UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Direito - Iniciação à Pesquisa Científica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Direito

ESTRUTURA CURRICULAR

Direito Not Par041/22

PROFESSOR

Ana Emilia Siegloch, Bruna Fernanda da Silva, Caroline Quinatto, Lenita Agostinetto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Iniciação à Pesquisa Científica

0-17440

4

80


EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.

 


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos uma reflexão acerca do significado e aplicabilidade do conhecimento científico, bem como o domínio dos procedimentos e técnicas da pesquisa científica relacionados aos objetos de estudos de interesse de cada curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Aprofundar estudos, conceitos, acerca da ciência e métodos científicos. • Compreender conceitos acerca da construção do projeto de pesquisa. • Apresentar e explorar as diferentes bases de dados para a pesquisa científica. • Conhecer as normas da ABNT para a formatação de trabalhos científicos e acadêmicos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Interação entre ciência, pesquisa e inovação

20

2

Elaboração de protocolos de pesquisa / Pesquisa em base de dados

20

3

Organização e análise de dados científicos

20

4

Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos e Currículo Lattes

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Final

1,2,3 e 4.

x

x

x

5.1

16/06/2025

x

23/06/2025

Fórum Avaliativo

1 e 2

x

x

x

1

07/02/2025

Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

14/02/2025

x

04/04/2025

Atividade Avaliativa

2

x

x

x

0.7

21/02/2025

x

04/04/2025

Fórum Avaliativo

3 e 4

x

x

x

1

04/04/2025

Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.7

04/04/2025

x

23/05/2025

Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

18/04/2025

x

23/05/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CRESWELL, John W; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. Porto Alegre: Penso, 2021. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9786581334192.

2

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto. metodologia da pesquisa. 5. Porto Alegre Penso 2013

3

VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALMEIDA, Mário de Souza. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. 2. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788597025927.

2

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 226 p. ISBN 9788522111770.

3

KROKOSCZ, Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. 173 p. ISBN 9788522497331.

4

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026580.

5

VIEIRA, Sonia. Introdução à bioestatística. 6. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788595158566.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática