PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19430 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Pesquisar, planejar e elaborar materiais para a execução dos projetos de extensionistas criados no semestre anterior, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Ajustar os projetos elaborados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema, a partir de pesquisas, leituras e referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Alinhar os detalhes pertinentes ao prosseguimento dos projetos; 5. Organizar o cronograma de execução do próximo semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Apresentação da disciplina e dinâmica sobre o trabalho coletivo; |
8 |
2 |
2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências; |
8 |
3 |
3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas; |
12 |
4 |
4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Fórum |
1 |
|
|
|
0.5 |
16/06/2025 |
|
|
||||
Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
||||
1ª versão do roteiro |
1, 2, 3, 4 |
|
|
|
3 |
16/06/2025 |
x |
A definir |
||||
Versão final do roteiro |
todas |
|
|
|
5 |
16/06/2025 |
x |
A definir |
||||
Fórum |
2 |
|
|
|
0.5 |
16/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653. |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
|||||||||||
3 |
PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir (ed.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520449141. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622. |
|||||||||||
2 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A academia vai à escola. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda 238 p. (Coleção Práxia) 10628 ISBN 853080372-8 |
|||||||||||
3 |
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218 |
|||||||||||
4 |
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786586618518. |
|||||||||||
5 |
PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Editora Manole Ltda, 2011. 998p. ISBN 9788520430460 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |