Mais de 600 trabalhos acadêmicos e uma programação diversificada prometem movimentar a comunidade acadêmica durante a XXVIII Mostra Científica da Uniplac, que acontece de 20 a 23 de outubro. Com o tema “Networking, construção de relacionamentos profissionais e habilidades do futuro”, o evento visa aproximar estudantes, professores e pesquisadores, estimulando a troca de experiências, o aprendizado e a colaboração em um ambiente totalmente online.
Segundo a presidente da comissão organizadora, professora Lilia Kanan, “o principal objetivo é reunir a comunidade acadêmica para apresentar e trocar experiências em pesquisa, inovação e extensão, de modo a promover visibilidade aos trabalhos científicos produzidos por estudantes, professores, pesquisadores e público externo”.
A programação inclui palestras, Talk Show, apresentações acadêmicas, atividades interativas e apresentações artísticas. A palestra de abertura, intitulada “O Futuro nunca falha”, será ministrada pelo Dr. Adriano Canabarro Teixeira no CentroSerra, enquanto o Talk Show de encerramento contará com Pedro Luiz Pereira, Dr. Rafael de Lucena Perini e Dr. Neri dos Santos, reunindo especialistas para discutir perspectivas profissionais e de mercado. Toda a programação e informações detalhadas podem ser conferidas no site da Mostra: https://mostracientifica.uniplaclages.com/.
Entre as novidades desta edição está o lançamento de um aplicativo exclusivo, que centraliza inscrições e o controle de presença. “Buscamos integrar ainda mais os diferentes momentos da programação, fortalecendo o caráter dinâmico e inovador do evento”, explica a professora. A participação é gratuita e aberta ao público, que poderá acompanhar todas as atividades online, interagir com os autores dos projetos e assistir às apresentações em tempo real.
Ao mesmo tempo, acontece a Mostra de Talentos, reunindo apresentações de música, poesia, dança e outras manifestações artísticas. “A Mostra de Talentos amplia a proposta da Mostra Científica ao destacar a pluralidade da universidade e a expressão dos alunos por meio da arte”, afirma Lilia, reforçando que as atividades culturais ocorrem em paralelo às apresentações acadêmicas.
Além de apresentar pesquisas, os alunos também terão a oportunidade de ter seus trabalhos reconhecidos e premiados. Seguindo a tradição das edições anteriores, serão destacados os melhores projetos de cada curso, avaliados pelos coordenadores e colegiados. A entrega das premiações está prevista para o início de 2026. Os trabalhos premiados que apresentarem resultados e estiverem no formato de artigo completo poderão ser publicados na Revista Latino-Americana em Ambiente e Saúde (rLAS). “Essa possibilidade representa um reconhecimento acadêmico e um diferencial competitivo, já que publicações científicas contam pontos em processos seletivos e concursos”, destaca a presidente da comissão organizadora.
A Mostra Científica faz parte da política institucional de pesquisa e extensão da Uniplac, atuando como espaço de divulgação científica e articulação entre ensino e comunidade. “O evento conecta a universidade à região ao fomentar pesquisas que dialogam com os desafios locais e por estimular talentos e competências que beneficiem o desenvolvimento da Serra Catarinense”, conclui Lilia Kanan.
Texto: Alice Costa e Camila Becker / Foto: Jary Carneiro / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 17/10/2025.