UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Notícias - Prova Integrativa reforça articulação entre teoria e prática e desenvolve confiança nos futuros pedagogos

Prova Integrativa reforça articulação entre teoria e prática e desenvolve confiança nos futuros pedagogos

A  Avaliação Integrativa da disciplina de Pedagogia, guiada pelos docentes do curso, representa um dos acontecimentos mais relevantes na jornada acadêmica das turmas da Uniplac. Nesta edição, que ocorreu de 3 a 5 de novembro, a atividade se desenvolveu em um período de três dias, de segunda a quarta-feira, proporcionando um espaço grande em apresentações, interações e reflexões que engajaram toda a universitária.

O curso de Pedagogia da Uniplac destaca-se pela sua sólida conexão entre teoria e prática, oferecendo aos estudantes uma formação abrangente, humanizada e que atende às demandas efetivas das escolas locais. A instituição prioriza métodos de ensino ativos, experiências supervisionadas e iniciativas de extensão que possibilitam aos alunos experimentarem a rotina escolar desde os primeiros períodos, promovendo autonomia, pensamento crítico e construção da identidade profissional. A Integrativa é um exemplo dessa abordagem pedagógica, servindo como um espaço onde conhecimentos teóricos são relacionados com vivências práticas.

A Integrativa tem como objetivo conectar os assuntos discutidos ao longo do semestre com os desafios vivenciados na área da educação, favorecendo a prática, a colaboração e a formação de líderes entre os educadores em formação. Adicionalmente, promove uma leitura analítica, a compreensão aprofundada dos conteúdos e a habilidade de se comunicar, fatores fundamentais para aqueles que desejam trabalhar na educação básica.

Para investigar o impacto da atividade, conversamos com a estudante Gabrielle Simonetto, que destacou a Alfabetização e Letramento como o tema que mais contribuiu para seu desempenho. Ela mencionou que essa área proporcionou uma compreensão mais detalhada do progresso da leitura e da escrita nas crianças, além de ressaltar o papel do pedagogo como um facilitador nos estágios iniciais do aprendizado escolar.

Gabrielle, aluna da 2a fase, ressaltou ainda como essa vivência contribuiu para seu desenvolvimento pessoal: “É uma oportunidade de a gente ir se familiarizando em falar em público e expressar como iríamos ensinar nossas crianças.”

Em relação ao formato da Prova Integrativa, acredita que ela representa bem a trajetória e o aprendizado que teve ao longo do curso?, a aluna fala: “Sim principalmente porque os professores que avaliam são ótimos e não focam apenas nas falhas do trabalho, sempre motivando cada vez mais os alunos.”

A educadora e coordenadora do curso, Marileia Aparecida Wolff destaca que o principal objetivo da disciplina Integrativa neste semestre foi proporcionar uma vivência teórica e prática mais extensa, permitindo que os estudantes estabeleçam vínculos entre os saberes adquiridos nas aulas e as realidades do ambiente educacional. Ela ressalta que essa proposta visa “O objetivo da Avaliação Integrativa do Curso de Pedagogia deste semestre 2025/2, foi de proporcionar aos acadêmicos conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque no planejamento e realização de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da criança/estudante, com autonomia e cidadania.”.

De acordo com Marileia, os estudantes demonstraram avanços significativos nas habilidades de pesquisa, pensamento crítico, organização de ideias, trabalho em equipe e comunicação oral. Assuntos como alfabetização e letramento, que são fundamentais nesta edição, ajudaram a enriquecer a visão pedagógica e a entendimento sobre o crescimento da aprendizagem na infância.

Para a professora, essas ações são fundamentais na formação de professores: “As habilidades e aprendizados desenvolvidos durante a Avaliação Integrativa, neste semestre letivo, foi a importância do planejamento para a realização de atividades pedagógicas, voltadas ao desenvolvimento da criança, de forma interdisciplinar e que contemplem todas as competências e habilidades da Educação Infantil.” destaca.

A avaliação Integrativa é um evento que muito contribui para a prática pedagógica e o futuro profissional dos acadêmicos, visto que há um revisitar na integração de todas as disciplinas do semestre e as trocas entre os semestres, acontecendo um balanço do saber.

Fotos https://photos.app.goo.gl/kR2fPEs6xirKCAy27

Texto: Alice Costa e Raissa Burigo / Fotos: Raissa Burigo / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 06/11/2025.

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática