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Educação Fiscal é tema de formação para professores da rede municipal de ensino de Lages

A educação fiscal enfrenta diversos desafios para ser implementada com sucesso para os alunos, que vão desde a complexidade dos temas até a falta de recursos e a ausência de uma abordagem multidisciplinar. Para que a educação fiscal atinja seu objetivo de formar cidadãos mais conscientes e participativos, é preciso superar esses obstáculos.

E foi com este objetivo que na noite desta segunda-feira, dia 22 de setembro, foi realizado no Auditório I da Uniplac, a III Formação em Educação Fiscal. O encontro reuniu 50 professores da rede municipal de ensino. A ação integra um ciclo de capacitações que, de forma direta, alcança aproximadamente 500 alunos da rede, fortalecendo a cidadania e o conhecimento sobre o uso correto dos recursos públicos.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Uniplac, o encontro proporcionou aos participantes estratégias práticas e didáticas para trabalhar a Educação Fiscal em sala de aula, oferecendo ferramentas que tornam o tema mais acessível e significativo para os estudantes da rede municipal.

Segundo a Professora Formadora dos Programas de Cidadania Fiscal da Secretaria de Educação de Lages, Simone Stanck, todos os professores da rede de ensino foram convidados. Ela revela que desde 2012 a educação fiscal é tratada no município, mas recebeu uma atenção maior em 2025, “as formações são etapas essenciais para levar um conhecimento diferenciado e altamente necessário aos alunos”, pondera.

A programação contou com a palestra da Professora. Dra. Lucia Ceccato, que abordou o tema “Biopirataria e Educação Fiscal: como a atitude coletiva protege a biodiversidade”. Durante sua fala, ela destacou: “A educação fiscal vai além da arrecadação, é um instrumento de conscientização social que protege não apenas os recursos financeiros, mas também o patrimônio ambiental e cultural”.

Na sequência, a Professora. Dra. Josilaine Antunes Pereira apresentou o tema “Construindo o Bem Comum pelo Exercício da Cidadania”. Ela ressaltou: “Quando o professor leva esse conhecimento para a sala de aula, cria uma geração mais consciente, crítica e capaz de transformar a realidade em que vive”.

O evento também contou com a apresentação de cases desenvolvidos por Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) — Primeiros Passos, Girassol e Jhonatan Kuster Lehmkuhl — que mostraram experiências práticas da inserção da Educação Fiscal no ambiente escolar.

 

Texto: Rodrigo Silvério / Fotos: Augusto Furtado / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 24/09/2025.

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