No dia 27 de junho de 2025, foi celebrado oficialmente o início das atividades do Projeto Conciliadores Aprendizes, uma iniciativa inovadora fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Fundação mantenedora da UNIPLAC, por meio do Convênio nº 54/2024. O projeto permitirá a realização de audiências em processos judiciais de competência dos Juizados Especiais Cíveis de diversas comarcas do Estado, com a participação ativa de acadêmicos do curso de Direito da universidade.
Pioneiro em Santa Catarina, o Projeto Conciliadores Aprendizes oferece aos estudantes de Direito a oportunidade de atuarem como conciliadores em audiências reais, após formação específica promovida pela Academia Judicial. A proposta fortalece o diálogo entre universidade e Poder Judiciário, promovendo experiências práticas que qualificam ainda mais a formação jurídica dos alunos.
O professor Alexandre Tripoli Venção destacou a relevância acadêmica e social do projeto. “Este é um marco para a UNIPLAC. Estamos colocando nossos estudantes em contato direto com a prática da justiça, o que amplia o compromisso da universidade com a formação cidadã e com a contribuição efetiva à sociedade catarinense”, afirmou o Pró-Reitor.
Coordenadora do projeto, a professora Aline Longo reforçou o propósito transformador da iniciativa. “O Projeto Conciliadores Aprendizes une alunos, professores e o Poder Judiciário em torno de um só propósito: formar profissionais que saibam ouvir, conciliar e transformar. É, sem dúvida, uma contribuição direta da universidade para o sistema de justiça e para a sociedade”, destacou.
Com a implementação do projeto, a UNIPLAC reafirma seu papel como instituição formadora de agentes de transformação e defensora da cultura da paz, ao mesmo tempo em que aproxima seus estudantes de uma vivência prática essencial ao exercício ético e qualificado do Direito.
A solenidade de lançamento reuniu autoridades e representantes institucionais na sede da UNIPLAC, em Lages. Estiveram presentes o Pró-Reitor de Ensino, professor Alexandre Tripoli Venção; o Diretor Executivo da Fundação UNIPLAC, Carlos Eduardo de Liz; o Desembargador Silvio Dagoberto Orsatto, Coordenador da COGEPEMEC (Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos); a Diretora do Foro da Comarca de Lages, juíza Gisele Ribeiro; e a presidente da OAB em exercício, dra. Josiane Hofmann Eger.
Publicado dia 30/06/2025