A Uniplac recebe até o dia 30 de agosto, uma exposição com diversos itens utilizados em consultórios odontológicos em diferentes décadas, mostrando o avanço dos equipamentos, da tecnologia e como, em anos passados, o sistema de tratamento era limitado e até mesmo precário. As peças em exposição fazem parte do acervo do Museu da Odontologia de Santa Catarina (MOSC) e integram uma mostra itinerante que percorre universidades do estado. Cada item conta ainda com um QR Code, que permite ao visitante acessar a história da peça.
Os visitantes têm a possibilidade de conhecer peças datadas de 1871, como uma broca manual para restaurações. O instrumento se assemelha a uma máquina de costura, com pedal, correia e, na ponta, uma broca que, ao ser acionada, girava em baixa rotação e permitia o tratamento odontológico — para a época, uma verdadeira evolução. Também estão expostos instrumentos para realização de raio-X, materiais para confecção de dentes em ouro e prata e uma cadeira odontológica totalmente restaurada, que por décadas foi a principal ferramenta de trabalho dos dentistas em seus consultórios.
Para o cirurgião-dentista e professor do curso de Odontologia da Uniplac, Dagoberto Sabatine Fernandes, a mostra tem caráter educacional, mas desperta também grande curiosidade em pessoas de fora da área. “Toda a exposição tem o propósito de levar ao público em geral a belíssima e árdua história da Odontologia em Santa Catarina. São peças que contam fatos, marcam gerações e proporcionam olhares de reflexão para o futuro”, destaca o docente.
A exposição é uma verdadeira viagem no tempo, oferecendo acesso a tecnologias que marcaram época e revelando itens que fizeram parte de muitos consultórios odontológicos no Brasil. Além de despertar o olhar acadêmico, a mostra também tem caráter cultural, convidando os visitantes a refletirem sobre a transformação dos cuidados com a saúde bucal. Ela segue aberta ao público nos próximos dias e pode ser visitada no térreo da instituição, entre os prédios 1 e 2. Todo o acervo do MOSC pode ser acessado de forma on-line no endereço: mosc.org.br/museuvirtual.
Saiba mais: A primeira turma de graduação em Odontologia de Santa Catarina foi formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 7 de dezembro de 1961, segundo a Academia Catarinense de Odontologia. O curso foi criado no Instituto Polytechnico de Florianópolis em 1917, conforme o Museu da Odontologia de Santa Catarina.
Em Lages, o curso de Odontologia da Uniplac forma profissionais comprometidos com a promoção da saúde e com atuação de qualidade, contando com uma das melhores infraestruturas do estado e um corpo docente altamente qualificado. A primeira turma iniciou os estudos em 2009, o curso completou recentemente 25 anos de existência na cidade. A instituição também se destaca pela Clínica Odontológica, onde os alunos realizam atendimentos práticos em diversas áreas.
Confira fotos da abertura da exposição https://photos.app.goo.gl/z2f83G9SPd76QEKM8
Texto: Rodrigo Silvério / Fotos: Jary Carneiro Junior / Central de Notícia Uniplac (CNU) / Publicado dia 21/08/2025.