UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Administração - Estratégias e Tecnologias de Comunicações nas Organizações - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estratégias e Tecnologias de Comunicações nas Organizações

0-19500

2

40


EMENTA

Estratégias de comunicação empresarial. Tecnologias para suporte e operacionalização de

 

comunicações empresariais.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidades para aplicação das estratégias de comunicação empresarial, possibilitando a troca de informações de maneira eficiente e eficaz nas organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Apresentar e discutir conceitos centrais do processo de comunicação; 2. Conhecer as ferramentas e tecnologias que podem serem utilizadas no processo de comunicação; 3. Identificar possíveis pontos de melhorias e de inovação nos processos de comunicação dentro das organizações; 4. Reconhecer a importância do papel da comunicação em uma organização, utilizando estudos de casos; 5. Oportunizar atividades para a prática da comunicação com o proposito de aperfeiçoamento da habilidade de comunicação dos alunos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e discussão do plano de ensino

2

2

A Comunicação e seus Conceitos

4

3

O processo da comunicação

4

4

Estratégias de comunicação empresarial

4

5

O Uso das tecnologias para suporte da Comunicação

4

6

Aplicações das estratégias de comunicação no ambiente organizacional - Seminários

22

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas O trabalho deverá ter no máximo 2 páginas. Contendo: Página 1: Fundamentação teórica sobre o conteúdo da aula, com citações diretas e/ou indiretas de autores indicados nas referências disponíveis no plano de ensino da disciplina. É necessário seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2023). Página 2: Análise crítica e reflexiva sobre do conteúdo correspondente à aula em que esteve ausente. O trabalho deve ser apresentado digitado, com: Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens padrão (superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm). Texto justificado. Explanação oral em sala de aula: o(a) professor(a) poderá solicitar uma apresentação oral sucinta (3 a 5 minutos) sobre o conteúdo elaborado, a fim de validar a aprendizagem e justificar a ausência. Importante: O simples envio do trabalho não garante o abono. A análise será feita pelo(a) professor(a), considerando a qualidade e pertinência do conteúdo entregue, além da apresentação oral. É expressamente proibido o uso de cópias (plágio), bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial para a produção total ou parcial do texto. A detecção de qualquer forma de cópia ou uso indevido de IA resultará na invalidade do trabalho apresentado.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre.

HABILIDADES

Criatividade na aplicação das estratégias de comunicação. Poder de análise e geração de alternativas envolvendo as variáveis da comunicação.

ATITUDES

Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 6

2.0

10/11/2025

Avaliação Teórica

1 a 5

3.5

16/09/2025

x

23/09/2025

Seminário

1 a 6

x

x

x

3.5

25/11/2025

x

02/12/2025

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem

1 a 6

x

x

x

1.0

25/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KATHRYN RENTZ.; PAULA LENTZ; MARIE FLATLEY. Comunicação empresarial. 2. Porto Alegre: Bookman, 2015. PDF. ISBN 9788580554588. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580554588.

2

SANDRA HELENA TERCIOTTI.; ISABEL MACARENCO. Comunicação empresarial na prática. 3. São Paulo: Saraiva, 2013. PDF. ISBN 9788502193994. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788502193994.

3

JOÃO BOSCO MEDEIROS.; CAROLINA TOMASI. Comunicação empresarial. 5. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597020502. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597020502.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças: como aplicar conhecimento na sustentabilidade corporativa. São Paulo: Saraiva, 2010. 143p. ISBN 9788502101708.

2

ANA SHIRLEY FRANÇA. Comunicação empresarial. 1. São Paulo: Atlas, 2013. PDF. ISBN 9788522484157. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522484157.

3

WILSON DA COSTA BUENO. Estratégias de comunicação nas mídias sociais. 1. Barueri: Manole, 2015. PDF. ISBN 9788520447437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520447437.

4

CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial. São Paulo Saraiva 2010 ISBN 9788502095410

5

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Thomson, 2010. 303 p. ISBN 978-85-221-1009-4.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática