O segundo Seminário Regional de Direitos Humanos e Desenvolvimento Socioterritorial da Serra Catarinense contou com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 21 de agosto, na Uniplac. Entre as autoridades presentes, estava a secretária nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Élida de Oliveira Lauris dos Santos.
As atividades iniciaram durante a tarde, com a participação de coletivos regionais, e seguiram à noite com a palestra da secretária nacional e participação do público com discussões relevantes. O encontro teve como objetivo estimular o debate sobre direitos humanos na Serra Catarinense, além de contextualizar sua relevância em nível regional e nacional.
Esta foi a primeira vez da secretária Élida em Lages na Região Serrana, que diz ser um evento muito relevante para a região: “A importância do papel dos movimentos locais, dos coletivos que estão organizados e também a importância de se pensar nos direitos humanos como políticas públicas voltadas para populações que precisam e são mais vulneráveis.”
Para a egressa Carla Antunes, participar de um seminário com palestrante nacional é importante e destaca o porquê: “Para que a gente consiga desenvolver a educação continuada, compreender muitas demandas dos nossos usuários no que se refere a Assistência Social de Lages e na nossa região.”
Fotos do evento https://photos.app.goo.gl/uzLRXCB7mMescfR96
Texto: Letícia Meurer / Fotos: Jary Carneiro Junior / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Pubicado dia 22/08/2025.