O objetivo da iniciativa é entregar as escrituras definitivas para cerca de duas mil famílias que residem em áreas irregulares no município, dentro dos próximos dois anos.
O lançamento oficial do programa aconteceu no gabinete da prefeita Carmen Zanotto e contou com a presença do pró-reitor da Uniplac, Alexandre Tripoli Venção, e do diretor executivo da Fundação Uniplac, Carlos Eduardo de Liz. Também participaram representantes da prefeitura, deputados estaduais, vereadores e a imprensa local.
Na parceria, a Uniplac será responsável por toda a parte técnica do programa. Entre as atividades previstas estão a realização de levantamentos topográficos, elaboração de croquis, memoriais descritivos, mapas e o acompanhamento técnico das áreas a serem regularizadas.
“Este será um papel muito importante para nossa universidade, que poderá contribuir diretamente para a realização de algo tão significativo para as comunidades locais”, destaca o pró-reitor Alexandre Tripoli Venção.
O programa atenderá inicialmente os bairros Santa Rita, Loteamento Letti (no bairro Centenário) e Loteamento Periá (bairro Santa Catarina), onde foram identificados cerca de 400 terrenos passíveis de regularização.
Segundo Thiago Bettú, executivo da Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária, o município possui mais de cinco mil áreas mapeadas para regularização. “Nos últimos sete anos, já entregamos cerca de 2.500 escrituras. Com a parceria da Uniplac, queremos alcançar esse número em apenas dois anos, acelerando os processos técnicos que anteriormente apresentavam dificuldades para o município”, explica.
Texto Letìcia Corrêa Portella / Foto Nilton Wolff / Publicado dia 11/08/2025.