A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) celebra, neste mês de novembro, os 25 anos de atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), um marco fundamental na promoção da educação, da pesquisa e da conscientização sobre as relações étnico-raciais na instituição e na comunidade regional.
Fundado pelas professoras Maria Aparecida Gomes (em memória), Maria Odete da Costa e Ivana (em memória), o NEABI tornou-se referência ao desenvolver discussões e projetos voltados a temáticas como educação para as relações étnico-raciais, literatura afro-brasileira, literatura africana, história afro-brasileira, cultura indígena, literatura indígena e história indígena.
O professor Rafael Araldi, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniplac (PPGE), é atualmente o coordenador de pesquisa do NEABI, contribuindo significativamente para a transformação social e o fortalecimento de políticas públicas.
Como parte das celebrações, o NEABI inaugurou um painel comemorativo na entrada da Biblioteca, espaço que presta homenagem às pessoas que coordenaram e fortaleceram o núcleo ao longo de suas duas décadas e meia de história. Em nome delas, o NEABI agradece a todas as pessoas que contribuíram até aqui: pesquisadores, bolsistas, professores, egressos e acadêmicos que fizeram parte do núcleo de estudos.
O painel destaca:
- Maria Aparecida Gomes (cofundadora, em memória)
- Professora Maria Odete da Costa (cofundadora)
- Professora Nanci Alves da Rosa
- Professora Ivana Aparecida Oliveira (em memória)
- Professora Renilda Costa, cofundadora e atualmente coordenadora das ações do NEABI
Além do painel, uma exposição temática sobre consciência negra está disponível ao público, reforçando a importância da representatividade e da valorização das culturas afro-brasileira e indígena.
Para marcar os 25 anos do NEABI e o Mês da Consciência Negra, diversas atividades foram desenvolvidas ao longo de novembro, como a exibição do Cine Afro, com o filme Marte Um; a mesa-redonda com participação do Dr. Eráclito Pereira e da Dra. Renilda Vicenzi, que teve como tema “Educação para as relações étnico-raciais: debates e perspectivas”, oportunizando trocas sobre desafios contemporâneos e avanços necessários; e o lançamento do livro Além das Ausências: paternidades negras no pós-abolição de Lages – SC, do historiador Matheus Eduardo Borsa, contribuindo para o registro da memória e da história local sob a perspectiva das famílias negras. Também foram realizadas ações de combate ao racismo e de valorização da cultura afro-brasileira em escolas e em locais importantes da cidade de Lages.
Em reconhecimento à trajetória construída, a Câmara de Vereadores de Lages prestou homenagem oficial ao NEABI pelos seus 25 anos de atuação e pela contribuição contínua na luta pela igualdade racial no município e na região.
Nos dias 17 e 18 de novembro, no hall de entrada da Uniplac, acontecerá uma roda de conversa promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), acompanhada de uma exposição com participação do NEABI.
E no dia 20 de novembro, em parceria com outros grupos do movimento social, o NEABI estará no Garden Shopping, a partir das 13h30, participando da programação oficial do Dia da Consciência Negra.
Fotos https://photos.app.goo.gl/Qx6GzCJ8sqm6BFsJ7
Texto Letìcia Corrêa Portella / Fotos Jary André Carneiro Junior / Comunicação Uniplac / Publicado dia 14/11/2025