PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR | Sueli Kraus Coelho de Farias |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Processos Organizacionais | 0-19235 | 2º | 2 | 40 |
EMENTA |
Processos. Metodologias de racionalização de processos. Técnicas de levantamento dos processos. Metodologia para melhorias de processos. |
OBJETIVO GERAL |
Alinhar os objetivos dos processos com os objetivos organizacionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer os processos de forma sistêmica; Identificar os processos chave e de apoio dos produtos e serviços; Praticar as ferramentas de melhorias nos processos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Conceitos de processos organizacionais | 4 |
2 | Competências e funções do Administrador | 4 |
3 | Estrutura Organizacional, Organograma | 6 |
4 | Áreas Funcionais | 4 |
5 | Ferramentas de mapeamento de processos | 12 |
7 | Instrução de Trabalho, POPs, Manuais | 4 |
8 | Indicadores | 6 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
| |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SI; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. | ||||||||
HABILIDADES | O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||
ATITUDES | O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. | ||||||||
OUTRAS | Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 1 |
| x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 |
| x | x | x | 4.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 600 p. ISBN 85-224-4058-1. |
2 | ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 328 p. ISBN 978-85-224-6375-6. |
3 | OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 486 p. ISBN 9788522482108. |
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |