A professora Schayla Letyelle Costa Pissetti, doutora em Educação, matemática e pedagoga, leciona na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e também atua como coordenadora pedagógica do projeto Meninas nas Engenharias (AgroEngTech)na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Lages, ela escreveu e inscreveu no Congresso Nacional de Educação – XVII EDUCERE 2025 o artigo “Projeto Meninas nas Engenharias: fomento ao protagonismo feminino desde o Ensino Fundamental”, aprovado e selecionado e apresentado em Curitiba (PR), nesta terça-feira, 2 de setembro. E lembrando, em 2024, a professora de matemática Schayla Pissetti, ganhou o 1º lugar do prêmio nacional “Diamantes da Educação”.
O trabalho, desenvolvido em coautoria com Daiana Petry Ruffato, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Cristian Roberto Antunes de Oliveira (Uniplac/SMEL), Thiago Spindola Coelho (Udesc/ Uniplac) e Emilly Lima Albuquerque (Udesc), traz um relato da trajetória do projeto desde sua criação até a fase atual de implementação. A aprovação no EDUCERE representa um marco para a iniciativa, que vem transformando a realidade de meninas do ensino público de Lages (SC), despertando o interesse pelas ciências exatas, tecnologia, inovação e sustentabilidade.
Sobre o projeto
O projeto é apresentado no artigo em formato de relato de experiência: descreve a trajetória da iniciativa desde sua origem até a atual fase de implementação, destacando o impacto que vem gerando entre alunas da rede pública de Lages (SC). A proposta busca criar oportunidades para que meninas vivenciem experiências práticas nas áreas das ciências exatas, envolvendo tecnologia, engenharia, inovação e sustentabilidade. As participantes têm acesso a formações técnicas básicas e a atividades como eletrônica, programação, uso de drones, aplicativos de educação ambiental e ferramentas voltadas ao agronegócio. Essa vivência desperta o interesse pelas ciências exatas e contribui para fortalecer a autoconfiança e o protagonismo feminino.
Impacto e depoimentos
Mesmo em um curto período de execução, já se observam resultados concretos. É possível visualizar um crescimento significativo na autoconfiança e autonomia das estudantes. “É uma experiência única. Eu aprendi um monte de coisas que não sabia. Tive uma aula de informática e, antes, eu não tinha nenhum contato com computador, nem nada. Agora já sei mexer muito bem”, relata Natyelle Quadros Amaral, estudante do 9º ano da EMEB Professor Osni Medeiros Régis e participante do projeto. Mais do que formar futuras profissionais, o projeto busca romper estereótipos de gênero e ampliar as perspectivas das estudantes, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Relevância Nacional
Para a professora Schayla, a aprovação no EDUCERE é um marco significativo: “Representa o reconhecimento e a oportunidade de visibilidade nacional a uma experiência de Lages, SC, que transforma realidades locais por meio da educação”. Ela ressalta ainda que, segundo dados recentes do CREA-DF (2023), apenas 20% dos engenheiros cadastrados no Brasil são mulheres. “Muito ainda precisa ser trabalhado, principalmente com meninas em situações de maior vulnerabilidade social e econômica”, reforça. O projeto de autoria da professora Daiana Petry Ruffato (UDESC) e conta com a colaboração da Uniplac, da UFSC, da Secretaria Municipal de Educação de Lages e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, além da participação de bolsistas de graduação e pós-graduação. Este programa é desenvolvido com financiamento de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPQ). Segundo a professora Schayla, “esse reconhecimento amplia a visibilidade de uma experiência local que pode inspirar outras iniciativas em todo o país. Mais informações com a coordenadora pedagógica do projeto: Profa. Dra. Schayla Pissetti – CAV/UDESC pelo telefone: (49) 3289-9245 e também pelo Instagram @agroengtech https://www.instagram.com/agroengtech/?hl=pt
Fonte UDESC – Centro de Ciências Agroveterinárias – Bloco 2 da Engenharia Ambiental e Sanitária Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro, Lages - SC 88520-000 Lages, SC. Texto: Jornalista Gleyce Krieser E-mail: ideiaroxton@gmail.com / Publicado dia 03/09/2025.