Neste mês, diversas ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher estão sendo desenvolvidas em virtude da Campanha Agosto Lilás. A Secretaria de Políticas para Mulher e para o Idoso do município de Lages, com o apoio da Uniplac e de diversos órgãos e instituições, realizou nesta segunda-feira (18) o seminário “Agosto Lilás: unindo forças pelo fim da violência contra a mulher”.
O evento, que aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), teve a presença de autoridades, incluindo a Vereadora e Secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte; o Reitor da Uniplac e presidente da Acafe, Kaio Henrique Coelho do Amarante; a Delegada Regional da Polícia Civil, Luciana Rodermel; representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mareli Eliane Graupe, e representando a Câmara de Vereadores, Elaine Moraes.
“Estamos no Agosto Lilás, que é um mês onde a gente intensifica todo o trabalho da conscientização e a luta ao enfrentamento contra a violência da mulher. Nacionalmente, é um momento mais específico, onde todas as forças das instituições se concentram pra conscientizar, orientar, aplicar e mostrar as políticas públicas em favor das mulheres vítimas de violência. Então, são vários e vários projetos que nós estamos realizando na Secretaria, todos em benefício da mulher, no acolhimento, na orientação, mostrando a elas que se não têm uma rede de apoio em casa, a institucional está acontecendo” -declarou a secretária Suzana Duarte.
O público, formado por membros de toda a comunidade, participou de uma programação que contou com três palestras: “Políticas públicas e enfrentamento à violência de gênero” ministrada pela Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte; “A violência doméstica e suas nuances”, ministrada pela Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs) de SC, Patrícia Zimmermann D’Avila e “Lei Maria da Penha e seus mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, ministrada pela Chefe da Secretaria de Programas Institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Naíma Huk Amarante.
Esteve presente também a Prefeita do município de Lages, Carmen Zanotto: “Com certeza é um mês em que a gente concentra as atividades num maior volume, mas nós precisamos tratar do tema todos os dias e essa prática tem que ser dentro das nossas casas, com nossos familiares e na sociedade como um todo porque não tem mais lógica alguma, uma mulher ir a óbito apenas pelo fato de ser mulher (...) e todo tipo de violência precisa ser combatido, desde a psicológica até a física”.
A programação completa, com todas as atividades que estão sendo desenvolvidas durante o mês de agosto, pode ser acessada através dos canais oficiais da Prefeitura de Lages (https://www.lages.sc.gov.br/).
Texto: Adi Leonardo / Fotos: Eliel Guedes / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 19/08/2025.