UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Notícias - PPGE recebe diretamente dos Estados Unidos a visita do professor John Dreyer

PPGE recebe diretamente dos Estados Unidos a visita do professor John Dreyer

Especialista no ensino de língua inglesa, o professor veio ao Brasil como especialista Fulbright e participou de atividades com alunos e professores.

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) recebeu nas últimas semanas o professor do Washington English Center, Dr. John R. Dreyer. A visita faz parte do projeto “Task-Based Language (TBL) Instruction and Assessment of Teaching” que propõe diferentes práticas para o ensino de línguas estrangeiras. O professor é especialista no ensino de língua inglesa para estrangeiros, e vem ao Brasil como especialista Fulbright, com bolsa da Fulbright. O Programa Fulbright Specialist oferece oportunidades únicas para profissionais dos Estados Unidos participarem de intercâmbios de curto prazo, baseados em projetos, em instituições anfitriãs ao redor do mundo.

Durante 15 dias, o professor participou de atividades com alunos e professores da graduação e pós-graduação da Uniplac e visitou escolas da rede pública de ensino. “Com essa visita me senti empoderado, porque vocês reconheceram algo que eu tenho para contribuir ao mundo e a essa cidade [...] porque aqui os estudantes têm pouca experiência com estrangeiros e o que eu tenho pode ser coisa de pouco interesse em outras cidades, mas aqui tenho algo para contribuir e isso eu vi nos rostos e na recepção dos alunos e dos professores, isso realmente me enche de satisfação e de alegria – declarou o professor.

O projeto é de autoria da professora Dr. Vera Lúcia Felicetti, que conheceu John em 2023: “É uma oportunidade de os alunos falarem em inglês, o professor tem uma dinâmica e uma didática bem interessante e é uma oportunidade dos nossos alunos ouvirem um nativo, então está sendo um intercâmbio bem interessante” – comenta Vera.

O Dr. Dreyer já lecionou em escolas, faculdades e universidades na Colômbia, Marrocos, China, Malásia, Moçambique, Israel, Portugal, Espanha e Brasil. “Foi a bossa nova que me seduziu, e a língua portuguesa, que se presta tanto a música quanto a poesia. As pessoas me perguntam qual meu país favorito de todos estes que visitei e trabalhei, e digo que é o Brasil e a Espanha. Os dois países têm algo em comum que é, não importa a dificuldade, as pessoas vão para rua, tomam um vinho e ficam bem. Isso é totalmente único” – comenta o professor.

Durante 30 anos, John também atuou como intérprete de inglês para português, trabalhando com delegações do Brasil, Portugal e de todos os cinco países de língua portuguesa na África: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.

“Às vezes existem coisas que os alunos querem aprender ou que os professores querem ensinar e não se sentem muito fortes então lidamos com esse desafio, que é normal. Eu me senti muito assim quando fui intérprete de português... se esse cara vai falar coisas que eu não entendo ou se os americanos vão usar termos que não tem tradução... O bom de ser professor é que você aprende e os alunos te ensinam.” – finaliza.

Além das práticas, a vinda do professor também busca fortalecer conexões interculturais, a educação internacional e ampliar a cooperação entre a Uniplac e a Washington English Center.

Fotos https://photos.app.goo.gl/h6fLCRSgyWJSeTJi7

 

Texto: Adi Leonardo / Fotos: Luana Ortiz e arquivo / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 24/09/2025.

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática