O 14º Congresso de Interação das Licenciaturas (COI) da Uniplac reuniu estudantes e professores de diversos cursos para compartilhar práticas pedagógicas e refletir sobre a interdisciplinaridade, como eixo central da Educação Básica. A programação gratuita e aberta ao público contou com palestras, oficinas práticas e relatos de experiências pedagógicas, com participação também de professores da rede pública.
Na oficina realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CORE), a professora Neusa Maria Sens de Barros, do curso de Matemática, apresentou o uso do software GeoGebra como ferramenta essencial para o ensino, desde o fundamental até o superior. “Por ser gratuito e acessível, o GeoGebra permite explorar conceitos de geometria, álgebra e outras áreas de forma visual e interativa”, destacou. A atividade, ministrada pelo professor Aílton Durigan, teve grande adesão dos estudantes, atraídos pela possibilidade de aplicação do programa também em física, geografia, história e química, tornando o ensino mais significativo e aproximando diferentes áreas do conhecimento.
Na Educação Física, a professora Andreia Munalli Pereira mostrou como a interdisciplinaridade surge de forma natural na área. “Trabalhamos com jogos que envolvem conteúdos de biologia, matemática, ciências e alfabetização”, relatou. Durante a oficina, os estudantes adaptaram jogos tradicionais, como o Ludo, para abordar temas como qualidade de vida e regras esportivas, sempre valorizando o aprendizado por meio da ludicidade.
O curso de Letras levou ao evento a proposta “Heróis na Educação”, coordenada pelas professoras Fabiane Tripoli Venção, Bruna Bunn e Ana Cristina Gobetti. A prática incentivou a criação de jogos educativos aplicáveis a qualquer disciplina, com desafios e recompensas em grupo. Segundo as docentes, muitas vezes a formação de professores aborda a necessidade de inovar, mas não apresenta caminhos concretos; por isso, a atividade possibilitou aos futuros docentes vivenciar na prática como integrar tecnologia e metodologias ativas, aproximando-se da realidade dos alunos.
Na Pedagogia, a professora Marli Coscodai, especialista em alfabetização e numeralização e com 12 anos de atuação na universidade, reuniu mais de 100 estudantes de todos os semestres em uma oficina baseada na releitura de um texto literário. A proposta buscou estimular criatividade, trabalho em equipe e articulação entre conteúdos, aproximando os alunos de práticas reais que valorizam o protagonismo e a integração dos saberes. Os grupos produziram imagens e reconstruíram a narrativa, explorando o potencial da interdisciplinaridade para a formação docente.
O 14º COI reafirmou a importância da interdisciplinaridade não apenas como tema, mas como prática presente na formação de futuros professores, integrando tecnologia, ludicidade, literatura e sensibilidade em um ambiente de troca e construção coletiva.
Homenagem
Entre palestras, oficinas e discussões sobre práticas educacionais, um momento de homenagem marcou o 14º Congresso de Interação das Licenciaturas (COI) da Uniplac. Durante as atividades, a turma de Pedagogia preparou uma lembrança para a professora e coordenadora Mariléia Aparecida, que vive um período delicado em sua vida pessoal. Flores e um quadro simbólico, reunindo imagens significativas da docente com seu pai, foram entregues como demonstração de apoio.
Do curso de Pedagogia a estudante Maria Clara, conta que a professora sempre compartilhava com carinho lembranças dessa relação e diz: “Essa foi uma forma de demonstrar nosso carinho e gratidão por tudo que ela representa para nós”, sensibilizando a comunidade acadêmica presente.
Fotos https://photos.app.goo.gl/9TWDAoeuWkwiDWf27
Texto: João Lucca, Lenilson Maia / Fotos: Augusto Furtado e Tiago Blum / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 18/08/2025.