|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Administração |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
|
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estratégias e Tecnologias de Comunicações nas Organizações |
0-19500 |
4º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Estratégias de comunicação empresarial. Tecnologias para suporte e operacionalização de comunicações empresariais. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver habilidades para aplicação das estratégias de comunicação empresarial, possibilitando a troca de informações de maneira eficiente e eficaz nas organizações. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Apresentar e discutir conceitos centrais do processo de comunicação; 2. Conhecer as ferramentas e tecnologias que podem serem utilizadas no processo de comunicação; 3. Identificar possíveis pontos de melhorias e de inovação nos processos de comunicação dentro das organizações; 4. Reconhecer a importância do papel da comunicação em uma organização, utilizando estudos de casos; 5. Oportunizar atividades para a prática da comunicação com o proposito de aperfeiçoamento da habilidade de comunicação dos alunos. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Apresentação e discussão do plano de ensino |
2 |
|
2 |
A Comunicação e seus Conceitos |
4 |
|
3 |
O processo da comunicação |
4 |
|
4 |
Estratégias de comunicação empresarial |
4 |
|
5 |
O Uso das tecnologias para suporte da Comunicação |
4 |
|
6 |
Aplicações das estratégias de comunicação no ambiente organizacional - Seminários |
22 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas O trabalho deverá ter no máximo 2 páginas. Contendo: Página 1: Fundamentação teórica sobre o conteúdo da aula, com citações diretas e/ou indiretas de autores indicados nas referências disponíveis no plano de ensino da disciplina. É necessário seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2023). Página 2: Análise crítica e reflexiva sobre do conteúdo correspondente à aula em que esteve ausente. O trabalho deve ser apresentado digitado, com: Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens padrão (superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm). Texto justificado. Explanação oral em sala de aula: o(a) professor(a) poderá solicitar uma apresentação oral sucinta (3 a 5 minutos) sobre o conteúdo elaborado, a fim de validar a aprendizagem e justificar a ausência. Importante: O simples envio do trabalho não garante o abono. A análise será feita pelo(a) professor(a), considerando a qualidade e pertinência do conteúdo entregue, além da apresentação oral. É expressamente proibido o uso de cópias (plágio), bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial para a produção total ou parcial do texto. A detecção de qualquer forma de cópia ou uso indevido de IA resultará na invalidade do trabalho apresentado. |
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Criatividade na aplicação das estratégias de comunicação. Poder de análise e geração de alternativas envolvendo as variáveis da comunicação. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
1 a 6 |
|
|
|
2.0 |
10/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação Teórica |
1 a 5 |
|
|
|
3.5 |
16/09/2025 |
x |
23/09/2025 |
||||
|
Seminário |
1 a 6 |
x |
x |
x |
3.5 |
25/11/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
|
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem |
1 a 6 |
x |
x |
x |
1.0 |
25/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
KATHRYN RENTZ.; PAULA LENTZ; MARIE FLATLEY. Comunicação empresarial. 2. Porto Alegre: Bookman, 2015. PDF. ISBN 9788580554588. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580554588. |
|||||||||||
|
2 |
SANDRA HELENA TERCIOTTI.; ISABEL MACARENCO. Comunicação empresarial na prática. 3. São Paulo: Saraiva, 2013. PDF. ISBN 9788502193994. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788502193994. |
|||||||||||
|
3 |
JOÃO BOSCO MEDEIROS.; CAROLINA TOMASI. Comunicação empresarial. 5. São Paulo: Atlas, 2019. E-Book. ISBN 9788597020502. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597020502. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças: como aplicar conhecimento na sustentabilidade corporativa. São Paulo: Saraiva, 2010. 143p. ISBN 9788502101708. |
|||||||||||
|
2 |
ANA SHIRLEY FRANÇA. Comunicação empresarial. 1. São Paulo: Atlas, 2013. PDF. ISBN 9788522484157. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522484157. |
|||||||||||
|
3 |
WILSON DA COSTA BUENO. Estratégias de comunicação nas mídias sociais. 1. Barueri: Manole, 2015. PDF. ISBN 9788520447437. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520447437. |
|||||||||||
|
4 |
CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial. São Paulo Saraiva 2010 ISBN 9788502095410 |
|||||||||||
|
5 |
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Thomson, 2010. 303 p. ISBN 978-85-221-1009-4. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |