Debate e emoção marcam celebração do Dia do Psicólogo
Reflexão, troca de experiências e emoção deram o tom da celebração do Dia do Psicólogo na Uniplac. A programação reuniu professores e acadêmicos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) para discutir, a partir de um estudo de caso da série Adolescência, os desafios e diferentes perspectivas da profissão.
O encontro foi mediado pelas professoras Kenny Secchi, Joseane de Oliveira Luz, Vivian Fátima de Oliveira e Anne Caroline da Silva, em uma conversa que aproximou teoria e prática de forma leve e participativa, analisando o tema sob diferentes olhares: Psicologia Social, Jurídica, Educacional e do Esporte.
Mas, nem tudo estava no roteiro. Um gesto inesperado mudou o clima da noite: os acadêmicos da 10ª fase surpreenderam o corpo docente ao convidarem, de surpresa, algumas professoras para ocuparem papéis de destaque na formatura, como patronesse, nome de turma e professora homenageada. O momento foi marcado por emoção e aplausos calorosos, reforçando os laços construídos ao longo da jornada acadêmica.
Além do debate e das homenagens, o evento também celebrou a importância da data: o Dia do Psicólogo, que existe desde 2016, quando foi sancionada a Lei nº 4.119, que regulamentou a profissão em 1962. Desde então, a data destaca o papel essencial da psicologia no cuidado com a saúde mental e no desenvolvimento humano.
Para a coordenadora do curso, Leilane Vieira de Souza, a comemoração é um motivo de orgulho: “Comemoramos o Dia do Psicólogo com muito orgulho e alegria. É uma data especial que reconhece a importância de uma profissão dedicada ao cuidado”.
A Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Profa. Dra. Lilia Aparecida Kanan, também deixou uma mensagem emocionante: “A psicologia é minha vida, é minha história e faz parte do que eu sou”, afirmou, emocionada. Em entrevista, ela reforçou o compromisso da Uniplac com a pesquisa e a inovação: “Não queremos que nossos alunos sejam repetidores, mas protagonistas das mudanças da sociedade e da psicologia”.
E se alguém ainda duvida da força dessa área, a fala da acadêmica e presidente do Centro Acadêmico, Jamile Nicole Santos Leite, responde: “Trazer essa data para dentro da universidade de forma científica é gratificante. Mostra que a psicologia é essencial e precisa ser valorizada”.
No fim, ficou a certeza: a psicologia é ciência, mas também é acolhimento, transformação e conexão entre pessoas.
Fotos: Camila Becker / Texto: Lara de Souza / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 28/08/2025.