|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Administração |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
|
PROFESSOR |
Dejenane de Souza Monteiro |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Desenvolvimento de Talentos |
0-19511 |
6º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Responsabilidade social das organizações. Novos paradigmas do trabalho. Talentos nas organizações: competências essenciais como vantagem competitiva, compartilhamento do conhecimento e novas formas de remuneração. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver os alunos em aspectos que permitam identificar, preparar e gerenciar talentos dentro de organizações, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, que propicie o crescimento profissional e bem-estar no trabalho. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Conhecer os novos paradigmas do trabalho, as mudanças que impactam as organizações e transformam as profissões; - Identificar a conexão da Gestão de Pessoas com a experiência do profissional como estratégias de talentos nas organizações; - Perceber aspectos da cultura de uma empresa como influencia os diversos comportamentos adotados pelos colaboradores; -Ter domínio sobre a gestão por competências -Conhecer programas de treinamento, coaching e mentoring, como meio de transformação das competências técnicas e comportamentais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Novos Paradigmas do Trabalho |
6 |
|
2 |
Competências essenciais como vantagem competitiva |
6 |
|
3 |
Remunerção estratégica e as novas formas de remuneração |
14 |
|
4 |
Gestão de pessoas e as estratégias para desenvolver talentos nas organizações |
8 |
|
5 |
Responsabilidade social das organizações |
6 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Avaliação Integrativa do Semestre. |
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada;APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; PAL – Palestra;SE – Seminário;SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de buscar conhecimento, assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Apresentar domínio e ideias criativas para implementar as atividades e exercícios propostos, sendo perspicaz na solução de problemas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2 |
10/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
1 |
28/07/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 2 |
2 |
x |
x |
x |
2 |
18/08/2025 |
x |
01/09/2025 |
||||
|
Avaliação 3 |
3 |
x |
x |
x |
2 |
29/09/2025 |
x |
13/10/2025 |
||||
|
Avaliação 4 |
4 |
|
|
|
2 |
10/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliaçãpo 5 |
5 |
|
|
|
1 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
IDALBERTO CHIAVENATO. Coaching e mentoring. 4. São Paulo: Atlas, 2021. E-Book. ISBN 9786559770403. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559770403. |
|||||||||||
|
2 |
IDALBERTO CHIAVENATO. Remuneração, benefícios e relações de trabalho. 8. São Paulo: Atlas, 2021. E-Book. ISBN 9786559771257. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559771257. |
|||||||||||
|
3 |
LUCIANA VECCHIONI CARVALHO LICKFELD.; IÊDA MARIA VECCHIONI CARVALHO. Gestão de pessoas por competências. 1. São Paulo: Actual, 2023. E-Book. ISBN 9786587019710. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786587019710. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: IBPEX, 2006. 234 p. ISBN 9788599583982 |
|||||||||||
|
2 |
ROBERTO MADRUGA. Employee experience, gestão de pessoas e cultura organizacional. 1. São Paulo: Atlas, 2021. E-Book. ISBN 9786559770120. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786559770120. |
|||||||||||
|
3 |
ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO. ADM por competências. 1. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597022148. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597022148. |
|||||||||||
|
4 |
JOÃO GONÇALVES. Carreira descomplicada: a tríade do profissional de sucesso. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2024. E-Book. ISBN 9788550824598. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550824598. |
|||||||||||
|
5 |
LUANA Y. M. OLIVEIRA.; PABLO BES. Administração de cargos, salários e benefícios. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595023956. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595023956. |
|||||||||||
|
obs:1) Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas – Curso de Administração. O trabalho deverá ter no máximo 2 páginas. Contendo: Página 1: Fundamentação teórica sobre o conteúdo da aula, com citações diretas e/ou indiretas de autores indicados nas referências disponíveis no plano de ensino da disciplina. É necessário seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2023). Página 2: Análise crítica e reflexiva sobre do conteúdo correspondente à aula em que esteve ausente. O trabalho deve ser apresentado digitado, com: Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens padrão (superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm). Texto justificado. Explanação oral em sala de aula: o(a) professor(a) poderá solicitar uma apresentação oral sucinta (3 a 5 minutos) sobre o conteúdo elaborado, a fim de validar a aprendizagem e justificar a ausência. Importante: O simples envio do trabalho não garante o abono. A análise será feita pelo(a) professor(a), considerando a qualidade e pertinência do conteúdo entregue, além da apresentação oral. É expressamente proibido o uso de cópias (plágio), bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial para a produção total ou parcial do texto. A detecção de qualquer forma de cópia ou uso indevido de IA resultará na invalidade do trabalho apresentado; 2) As chamadas ocorrerão nos seguintes horários: às 20h40 e 21h45. Chegadas após o encerramento da chamada não serão aceitas; 3) Os bônus da prova serão concedidos com base na realização e entrega, dentro do prazo, de todas as atividades realizadas em sala; 4) As provas terão início, como regra as 20h40 no 2º período. Alunos que chegarem após esse horário só poderão realizá-las se nenhum colega tiver finalizado e entregue a prova até sua chegada. |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |