A iniciativa “Utilização da manufatura aditiva como recurso didático para o ensino de matemática na educação básica” é um projeto de extensão vinculado ao curso de matemática da Uniplac, dentro da disciplina de Práticas Extensionistas, e tem como proposta desenvolver materiais didáticos produzidos por impressão 3D. Idealizado pelo aluno de matemática, Gabriel Sgorla Squizani, a inspiração para o projeto surgiu em 2024 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), onde também estuda engenharia mecânica. A ideia é entender como o material didático pode facilitar o aprendizado dos alunos na matemática.
No primeiro momento, “Frações” é o conteúdo que está sendo trabalhado, atendendo às demandas dos professores da rede municipal e estadual de ensino. A impressão 3D funciona criando objetos a partir de um modelo digital. Depois do objeto desenhado, um software "fatia" o modelo num arquivo que é interpretado pela impressora. Ela então constrói o objeto tridimensional utilizando filamentos (plásticos ou de resina) em uma plataforma. Na prática, os alunos poderão entender visualmente o que são frações.
O projeto será financiado pela Fundação Uniplac. “Acreditamos que os materiais palpáveis são uma excelente ferramenta para o ensino da Matemática. A impressão 3D permite transformar ideias abstratas em objetos concretos, oferecendo novas formas de aprendizagem ativa e inclusiva. Ademais, os professores participantes estão trazendo ideias de manufaturas que gostariam de ter em suas aulas, sendo tudo pensado de forma coletiva e aplicável” - comenta a orientadora do projeto, professora Schayla Pissetti.
“Agradeço aos professores Ailton e Vilma, por terem possibilitado minha primeira experiência em projetos de extensão voltados ao ensino de matemática; ao professor Ricardo, pelas orientações e ensinamentos na área de manufatura aditiva e ao professor Cláudio, pelo apoio em minha trajetória acadêmica” - finaliza Gabriel. A ação reforça o papel da extensão na Uniplac, garantindo o incentivo à inovação e a integração entre universidade, escola e comunidade, contribuindo para a melhoria da educação básica na região.
Texto: Adi Leonardo / Fotos: Rodrigo Silverio / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicação dia 09/09/2025.