A Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC promoveu, no dia 08 de dezembro de 2025, o XII Seminário Interinstitucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o tema “Experiências Formativas e Articulação Universidade–Educação Básica”. O evento marcou mais um importante momento de socialização das práticas formativas desenvolvidas ao longo do ano pelos licenciandos e professores en08volvidos no Programa.
A abertura contou com a presença do Reitor, Prof. Kaio Henrique Coelho do Amarante, da Coordenadora Institucional do PIBID, Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva, e da Coordenadora do Curso de Matemática, Profa. Esp. Neusa Maria Sens de Barros, que ressaltaram o compromisso da UNIPLAC com a qualidade da formação inicial de professores e com a articulação permanente entre universidade e escola pública. Também participaram da abertura do evento, Dra. Marileia Aparecida Wolff Tubs (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Msc. Carlos Eduardo Canani (Coordenador do Curso de Letras), Dr. Joudan Linder Silva (Coordenador do Curso de Pedagogia EaD), Ma. Isabel Nercolino Ceron (Coordenadora do Curso de Música), Ma. Andreia Munalli Pereira Borsatto (Coordenadora do Curso de Educação Física).
Apresentações dos Subprojetos
O seminário apresentou os resultados alcançados pelos diferentes subprojetos que integram o PIBID/UNIPLAC.
Subprojeto de Alfabetização
Coordenado pela Dra. Marileia Aparecida Wolff Tubs, Ma. Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Ma. Marli Coscodai Souza e Dra.Naiara Gracia Tibola, o subprojeto destacou práticas voltadas à alfabetização, letramento e numeralização em escolas da rede municipal e estadual. Os pibidianos com as professoras supervisoras das escolas-campo apresentaram experiências que envolveram atividades diagnósticas, metodologias ativas, integração com a BNCC e intervenções voltadas à superação de defasagens de aprendizagem.
Subprojeto Interdisciplinar (Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Educação Física)
Sob coordenação do Msc. Carlos Eduardo Canani, Dr. Jourdan Linder Silva, Msc. Sadi Ricardo da Silva Bastos e Msc. Rodrigo Branco, o subprojeto enfatizou práticas integradas e inovadoras que dialogam com múltiplas áreas do conhecimento. As apresentações evidenciaram como o trabalho interdisciplinar contribui para uma visão pedagógica ampliada, capaz de responder às necessidades reais das escolas e de promover aprendizagens significativas para os estudantes.
Formação Docente e Práticas Inovadoras
As ações apresentadas reforçaram o papel do PIBID como ponte entre teoria e prática, permitindo que licenciandos vivenciem o cotidiano escolar de forma acompanhada e reflexiva. Diversas experiências compartilhadas mostraram o uso de metodologias ativas, recursos digitais, projetos interdisciplinares, além de propostas de intervenção pedagógica elaboradas a partir do diagnóstico das realidades das escolas públicas. Tais práticas estão alinhadas ao Projeto Institucional do PIBID/UNIPLAC, que destaca a importância da imersão dos acadêmicos e da articulação permanente com as equipes pedagógicas.
Além disso, o evento evidenciou o impacto positivo do programa na formação docente: os licenciandos desenvolvem autonomia, capacidade investigativa, repertório metodológico e uma compreensão ampliada das dimensões pedagógicas, sociais e culturais que compõem o ambiente escolar.
Parcerias Institucionais
O XII Seminário também celebrou a parceria com a CAPES, responsável pela concessão das bolsas, e com a Secretaria Municipal da Educação de Lages e a Coordenadoria Regional de Educação, que acolhem os bolsistas em suas escolas, fortalecendo a relação entre políticas de formação inicial e a rede pública de ensino.
Compromisso com a Educação Básica
O PIBID/UNIPLAC reafirma seu compromisso com a qualificação das licenciaturas e com a valorização do magistério, contribuindo para uma formação inicial mais sólida, crítica e integrada às demandas da Educação Básica. O XII Seminário Interinstitucional evidenciou que a articulação entre universidade e escola é fundamental para construir uma educação pública cada vez mais inclusiva, democrática e socialmente referenciada.