Evento marcou início do semestre com palestra da Receita Federal e recepção aos calouros A Uniplac realizou, na noite desta terça-feira (29/07), a aula inaugural do semestre do curso de Ciências Contábeis. O evento aconteceu às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e contou com a presença de acadêmicos, professores e profissionais internos. A atividade marcou a recepção dos calouros e incluiu uma palestra sobre cidadania fiscal, tema central da noite.
A convidada foi Cristine Reinbrecht, analista tributária da Receita Federal desde 1998 e atual representante regional da instituição para temas de cidadania fiscal nos estados de Santa Catarina e Paraná. Ela abordou o papel dos tributos, os direitos e deveres dos cidadãos e o funcionamento de programas de conscientização desenvolvidos pela Receita. “Uma coisa que eu prefiro destacar é que, às vezes, temos muita consciência dos nossos direitos, mas pouca dos deveres”, afirmou. “Essa é uma grande parte da cidadania: entender que os cidadãos devem cumprir seus deveres, mas também devem exigir os seus direitos.”
Durante a fala, Cristine explicou a missão do programa Cidadania Fiscal, que busca informar a sociedade brasileira a respeito da importância dos tributos e ajudar a formar cidadãos que cumpram seus deveres e saibam exigir seus direitos. Foram mencionados também temas como a destinação social da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) em níveis municipal, estadual e nacional, além do projeto Receita Cidadã, voltado à distribuição sustentável de mercadorias apreendidas.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Justine Arruda, destacou que mais de 95% dos estudantes já atuam na área desde o primeiro semestre. “Não é necessário terminar o curso para começar a trabalhar. Já no primeiro semestre, o aluno tem contato com o mercado”, afirmou. Ela também ressaltou a atuação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), mantido em parceria com a Receita Federal. “Os acadêmicos realizam atendimento ao público, principalmente às pessoas hipossuficientes — aquelas que não têm condições de ter acesso direto à Receita Federal devido a falta de recursos financeiros”, concluiu,
Além da palestra, a aula inaugural teve como objetivo integrar os alunos e apresentar a estrutura do curso. “Contribui para a integração entre as turmas e, principalmente, para que possamos acolher esses novos alunos que estão entrando no curso”, disse Justine. Segundo ela, a maioria dos professores também atua no mercado de trabalho e compartilha essa experiência em sala de aula. O professor Marcelo Farias, responsável pelo NAF na Uniplac, afirmou que a atuação prática dos estudantes está apenas no início e que há grande potencial de crescimento. “Quando olhamos para aqueles atendimentos lá em São Paulo — cem mil atendimentos — ficamos imaginando o rol de possibilidades que existem e a amplitude dessa atuação”, disse.
Em sua participação Cristine deixou uma mensagem aos futuros contadores. “Espero que entendam a importância de trabalhar com pessoas, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Espero que tenham entusiasmo e percebam a relevância, para a profissão de contador, de desenvolver o seu lado mais humano.”
O evento foi encerrado com uma confraternização entre os acadêmicos e professores, marcando oficialmente o início do semestre letivo para os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Uniplac.
Texto: Artur Miranda de Oliveira / Fotos: Augusto Prada Furtado / Central de Notícias Uniplac (CNU) / 29/07/2025.