PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Consultoria Empresarial I |
0-19509 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Fundamentos da consultoria empresarial e habilidades do consultor. Gerenciamento de projetos e equipes. Elaboração de propostas técnicas. Ferramentas e técnicas de consultoria. Simulação de vivência empresarial. Modelos e processos de planejamento estratégico. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver competências e habilidades essenciais para a prática da consultoria empresarial, abordando fundamentos teóricos, técnicas, ferramentas, e vivências práticas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar a forma de atuação e as ferramentas associadas à atividade de consultoria empresarial; - Conhecer o papel do Consultor nos negócios da empresa; - Planejar os recursos envolvidos com o serviço contratado e orientar quando da aplicação dos mesmos; - Capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho empresarial; - Identificar problemas e propor soluções na área de atuação da consultoria. - Tomar decisões a partir de análises específicas do ambiente analisado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução a disciplina |
8 |
2 |
2 Gerenciamento de Projetos e Equipes; |
8 |
3 |
3 Elaboração de Propostas Técnicas; |
8 |
4 |
4 Ferramentas e Técnicas de Consultoria; |
8 |
5 |
5 Simulação de Vivência Empresarial; |
4 |
6 |
6 Modelos e Processos de Planejamento Estratégico; |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas, relatórios, textos produzidos, leitura e apresentações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidades de gestão estratégica, comunicação verbal, escrita, leitura e reflexão. Pontualidade, assiduidade e comprometimento. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade e comprometimento. |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação é uma previsão podendo ser alterada. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 - Prova escrita |
1,2 |
x |
x |
x |
2 |
05/03/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 Seminário Gestão da Liderança. Consultor/Líder |
2,3,4 |
x |
x |
x |
2 |
02/04/2025 |
|
|
||||
Avaliação 4 – (ESTUDO DE CASO/CONSULTORIA- PROJETO) |
3,4,5 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
28/05/2025 |
||||
Avaliação 5 – Prova Escrita |
6 |
x |
x |
x |
1 |
16/07/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CROCCO, Luciano. Consultoria empresarial. 3. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547219864. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial. 14. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020342. |
|||||||||||
3 |
WEISS, Alan. Consultor de ouro: guia profissional para a construção de uma carreira. 4. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701151. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BLOCK, Peter. Consultoria Infalível. 3 ed. São Paulo: M. Books, 2012 |
|||||||||||
2 |
CAMARGO, Marta Rocha. Gerenciamento de projetos: fundamentos e prática integrada. 2. São Paulo: GEN Atlas, 2018. 1 recurso online. (Aprenda fazendo!). ISBN 9788595153332. |
|||||||||||
3 |
CAMARGO, Marta Rocha. Gerenciamento de projetos: fundamentos e prática integrada. 2. São Paulo: GEN Atlas, 2018. 1 recurso online. (Aprenda fazendo!). ISBN 9788595153332. |
|||||||||||
4 |
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos - Guia Pmbok. 4. Project Management Inst-id 2009 ISBN 1933890703 |
|||||||||||
5 |
VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 254 p. ISBN 8576050390 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |