do estudo de casos, tendo como base, o conhecimento dos procedimentos de levantamento de custos, no sistema Balanced Scorecard. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
1. Apresentação do Plano de Ensino |
6 |
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2 |
CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES: |
18 |
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3 |
MÉTODOS DE CUSTEIO: |
16 |
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4 |
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME/LUCRO: |
16 |
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5 |
Análise de Custos para a Formação do Preço de Venda |
14 |
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6 |
BALANCED SCORECARD: |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – TI - Trabalho Individual. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios. |
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HABILIDADES |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. |
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ATITUDES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
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OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
x |
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2.0 |
10/11/2025 |
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Avaliação 1 |
2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
4 e 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalhahos |
1 a 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ADRIANO LEAL BRUNI. Administração de Custos, Preços e Lucros. 5. São Paulo Atlas 2012 ISBN 9788522474264 |
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2 |
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos - livro de exercícios. 10ª. Atlas 2010 |
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3 |
RODNEY WERNKE. Análise de custos e preços de venda. 2. São Paulo: Saraiva Uni, 2018. PDF. ISBN 9788553131860. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788553131860. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos. 3ª. Atlas 2010 |
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2 |
JOSÉ CARLOS SARDINHA. Formação de preço: uma abordagem prática por meio da análise custo-volume-lucro. 1. São Paulo: Atlas, 2013. PDF. ISBN 9788522479610. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522479610. |
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3 |
CLÓVIS LUÍS PADOVEZE. Contabilidade de custos. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2014. PDF. ISBN 9788522113835. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522113835. |
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4 |
GILMAR RIBEIRO DE MELLO.; SÉRGIO DE IUDÍCIBUS. Análise de custos : uma abordagem quantitativa. 1. São Paulo: Atlas, 2013. PDF. ISBN 9788522478255. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522478255. |
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5 |
ELISEU MARTINS.; WELINGTON ROCHA. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas, 2ª edição. 2. São Paulo: Atlas, 2015. PDF. ISBN 9788522498314. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522498314. |
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obs:Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas – Curso de Administração. O trabalho deverá ter no máximo 2 páginas. Contendo: Página 1: Fundamentação teórica sobre o conteúdo da aula, com citações diretas e/ou indiretas de autores indicados nas referências disponíveis no plano de ensino da disciplina. É necessário seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2023). Página 2: Análise crítica e reflexiva sobre do conteúdo correspondente à aula em que esteve ausente. O trabalho deve ser apresentado digitado, com: Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens padrão (superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm). Texto justificado. Explanação oral em sala de aula: o(a) professor(a) poderá solicitar uma apresentação oral sucinta (3 a 5 minutos) sobre o conteúdo elaborado, a fim de validar a aprendizagem e justificar a ausência. Importante: O simples envio do trabalho não garante o abono. A análise será feita pelo(a) professor(a), considerando a qualidade e pertinência do conteúdo entregue, além da apresentação oral. É expressamente proibido o uso de cópias (plágio), bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial para a produção total ou parcial do texto. A detecção de qualquer forma de cópia ou uso indevido de IA resultará na invalidade do trabalho apresentado. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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