PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR | Munir Saleh |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Empreendedorismo Inovador | 0-19503 | 4º | 2 | 40 |
EMENTA |
Empreendedorismo e inovação. Ecossistema empreendedor e startups. Conceito de negócio. Atividades de planejamento: estratégico, mercadológico, financeiro. Construção e montagem do plano de negócios. |
OBJETIVO GERAL |
Sensibilizar os alunos sobre o conceito, a importância e as características do empreendedorismo e da inovação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estimular os alunos a identificarem e explorarem oportunidades de negócio e de mercado de trabalho na área de inovação. Orientar os alunos a criarem e desenvolverem projetos de empreendimentos inovadores com foco nos Jogos Empresariais do Curso de Administração da Uniplac, considerando aspectos técnicos, financeiros, legais e sociais, Incentivar os alunos a contribuírem com o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio do empreendedorismo e da inovação. Desenvolver nos alunos habilidades e competências empreendedoras, como criatividade, proatividade, liderança, comunicação, cooperação, planejamento e gestão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Empreendedorismo e Inovação. | 12 |
2 | Conceito de Negócio. | 10 |
3 | Ecossistema empreendedor e Startups. | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 30 h |
| Construção e montagem do plano de negócios. 4.1 Plano de Negócios: conceito, estrutura, elaboração e apresentação. 4.2 Planejamento da Abertura da Empresa. 4.4 Template Plano de Negócios Jogos Empresariais. | |
Estratégias:AEX - Aula Expositiva. Dialogada. ED - Estudo Dirigido. TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios . | ||||||||
HABILIDADES | Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. | ||||||||
OUTRAS | As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
1ª Avaliação | 1 e 2 | x | x | x | 3.0 | 04/09/2025 | x | 18/09/2025 | |
2ª Avaliação | 3 e 4 | x | x | x | 3.0 | 13/11/2025 | x | 27/11/2025 | |
Trabalhos no Classroom | 1,2,3,4 | x | x | x | 2.0 | 05/08/2024 |
|
| |
Avaliação Integrativa | 1,2,3,4 |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FERREIRA, Manuel Portugal. Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010. 300p. ISBN 9788502087262. |
2 | DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 4. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052045. |
3 | TAJRA, Sanmya Feitosa. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536531625. |
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |